A 13ª Conferência Municipal de Saúde de Petrolina, convocada por meio do Decreto Municipal nº 077 de 18 de Junho de 2025, tem como objetivos:
I – Avaliar a situação de saúde do município, as políticas públicas e os desafios locais, regionais e nacionais do Sistema Único de Saúde - SUS;
II – Elaborar propostas e diretrizes que subsidiem a construção do Plano Municipal de Saúde 2026–2029;
III – Fortalecer a participação social e o controle social no SUS;
IV – Promover o debate amplo, democrático e participativo, envolvendo os diversos segmentos da sociedade;
V – Reafirmar e fortalecer os princípios do SUS: universalidade, integralidade, equidade, participação social e gestão democrática.
A Conferência terá como tema central: “HUMANIZAÇÃO DAS PRÁTICAS EM SAÚDE: Cuidar das pessoas, defender a vida e fortalecer o SUS” e será dividida em 4 eixos temáticos sendo:
- Acolhimento e o Cuidado Humanizado na Atenção Primária: A Porta de Entrada do SUS.
- Integração e Humanização da Rede de Atenção Especializada: Fluxos, referências e contrarreferências que cuidam.
- Vigilância em Saúde e a Promoção da Qualidade de Vida: Prevenindo agravos e fomentando o cuidado ativo.
- Participação Social e Protagonismo do Cidadão: A voz da população na construção de um SUS mais humanizado, democrático e resolutivo.