XII Semana de História: Por um Brasil democrático – Ensino de História, Trabalho e Gênero

XII Semana de História: Por um Brasil democrático – Ensino de História, Trabalho e Gênero

online Universidade Federal Rural de Pernambuco - Recife - Pernambuco - Brasil
presencial Com transmissão online

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finalizado

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XII Semana de História: Por um Brasil democrático

Ensino de História, Trabalho e Gênero

O Diretório Acadêmico do Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), tem a honra de convidar docentes, estudantes e a comunidade em geral para participar da XII Semana de História: Por um Brasil democrático – Ensino de História, Trabalho e Gênero que ocorrerá entre os dias 6 a 10 de fevereiro de 2023 (nova data), em formato híbrido, com atividades na Universidade Federal Rural de Pernambuco – Campus Dois Irmãos, na cidade do Recife / PE. O evento tem o apoio do Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura, do Departamento e da Coordenação do Curso de História da UFRPE, e do curso de Ciências Sociais da UPE.


O evento Por um Brasil Democrático propõe refletir e debater os desafios contemporâneos para a área de Ensino de História, duramente atingida pelo turbotecnomachonazifascismo que ganhou fôlego no Brasil e no Ocidente nos últimos anos, como também o desemprego em massa, a precarização do trabalho e como essas dimensões alcançam as relações de gênero - numa perspectiva interseccional. Estamos hoje com uma taxa de desemprego que ultrapassa 10 milhões de pessoas, enquanto cerca de 40 milhões vivem em empregos informais, sem perspectivas de inserção no mercado de trabalho, não havendo políticas para inclusão de jovens egressos dos Institutos Federais e das Universidades Públicas. Esse quadro é fruto de uma péssima gestão, a qual visa exclusivamente manter o colonialismo da Casa Grande, ao mesmo tempo que aprofunda todos os tipos de desigualdades e promove o desinvestimento em ciência e tecnologia, apostando no obscurantismo neofascista para sobreviver politicamente.

Por isso, convocamos todas, todos e todes, comprometides a discutir, numa perspectiva decolonial, ações e alternativas para um país que deseja e sonha com trabalho, comida, lazer e dignidade.

O evento contará com a oferta de oficinas, minicursos, simpósios temáticos, mesas redondas e conferências.  As atividades dos simpósios temáticos serão exclusivamente remotas, mantendo a qualidade dos debates promovidos pelo DA em História, em plataformas on-line. As conferências, mesas redondas e demais atividades acadêmicas e culturais serão realizadas presencialmente no Campus de Dois Irmãos da UFRPE.

Nosso público alvo são as professoras, professores, alunas e alunos de pós-graduação, da graduação e demais pessoas interessadas. Há oportunidade formativa para estudantes de graduação, que ainda poderão apresentar suas pesquisas de Iniciação Científica e/ou Iniciação à Docência nos Simpósios Temáticos. As conferências e mesas redondas serão compostas por pesquisadoras e pesquisadores que apresentarão debates e reflexões sobre os desafios do Brasil democrático no âmbito das Relações de Gênero, Ensino de História e Trabalho.

Contamos com a participação de todas, todos e todes!

Programação do Evento

Tem algum dúvida? Entre com contato.

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Inscrições

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

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SIMPÓSIOS TEMÁTICOS

Os Simpósios Temáticos estarão sob responsabilidade dos/as seus/suas respectivos/as coordenadores/as realizados EXCLUSIVAMENTE através da plataforma Google Meet. Durante o evento, uma equipe técnica de monitores estará disponível para oferecer suporte aos participantes que encontrarem problemas relacionados ao acesso e funcionamento das plataformas oficiais do evento.  O acesso às salas virtuais dos Simpósios Temáticos só será disponibilizado para inscritos e inscritas no evento. 

ST 01 - Aprendizagem escolar, História Pública e novas linguagens digitais: abordagens e perspectivas no Ensino de História.

ST 02 - Gênero e feminismos - entre normatização e transgressão.

ST 03 - Memórias, Patrimônios e Territórios.

ST 04 - Operação historiográfica e literatura: possíveis diálogos e reflexões teórico-metodológicas.

ST 05 - Rastros e ruídos da “gente miúda”: Vidas subalternas nos recantos do Brasil nos séculos  XVIII e XIX.

ST 06 - Ensino de história e história dos excluídos: sujeitos, conceitos e práticas.

ST 07 - História da saúde e das doenças: saberes, práticas, instituições e sujeitos.

ST 08 - Epistemologias negras: caminhos para escolher viver a despeito do racismo(Cancelado)

ST 09 - Entre a fé e o poder: política, cultura e religião nos espaços da História(Cancelado)

ST 10 - Gênero, História e Literatura.

ST 11 - História oral e sujeitos subalternizados: narrativas, gênero e cosmopercepções.

ST 12 - Interculturalidade e decolonialidade no Ensino de História.

SIMPÓSIO TEMÁTICO | Resultado dos Resumos Aceitos

(ATUALIZADA em 01/02 às 22h58)

ST 1 - Aprendizagem escolar, História Pública e novas linguagens digitais: abordagens e perspectivas no Ensino de História

Coordenação: Prof. Dr. Augusto Cesar Acioly Paz Silva| Mestranda Alvanir Ivaneide Alves da Silva                 
Apresentações no dia - 09/02/2023 (14 às 18h)

Autor/a

Co-autor/a (se houver)

Título da comunicação

Pedro Botelho Rocha

Professores Youtubers de História: práticas e perspectivas para o Ensino de História midiático e audiovisual

Paula Roberta Libanori Haenisch

O Axé está on: reflexões sobre os usos e desusos do YouTube como ferramenta de ensino sobre os fundamentos de Umbanda

Cleberson Vieira de Araújo

A Guerra do Paraguai em Quadrinhos: Uma Abordagem para o Ensino de História

Núbia Challine de Oliveira Coelho

Idade Média à direita: o uso de memes sobre cavaleiros medievais pela extrema direita brasileira e o ensino de História

Alvanir Ivaneide Alves Da Silva

Museus Virtuais e o Ensino de História nos Espaços Públicos

ST 2 - Gênero e feminismos - entre normatização e transgressão

Coordenação: Karuna de Paula | Carlos Bittencourt
Apresentações no dia - 08/02/2023 (14 às 18h)

Autor/a

Co-autor/a (se houver)

Título da comunicação

Bruno Corrales Pereira

DOSES DE “MARECHALITE”: A REPRESENTAÇÃO FEMININA EM CHARGES FAVORÁVEIS À CANDIDATURA DE HERMES DA FONSECA (1909-1910)

Letícia Santos Ferreira

Símbolos do sangue: percepções da menarca segundo adolescentes e sua relação com a desigualdade de gênero

Olívia Tereza Pinheiro de Siqueira

A PROSTITUTA DESPUDORADA: a narrativa da Exposição Chantecler pelo periódico Diário de Pernambuco (1973)

Laryssa Victória dos Santos Valente

Em nome do pai, do filho e do espírito santo: Gênero e Ordenações Manuelinas no contexto ibero-português do século XVI.

Maria Clara Bandeira Ortiz de Carvalho

Mulheres na luta: a representação das militantes femininas no jornal O Globo (1968-1971)

Layane de Oliveira Carvalho

CRIPTOJUDAÍSMO FEMININO: POSSIBILIDADES DE (RE)EXISTÊNCIA NA AMÉRICA PORTUGUESA (SÉC. XVI)

André da Silva Muniz

A diversidade sexual e de gênero entre os povos indígenas

Laís Paiva da Ressureição

AS REPRESENTAÇÕES DO FEMININO NO PODER NO OITOCENTOS ATRAVÉS DA FIGURA DA PRINCESA ISABEL, 1860-1887.

  

ST 3 - Memória, Patrimônio e Território

Coordenação: Thuca kércia Morais | Jaime de Lima Guimarães Junior
Apresentações no dia - 08/02/2023 (14 às 18h)

Autor/a

Co-autor/a (se houver)

Título da comunicação

Wirlanny Evelyn Oliveira Barros

Ana Lucia do Nascimento Oliveira
Suely Cristina Albuquerque de Luna

PARA ERGUER UMA MALOCA: UM MODELO DE OCUPAÇÃO REGIONAL TUPIGUARANI ENTRE A MATA ATLÂNTICA E LITORAL DE PERNAMBUCO

Dayane Gomes de Moura

NEM SÓ DE APARÊNCIAS SE VIVIA NO RECIFE OITOCENTISTA: os objetos cerâmicos e o cotidiano.

Isaac Dias Martins do Carmo

AS RELAÇÕES DE SOLIDARIEDADE E RECIPROCIDADE NA CONSTRUÇÃO DA ETNICIDADE DO QUILOMBO DA LAGOA DO JOÃO EM POÇÕES - BA

Marina Silva Cota

Peter Lund e sua pesquisa em cavernas calcárias

Wirlanny Evelyn Oliveira Barros

Ana Lucia do Nascimento Oliveira
Suely Cristina Albuquerque de Luna

VASOS, CUIAS, PANELAS E POTES: UM OLHAR SOBRE A CER MICA TUPIGUARANI DA MATA SUL DE PERNAMBUCO

Tamara Silva Chagas

Delírio e criatividade na obra pictórica de Séraphine Louis

Apresentações no dia - 09/02/2023 (14 às 18h)

Autor/a

Co-autor/a (se houver)

Título da comunicação

Rômulo Medeiros Pereira

Marco Antônio Gomes dos Santos

Espaços afetivos, corpos (de)marcados e memórias dissidentes: heterotopias acerta do patrimônio no Beco da Fome-PE – Recife e na Praça Clementino Procópio em Campina Grande-PB

Gabriel Motta Costa

Gente que vira estátua: o projeto cívico pedagógico brasileiro pós-Segunda Guerra Mundial - o caso do Monumento ao Expedicionário em Campos dos Goytacazes e do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial no Rio de Janeiro (1946-1960)

Maycon Emílio Vicente Alves

A CIDADE E AS PESSOAS QUE NELA VIVEM, RELAÇÃO ENTRE MEMÓRIA, ESPAÇO E IDENTIDADE, EM RIBEIRÃO DAS NEVES – MG

José Ferreira Júnior

SERRA TALHADA CAPITAL DO XAXADO: MEMÓRIA E PATRIMÔNIO NA DEFINIÇÃO DE UMA IDENTIDADE 

Jaqueline Gonçalves Araújo

O impacto do processo de Reafricanização na escolha do que preservar e eleger como Patrimônio Cultural dos povos de terreiro

Thiago Silva de Sousa

"Integralismo é obra de Deus": a formação e composição do Integralismo na cidade de Parnaíba - Piuaí

Paulo Afonso Tavares

O MOVIMENTO DA BOA IMPRENSA EM GOIÁS: O JORNAL SANTUÁRIO DA TRINDADE (1922-1931) E O COMBATE AOS INIMIGOS DA RELIGIÃO


ST 4 - Operação historiográfica e literatura: possíveis diálogos e reflexões teórico-metodológicas.

Coordenação: Isabela Padilha Papke | Raissa Gouveia de Melo Efrem
Apresentações no dia - 08/02/2023 (14 às 18h)

Autor/a

Co-autor/a (se houver)

Título da comunicação

Alessa Nara Fortunato Pena

SOB O OLHO DELE: uma distopia ou uma forma eufemística de descrever a realidade?

Cristian Bianchini de Athayde

Notas sobre uma escrita da história revoltada: eixo metafórico, absurdo e revolta no romance "La Peste" (1947) de Albert Camus.

Ítalo Pereira de Sousa

O USO DE OBRAS LITERÁRIAS MEMORIALÍSTICAS COMO FONTE PARA A ESCRITA DA HISTÓRIA CULTURAL

Bruna Lacerda de Souza

A RELAÇÃO DE DIACUÍ-AYRES SOB A ÓTICA DE AYRES C MARA CUNHA: UMA BREVE ANÁLISE DO ENCONTRO.

Luan de Sousa Batista

Registro literário e mediação cultural: Manuel Diégues Junior e os motivos folclóricos na literatura

 

ST 5 - Rastros e ruídos da “gente miúda”: Vidas subalternas nos recantos do Brasil nos séculos XVIII e XIX

Coordenação: Lis de Araújo Meira | Sebastião Genicarlos dos Santos
Apresentações no dia - 08/02/2023 (14 às 18h)

Autor/a

Co-autor/a (se houver)

Título da comunicação

Manoel Pereira da Silva Neto

“É COSTUME NESTA CIDADE DE TODOS CAIXEIROS”: TRABALHO, COTIDIANO E CONDIÇÃO DOS CAIXEIROS NO PERNAMBUCO OITOCENTISTA

Pedro Júnior Coelho da Silva Nunes

Um comerciante no alvorecer da modernidade no oeste mineiro: análise de trajetória de Antônio Elói Cassimiro de Araújo, o barão de Ponte Alta (1816-1903)

Guilherme Gonçalves Oliveira

A Associação dos Guarda-Livros (RJ) como forma de compreender a hierarquização da classe caixeiral oitocentista

Hiago Murilo Freire Costa

VISÕES CIGANAS EM DISPUTA: AS PÁGINAS DO A PROVÍNCIA E DO DIÁRIO DE PERNAMBUCO EM 1877 COMO FONTES DE PESQUISA

Marcos Fellipe Nascimento dos Santos

O BARÃO DE MURIBECA: UM POLÍTICO DO SÉCULO XIX

Apresentações no dia - 09/02/2023 (14 às 18h)

Autor/a

Co-autor/a (se houver)

Título da comunicação

Bruna Karina Ferreira de Lima Melo

AS PERTURBAÇÕES DO ESPÍRITO: A RACIALIZAÇÃO DA “SANTA DE JUAZEIRO”

Hortencia Lima Silva 

“ESSA GENTE RÚSTICA, INFIEL E NATURALMENTE ATREVIDA”: o crime de solicitação e descréditos das testemunhas na freguesia de São Francisco das Chagas do Rio Grande do Sul (século XVIII)

Marília Lima de Araújo

VIOLÊNCIA E JUSTIÇA NA VILA DE ÁGUA BRANCA, DÉCADA DE 1880.

Edson José de Meneses Alves

EMBATES CONTRA O IMPÉRIO: BORGES DA FONSECA E A DISCUSSÃO SOBRE REPÚBLICA NOS IMPRESSOS (1843-1855)

Luana Beatriz Ferreira Lopes do Nascimento

O teatro abolicionista em Recife: projetos, profissionais e repercussão (1884-1888)


ST 6 - Ensino de história e história dos excluídos: sujeitos, conceitos e práticas

Coordenação: Marcone Carlos dos Santos Nascimento | Ana Maria Lúcia do Nascimento

Apresentações no dia - 08/02/2023 (14 às 18h)

Autor/a

Co-autor/a (se houver)

Título da comunicação

Lindalva Augusto Santiago

A importância do ensino de história e história dos excluídos na formação de um Brasil democrático

Márcia Santos Severino

Pedagogia do oprimido, consciência histórica, consciência negra. Confluência na filosofia da práxis de Paulo Freire, Jörn Rüsen e Steve Biko.

Antonia Jamilly Costa Ferreira

David Emanuel Pereira de Souza

Grupo de estudos sobre educação brasileira: o pensar certo na construção crítica de um saber-fazer-docente

Bianca dos Santos Gomes

Fernando Gabriel Costa Volpin

A desigualdade social brasileira em tela: Teremos infância (1971) e o audiovisual no ensino de história

Stephane de Souza Martins

O lugar da história das mulheres nos itens das ciências humanas e suas tecnologias no enem (2016-2018)

Apresentações no dia - 09/02/2023 (14 às 18h)

Autor/a

Co-autor/a (se houver)

Título da comunicação

Douglas Felipe Gonçalves de Almeida

Fake History sobre o meio ambiente: a didática combativa por meio do estudo de caso

Giovana Eloá Mantovani Mulza

REPRESENTAÇÕES DOS POVOS INDÍGENAS NA COLÔMBIA DO OITOCENTOS: UMA ANÁLISE DE “CONQUISTA Y COLONIZACIÓN DE AMÉRICA POR LOS ESPAÑOLES” (1885), DE MIGUEL ANTONIO CARO

Heitor Sena Trindade

Batalhas de rima: resistência e resiliência

Kleire Anny Pires de Souza

Brasil Bolsonaro: o uso de charges contra o esquecimento

Joel Marcos Brasil de Sousa

Francisco de Assis de Sousa Nascimento

A sociabilidade social do jornal O Dominical durante os primeiros anos da ditadura militar (1964-1969)

Tiago Macedo Bezerra Maia

Contextualizando o sionismo cristão católico no cenário neoconservador brasileiro: "sinal" de uma nova cultura política em ascensão no Brasil contemporâneo (2016 - 2022)


ST 7 - História da saúde e das doenças: saberes, práticas, instituições e sujeitos

Coordenação: Ana Karine Martins Garcia  | Jonas Clevison Pereira de Melo Júnior

Apresentações no dia - 08/02/2023 (14 às 18h)

Autor/a

Co-autor/a (se houver)

Título da comunicação

Beatriz Jesus Rocha dos Santos

Os “índios camacans” pelo olhar do médico João Baptista de Sá Oliveira (Bahia, século XIX)

Jonas Clevison Pereira de Melo Júnior

“Olhai para as ruas desta cidade”: os discursos médicos na produção do Recife enquanto um espaço urbano insalubre (1831- 1845)

Ejhon Lucas Dias Costa

O COTIDIANO DO LEPROSÁRIO PARACARY: CIRCULAÇÃO DE PLANTAS E SABERES NA AMAZÔNIA OITOCENTISTA

Leicy Francisca da silva

Trajetórias de Médicos em Goiás no século XIX

Lydio Alfredo Rossiter Neto

"A publicação dele tem por fim (...) expor-me à execração geral": episódios de conflitos e a administração eclesiástica da freguesia da cidade de Alagoas em meio à epidemia de cólera (1856).

Apresentações no dia - 09/02/2023 (14 às 18h)

Autor/a

Co-autor/a (se houver)

Título da comunicação

Julia Rafaela Silva da Silva

O flagelado é o flagelo? Migração cearense e epidemias de varíola em Belém (1877-1915)

Sergio De Simone

O Desinfectorio Central de São Paulo: saneamento urbano na República Velha (1890-1925)

Janielly Cordeiro de Castro

A LEPRA NOS PERIÓDICOS AMAZONENSES (1927-1930): UM QUADRO DO INFERNO DE DANTE

Clarisse Beatriz Nascimento Ventura 

Edinaldo Verissimo da Silva Junior

O “HOLOCAUSTO” BRASILEIRO: Ensaio sobre o controle dos corpos e o processo de desumanização no Hospital Colônia Barbacena, Minas Gerais, entre 1903 e 1980

Luisa Borgmann de Oliveira

Perspectivas acerca da construção de memórias sobre Covid-19 a partir da voz dos estudantes da PUCRS


ST 08 - Epistemologias negras caminhos para escolher viver a despeito do racismo - CANCELADO

ST 09 - Entre a fé e o poder política, cultura e religião nos espaços da História - CANCELADO

ST 10 - Gênero, Literatura e História

Coordenação: Maria Clara Martins Cavalcanti
Apresentações no dia - 08/02/2023 (14 às 18h)

Autor/a

Co-autor/a (se houver)

Título da comunicação

Luana da Silva de Souza

Frankenstein ou o Prometeu Moderno, de Mary Shelley e o Prometeu Desacorrentado de Percy Shelley e seus usos do passado. Recepção de mitos gregos antigos na Inglaterra oitocentista.

Francisca Cibele da Silva Gomes

Mulheres negras, sensibilidades e representações na obra Olhos D’Água, de Conceição Evaristo

Bianca Costa de Matos

Literatura ameríndia: história e memória de mulheres originárias

Indaiá Demarchi Klein

A Literatura na reclusão: Ato de ler e escrever pelas mulheres burguesas do século XVIII em Londres

Narla Liandra Pastora Vieira

À PROVA DE FOGO, REFLEXÕES ACERCA DA DRAMATURGIA DE CONSUELO DE CASTRO

WEBERSON FERREIRA DIAS

Suely Henrique de Aquino Gomes
Deyvisson Pereira da Costa

HUMOR E ACONTECIMENTO: AS CONFRAEFETUAÇÕES DO PERSONAGEM GAY GIANLUCA NA SÉRIE “TUDO PEDE SALVAÇÃO”

IGOR SANTIAGO COSTA

PODER E AUTORIDADE FEMININA NA ÁSIA SEISCENTISTA: AS MADRES FUNDADORAS DO CONVENTO DE SANTA CLARA DE MACAU ENTRE O TEMPORAL E O ESPIRITUAL

 

ST 11 - História oral e sujeitos subalternizados: narrativas, gênero e cosmopercepções

Coordenação: Emanuel da Silva Oliveira  |  Alexandre Gomes Teixeira Vieira
Apresentações no dia - 08/02/2023 (14 às 18h)

Autor/a

Co-autor/a (se houver)

Título da comunicação

Nicole Maria Babugia Pinto

MULHERES E A RESISTÊNCIA CONTRA A DITADURA MILITAR

Caroliny dos Santos Marinho

GÊNERO, MEMÓRIA E ORGANIZAÇÃO POPULAR:O GRUPO MULHER

Emilly Mayara Pereira da Silva

Emanuel da Silva Oliveira

TRABALHADORES RURAIS E MORADIA EM FAZENDAS NO AGRESTEPERNAMBUCANO: HISTÓRIA E MEMÓRIA DURANTE A DITADURA MILITAR 1964-1985

Rodrigo Musto Flores

MILITARES X MILITARES:A MEMÓRIA SOBRE O APARATO REPRESSIVO INTERNO

Stefany Reis Marquioli

A REPRESENTATIVIDADE DAS MULHERES NA POLÍTICA INSTITUCIONAL DE CARANGOLA

Fernanda de Araújo Oliveira

HISTÓRIA ORAL, INTERSECCIONALIDADE E DIREITOS: A HISTÓRIA ORAL COMO FONTE PARA PENSARMOS AS RESISTÊNCIAS COMUNITÁRIAS DAS MULHERES DO QUILOMBO CRUZ DA MENINA, EM DONA INÊS/PB.

Emanuel da Silva Oliveira

HISTORIOGRAFIA, GÊNERO E CONTOS DE FADAS: FERRAMENTAS PARA INTERPRETAR CONTOS (HISTÓRIAS) DE TRANCOSO

Apresentações no dia - 09/02/2023 (14 às 18h)

Autor/a

Co-autor/a (se houver)

Título da comunicação

Sebastião Alves da Rocha

Oralidade e culturas negras: Experiência e desafios do uso da história oral como método de pesquisa na contemporaneidade

Dener Cristi dos Santos

O COTIDIANO DO TRABALHO NO FAXINAL DA CACHOEIRINHA - IMBITUVA/PR (1950-1980)

José Marcos Nascimento Pontes

DAYANE NASCIMENTO SOBREIRA

INDÍGENAS POTIGUARAS LGBTQIAPN+ DA PARAÍBA NO CONTEXTO DA CIDADE E DA ALDEIA

Lara Oliveira Reis

O TEMPO DOS ANCESTRAIS E O TEMPO PRESENTE: A ESCRITA DESANA EM “ANTES O MUNDO NÃO EXISTIA”, A HISTÓRIA, E AS LUTAS POLÍTICAS TUKANO (ANOS 80-90, SÉC. XX).

Luiza Porto de Faria

“Os sentidos da hanseníase. Uma batalha de memória no tempo presente”

BARTOLOMEU HUMBERTO DE SOUSA

REMINISCÊNCIAS FLAGELADAS: NARRATIVAS SOBRE A FOME DURANTE A SECA DE 1958 E 1970 NO CARIRI CEARENSE


ST 12 - Interculturalidade e decolonialidade no Ensino de História

Coordenação: Juçara da Silva Barbosa de Mello | Felipe Cromack de Barros Correia

Apresentações no dia - 08/02/2023 (14 às 18h)

Autor/a

Co-autor/a (se houver)

Título da comunicação

Anna Elisa da Silva Gomes Mastrangelo

Rafael de Albuquerque

África: uma viagem no tempo

Juçara da Silva Barbosa de Mello

PATRIMÔNIO CULTURAL NEGRO, ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: UM PROJETO DE EXTENSÃO

WANDERSON SOUSA COSTA

Rodrigo José Rodrigues Maciel

DECOLONIALIDADE NO ENSINO DE HISTÓRIA: (RE)PENSANDO AS CRÔNICAS DOS VIAJANTES

Felipe Cromack de Barros Correia

O Encontro de Saberes com Maria Luiza Marcelinos

Luisa da Fonseca Tavares

Ensino de História nos museus: uma perspectiva decolonial

Adriana da Silva Serafim

Estrofes de Historia - escrita em rima e letramento historico

Vinícius Valadão Gonçalves

Para além do relativismo cultural: o ensino de história indígena na escola básica através da interculturalidade crítica

Isabella Pereira Pimentel

Políticas educativas para minorias étnico-raciais e o ensino de História em Portugal e no Brasil: experiências nos dois lados do Atlântico

Alan Tomaz de Andrade

HISTÓRIA ÚNICA E DECOLONIALIDADE NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO PAULISTA: EXPERIÊNCIAS NEGRAS NO BRASIL E ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS PARA O COMBATE AO RACISMO ESTRUTURAL

APRESENTADOR DE TRABALHO EM SIMPÓSIO TEMÁTICO

Os STs são espaços para a apresentação e discussão de pesquisas sobre um mesmo tema. As atividades de Simpósios Temáticos ocorrerão no formato remoto (on-line), via plataforma de vídeo conferência.


Proposta:

  • Exige-se titulação mínima de Graduando/a.
  • Pode ser feita por 1 ou 2 autores/as (coautoria).
  • Cada trabalho (individual ou em coautoria) poderá ser apresentado em apenas 1 Simpósio Temático. E será permitido apenas 1 trabalho (individual ou em coautoria) inscrito por participante.
  • O inscrito deverá escolher 3 Simpósios Temáticos, na ordem de sua preferência. Caso não seja aceito no primeiro deles, a comunicação será submetida à avaliação da opção seguinte.
  • É obrigatório o envio do RESUMO (até 500 palavras), para avaliação do/a(s) coordenador/a(s).
  • Na inscrição, utilize modelo para o texto do resumo. (Modelo de resumo)
  • No caso de coautoria, cada um deve fazer a inscrição individualmente no site. O procedimento é necessário para o sistema gerar duas formas independentes de acesso à área de apresentação e gerar os devidos certificados separadamente.
  • O resumo deverá ser anexado pelo primeiro autor ao realizar sua inscrição. Para que isso ocorra, no campo Tipo de Submissão, este primeiro autor deve escolher a opção Autoria - inscrição com resumo - e seguir normalmente com sua inscrição.  O outro autor basta escolher a opção Coautoria - trabalho já submetido - informar o Título do Trabalho entregue pelo inscrito com resumo.

Avaliação das propostas de apresentação de trabalho:

  • A avaliação, o aceite ou a eliminação de trabalhos são da responsabilidade do/a(s) coordenador(es/as) de cada Simpósio Temático.

Observações gerais:

  • Caso o Simpósio Temático seja cancelado, os inscritos terão seus trabalhos avaliados (e sujeitos à aprovação ou à eliminação) nas opções seguintes de sua escolha.
  • Não haverá devolução do valor de inscrição, caso o trabalho não seja aceito em nenhuma das três opções. Porém, o inscrito permanecerá inscrito na modalidade de ouvinte.
  • Os resumos serão publicados em anais com ISBN.
  • É obrigatória a assinatura da lista de presença em cada sessão do ST. Apenas receberá certificado de apresentação de trabalho quem tiver presença nos 2 dias de ST.
  • A inscrição como aluno de Minicurso é específica. Para tanto, o interessado deverá inscrever-se no campo Minicurso, da Ficha de Inscrição, adicionando-se o valor desta modalidade.
  • O resultado dos trabalhos selecionados será divulgado no site XII Semana de História: Por um Brasil democrático – Ensino de História, Trabalho e Gênero conforme o cronograma do evento.
ATENÇÃO: Após confirmação da sua inscrição (pagamento aprovado) enviaremos um e-mail com link (GoogleForm) para submissão do seu resumo.

CODAI/UFRPE - Apresentação de Pôster

Um espaço para a apresentação e discussão de pesquisas em História do Ensino Médio dos alunos/as do CODAI/UFRPE.

Proposta:

  • Exige-se que seja aluno do CODAI/UFRPE.
  • Pode ser feita por 1 ou mais autores/as (coautoria).
  • O autor ou autores devem escolher um representante para apresentação oral do pôster.
  • É obrigatório o envio do RESUMO (até 500 palavras), para avaliação da coordenação da XII Semana de História: Por um Brasil democrático – Ensino de História, Trabalho e Gênero conforme modelo resumo
  • Os resumos serão publicados em anais com ISBN.
  • Apenas receberá certificado após apresentação do trabalho.
  • O resultado dos trabalhos selecionados será divulgado no site XII Semana de História: Por um Brasil democrático – Ensino de História, Trabalho e Gênero conforme o cronograma do evento.
  • Após aprovado, cada trabalho deverá ser apresentado oralmente por um dos membros da equipe ou autor individual com auxílio de pôster (digital) conforme modelo no dia 07/02/2023 das 14h às 17h. Utilizaremos datashow ou TV para apresentar os pôster. Cada autor/equipe terá 10 minutos no máximo para apresentação.

Avaliação das propostas de apresentação de trabalho:

  • A avaliação, o aceite ou a eliminação de trabalhos são da responsabilidade do/a(s) coordenador(es/as) da XII Semana de História: Por um Brasil democrático – Ensino de História, Trabalho e Gênero

MINICURSOS

Os minicursos terão duração máxima de 3 horas no mesmo dia com pelo menos 10 alunos inscritos. Inicialmente, as aulas serão presenciais, anteciparemos quaisquer alterações. Todas as informações adicionais serão enviadas aos alunos após confirmação das turmas. Acesse link do curso para ler a ementa.

DIA - 07/02/2023, das 14h às 17h

MC 01 - O patrimônio ferroviário de Pernambuco como objeto de pesquisa e ferramenta para a prática educativa  CANCELADO

MC 02 - Gênero e Cidadania: reflexões sobre seus alcances e limites no Brasil de 1880 e 1930 (CONFIRMADO)

MC 03 - A fim de accuparem os seus competentes lugares: a chegada dos deputados pernambucanos nas cortes gerais e extraordinárias da nação portuguesa (1821-1822)  CANCELADO

MC 04 - História e literatura: um instrumento para outras narrativas históricas (CONFIRMADO)

MC 08 - Celso Furtado, Chico de Oliveira e a formação econômica do Brasil CANCELADO

DIA - 10/02/2023, das 14h às 17h

MC 05 - Introdução a História da Saúde e das Doenças: historiografia, abordagens temáticas e fontes históricas. (CONFIRMADO)

MC 06 - Feminismos e ginecologia política: Histórias, confluências e desafios  CANCELADO

MC 07 - Dos Papéis Incendiários às Arenas de Ideias: Periodismo e a Maçonaria no Brasil Oitocentista  CANCELADO

MC 09 - Protagonismos indígenas: a presença indígena em Pernambuco (séculos XVI-XX) (CONFIRMADO)


ATENÇÃO: Após confirmação da sua inscrição (pagamento aprovado) enviaremos um e-mail com link (GoogleForm) para escolha do curso de sua preferência.

MONITORES/AS VOLUNTÁRIOS/AS/ES

Nome completo


Andrelly de Oliveira Santiago
Arthur Santana Almeida
Bárbara Rebeca Ponzi Müller
Eraldo Rodrigues Da Silva Filho
Felipe Sanches Lopes dos Santos
Iuna Cananda Soares de Lima
João Gabriel Tadeu dos Santos
Juliana Ribeiro Sobral
Kevin Luiz Oliveira Araújo Silva Lima
Larissa Vitoria Andrade Stin
Letícia Gabriela da Silva Dutra
Lídia da Silva Souza
Luan Ferreira da Silva Paz
Maurilio Carlos Bezerra da Silva
Maysa Andrade Santos
Rafaela Cibelly Barbosa de Melo
Ronald Felipe Oliveira dos Santos
Vanessa Vitória Campos Costa
Gecilainy Gomes da Silva
Pedro Henrique da Silva

Comissão Científica

Dr. Humberto da Silva Miranda
Dr. Uiran Gebara da Silva
Dra. Janaina Guimarães Fonseca e Silva
Dr. Walter Valdevino do Amaral
Dra. Alcileide Cabral do Nascimento
Dra. Elizabet Soares de Souza
Dra. Maria Rita Ivo de Melo Machado

Comissão Organizadora

Profa. Dra. Alcileide Cabral

Profa. Dra. Andréa Bandeira Silva de Farias

Prof. Doutorando Carlos Bittencourt

Profa. Doutoranda Karuna de Paula

Prof. Mestrando Jonas Clevison Pereira de Melo Júnior

Profa. Mestranda Thyara Freitas de Alcantara

Prof. Mestrando Jaime de Lima Guimarães Junior

Graduanda Wirlanny Evelyn Oliveira Barros

Graduanda Ivanyele Clara Canto Araújo

Graduanda Danielle Goberto

Graduanda Dayane Gomes de Moura

Graduando Eduardo Alves Ferreira de Carvalho

Apoio

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