A proposta da 12ª edição do Café Filosociológico está articulada à 21ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNPq) e propõe trazer para a educação básica, o debate das questões ambientais, na perspectiva de uma Ética da Terra, nas configurações das políticas econômicas do neoliberalismo. Como pensar uma outra perspectiva ética, a considerar "O Planeta Terra como Casa Comum: fotografias da diversidade ambiental e social do sul do país"? Com esta problemática, professores e estudantes do Ensino Médio desenvolveram pesquisas, que estarão no formato de Mostra Científica, em conjunto a outras atividades do evento.
Trata-se de um evento científico para os sujeitos que vivem e produzem a Escola Pública, e que, tem o compromisso com a qualidade social da educação. Nesse sentido, a arquitetura do evento, ao dialogar com o tema central, articula, na perspectiva da interdisciplinaridade, atividades de palestras, rodas de conversas, sessões culturais e mostra científica.
É uma prática pedagógica com firmes compromissos com a Ciência, e com a educação ampliada da classe trabalhadora, que vive e produz a Escola Pública!
VIVA A CIÊNCIA! VIVA A ESCOLA PÚBLICA!