O 11º Encontro Cearense de Residentes em Saúde propõe uma reflexão sobre o presente e o futuro das residências em saúde, a partir do tema “A residência que temos e a residência que queremos: direitos, reconhecimento e qualidade na formação”. O evento reúne residentes, preceptores, tutores e demais profissionais para debater os desafios vivenciados na formação em serviço, fortalecendo a defesa dos direitos dos residentes, o reconhecimento de seu papel no SUS e a busca por processos formativos cada vez mais qualificados. Trata-se de um espaço de troca de experiências, construção coletiva e fortalecimento das residências como estratégia essencial para a formação de profissionais comprometidos com a saúde pública.