Sobre o Simpósio
No dia 05 de junho de 2024 iremos discutir a memória,
o testemunho dos conflitos e como a educação e a tecnologia podem ser grandes
aliadas na busca por ressignificações. A proposta do primeiro Simpósio
Interdisciplinar Rupturas e Permanências é voltar o olhar para as alternativas
viáveis aos conflitos que vivenciamos, local e globalmente. Os registros de
memória nos levam a revisar trajetórias que marcaram a modernidade pelas
migrações, diásporas, conflitos étnicos, raciais, religiosos e de gênero. E no
contraponto, deste contexto, a ruptura busca por novos olhares e possibilidades
de lidar com tais questões. Assim, a educação, a cultura e as artes surgem como
grandes aliados no sentido de entendermos que um mundo comprometido com a
preservação do meio ambiente e o respeito pela diversidade será um mundo
melhor.
Abertura
9h
Apresentação do evento e
Palavras Iniciais
Prof.ª Dra. Anna Paula Lemos e Prof. Dr. Márcio Vilaça
Palestra Inicial
09h15 às 10h15
Memória para Educação: Conexões
e Sentidos
Palestrante convidada • Psicóloga Sofia Levy
Mesa Temática 1
História e Memória x Tecnologia
para a educação: Um encontro possível
A mesa abordará discussões acerca dos conflitos
presentes na dualidade entre passado e futuro, refletindo a importância das
contribuições históricas para a memória e da construção do novo, compreendendo
os impactos para a educação na atualidade.
- As Leis imperiais pós Abolição - Cláudio Adão Santos Vitorio
- A importância das narrativas x as redes sociais - Fred Schiffer
- Entre rupturas e permanências: Formação inicial do professor para o uso das tecnologias digitais - Jardel Rabelo de Almeida
- Inteligência Artificial e Inovação na Educação - Miguel Carvalho
Mesa Temática 2
13h30 às 14h30
Discussões de gênero e seus
conflitos: Caminhos pedagógicos para a diversidade
A mesa abordará discussões acerca dos conflitos existentes no âmbito da educação em razão das disparidades de gênero, refletindo como as diferentes vertentes da pedagogia podem contribuir para uma educação que respeite a diversidade.
- Saberes plurais e formação docente: caminhos possíveis para a equidade de gênero na escola – Fabiana Assis
- Normatividade de gênero e seus impactos no ambiente escolar – Lilian Rosa
- A mulher na capoeira também dá rasteira: Capoeira enquanto território feminino – Paulo Frazão
- Gênero e Gestão Escolar: perspectivas e reflexões – Rafaela Bravo
Mesa Temática 3
14h45 às 15h45
Conflitos, resistências e
memória em uma perspectiva étnico-racial e cultural
A mesa abordará discussões acerca dos conflitos presentes
nos enfrentamentos dos mais diversos grupos dissidentes, buscando refletir a
importância de suas contribuições para uma educação voltada para a formação de
uma sociedade que reconheça e respeite a diversidade étnico-racial e cultural.
- Conflitos, resistências e resiliência: as cotas raciais no acesso ao Ensino Superior – Fátima Cristina Alves
- Vivências e experiências a partir de memórias ancestrais: olhares sobre práticas educacionais em escola quilombola - Janete Vilela
- A Educação Profissional e Tecnológica como estratégia de reconhecimento social e empregabilidade para jovens migrantes – Maria Helena Carvalho
- Povos Indígenas e memórias compartilhadas – Marta Helena Pires
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