A Amazônia congrega cerca de um terço da fauna e flora do planeta, representando a maior área de floretas e rios preservados. Nosso bioma está no centro das deliberações globais que incluem o desenvolvimento econômico e social responsável, as mudanças climáticas e o potencial de inovação a partir da biodiversidade nela contida. A grande variedade de espécies com potencial farmacêutico se alia a igualmente rica cultura da região, que despertam o interesse da comunidade científica e empreendedores.
O desenvolvimento das Ciências Farmacêuticas na Amazônia situa-se estrategicamente, contribuído para a pesquisa etnofarmacêutica, caracterização e padronização fitoquímica de espécies, avaliação biológica de produtos com potencial farmacêutico e desenvolvimento tecnológico e avaliação de produtos naturais. Esse processo, no entanto, que se inicia na identificação de espécies até a obtenção de produtos viáveis e sua inserção social, apresenta importantes desafios que incluem as demandas regionais.
Se você tem interesse sobre essa temática, aqui está um convite para participar do I Simpósio Amazônico de Ciências Farmacêuticas (AmazonFarma), que abordará as principais questões científicas, éticas, econômicas e legais relacionadas à pesquisa e desenvolvimento de produtos farmacêuticos na Amazônia.