Em 2025, o Campus da UFTM completa 10 anos de existência e para marcar esse momento será realizada entre os dias 20 e 25 de outubro a “1ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão” (1ª SIEPE) do Instituto de Ciências Agrárias, Exatas e Biológicas de Iturama (ICAEBI), cujo principal objetivo é contribuir para o fortalecimento, a consolidação e a integração dos cursos ofertados. A intenção é oferecer um espaço interdisciplinar de aprendizagem, de conhecimento, de interação dialógica, com discussão de práticas e socialização de pesquisas, mas, sobretudo, de formação profissional. A 1ª SIEPE é destinada ao público interno e externo, contando com a participação de graduandos, pós-graduandos, egressos dos cursos ofertados pelo Campus, profissionais de ciências agrárias, ambientais, biológicas e humanas, além de munícipes de Iturama e região. Serão oferecidas atividades em formato híbrido e presencial, dentre as quais: oficinas (workshops), minicursos, palestras, mesas-redondas, exposição de trabalhos e apresentações artísticas, culturais e/ou esportivas. O evento, cuja área temática será “meio ambiente”, totaliza 50 horas e incorpora a Jornada Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JIEPE) e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).
ANTES DE FAZER SUA INSCRIÇÃO, SE ATENTE ÀS SEGUINTES INFORMAÇÕES:
1º: CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA SEMANA INTEGRADA E ESCOLHA AS ATIVIDADES QUE TEM INTERESSE EM PARTICIPAR;
2º: FAÇA SUA INSCRIÇÃO!!!
- PARA PARTICIPAR DAS PALESTRAS E MESAS-REDONDAS (PRESENCIAIS E ONLINE), BASTA FAZER A SUA "INSCRIÇÃO GERAL DO EVENTO" (ELA TAMBÉM DÁ DIREITO DE SUBMETER UM RESUMO PARA APRESENTAÇÃO NO EVENTO);
- SE QUISER PARTICIPAR DE MINICURSOS, OFICINAS E DAS MODALIDADES DE JOGOS, É PRECISO PAGAR A INSCRIÇÃO DELES TAMBÉM A PARTIR DA QUANTIDADE DE ATIVIDADES QUE VOCÊ QUER PARTICIPAR! POR EXEMPLO, SE VOCÊ ESCOLHER PARTICIPAR DE 1 MINICURSO, 2 OFICINAS E 2 MODALIDADES DE JOGOS, VOCÊ DEVE ADQUIRIR A INSCRIÇÃO "INSCRIÇÃO GERAL DO EVENTO + 5 ATIVIDADES EXTRA";
3º: APÓS FEITA SUA INSCRIÇÃO E O PAGAMENTO ESTIVER CONFIRMADO, VOCÊ TERÁ ACESSO À PLATAFORMA E PODERÁ FAZER SUA INSCRIÇÃO NAS ATIVIDADES EXTRA DE SEU INTERESSE!
PARA QUE TODOS POSSAM PARTICIPAR DAS VÁRIAS ATIVIDADES DO EVENTO, FICA DETERMINADO QUE CADA PARTICIPANTE INSCRITO PODE PARTICIPAR DE, NO MÁXIMO, DOIS MINICURSOS E DUAS OFICINAS.
Trabalhos que serão apresentados na SIEPE
Quinta-feira,
23 de outubro de 2025 08:00 - 12:00
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Agroecologia na Educação Básica: análise bibliográfica sobre
aplicações pedagógicas em espaços rurais e urbanos
resumo / ensino e práticas pedagógicas
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Teste de pureza de alimentos: experimento em aula e suas aplicações
resumo / extensão: impactos na comunidade
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Estrutura populacional e razão sexual de Mauritia flexuosa como
indicadores de conservação de veredas no Pontal do Triângulo Mineiro (MG)
resumo / pesquisa: projetos, iniciação científica, tcc
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Coleções didáticas: uma abordagem lúdica para o ensino de Ciências e
Biologia
resumo / extensão: impactos na comunidade
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Diagnóstico da Integridade Hídrica em Ecótono Cerrado-Mata Atlântica:
Mapeamento e Avaliação de Nascentes em Vereda sob Pressão Antrópica
resumo / pesquisa: projetos, iniciação científica, tcc
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Desnaturação Química: experimento didático e suas possíveis aplicações
resumo / ensino e práticas pedagógicas
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Usina Termoelétrica Sustentável: representação didática em maquete
resumo / ensino e práticas pedagógicas
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Identificação Visual de Proteínas em Amostras Comuns: O Teste do
Biureto
resumo / extensão: impactos na comunidade
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EPERIMENTAÇÃO DO AÇUCAR REDUTOR
resumo / ensino e práticas pedagógicas
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Intervalo de aplicação do herbicida 2,4-D e semeadura da cultura da
melancia em solos contrastantes
resumo / pesquisa: projetos, iniciação científica, tcc
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Comportamento da tensão superficial em diferentes condições
experimentais
resumo / extensão: impactos na comunidade
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USO DE MAQUETE PARA O ENSINO DA GAMETOGÊNESE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
resumo / ensino e práticas pedagógicas
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Quinta-feira,
23 de outubro de 2025 13:30 - 17:30
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Aplicação do Teste de Amido (teste de Iodo/Lugol) em alimentos e/ou
estruturas vegetais
resumo / ensino e práticas pedagógicas
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Onde as veredas estão? Uso de dados públicos e geoprocessamento para
fins de conservação no Pontal do Triângulo Mineiro
resumo / pesquisa: projetos, iniciação científica, tcc
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Experimento de sais minerais na condução de eletricidade
resumo / pesquisa: projetos, iniciação científica, tcc
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Primeiro relato de necrose testicular em tilápia-do Nilo (Oreochromis
niloticus) ao longo do período de manejo reprodutivo
resumo / pesquisa: projetos, iniciação científica, tcc
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A importância da propriedade de capilaridade da água na Agronomia
resumo / ensino e práticas pedagógicas
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Tecnologias de conservação pós-colheita da cagaita para valorização
dos frutos nativos do cerrado
resumo / pesquisa: projetos, iniciação científica, tcc
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Solubilidade de Lipídios em Solventes Polares e Apolares
resumo / extensão: impactos na comunidade
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Avaliação anatômica de ovários de tilápia-do Nilo (Oreochromis
niloticus) ao longo do período de manejo reprodutivo
resumo / pesquisa: projetos, iniciação científica, tcc
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Alterações estruturais nas proteínas do ovo submetidas à desnaturação
térmica
resumo / ensino e práticas pedagógicas
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Promovendo a Educação Ambiental a partir de sequências didáticas sobre
Arborização Urbana
resumo / pesquisa: projetos, iniciação científica, tcc
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Materiais Didáticos como Ferramenta de Aprendizagem no Ensino de
Astronomia: Sistema Solar e Camadas Atmosféricas
resumo / ensino e práticas pedagógicas
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Uso de Biomassa da Cana-de-açúcar, para geração de energia elétrica.
resumo / extensão: impactos na comunidade
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Coesão d' água resumo / ensino e práticas pedagógicas
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Quinta-feira, 23 de outubro de 2025 19:00 - 20:30
O desenho científico como ferramenta de divulgação e preservação resumo / extensão: impactos na comunidade |
Entre Genes e Memes: Um mural para conectar ciência, cultura e oportunidades no ICAEBI/UFTM resumo / pesquisa: projetos, iniciação científica, tcc |
Ocorrência de Boana paranaíba em ecótono no Triângulo Mineiro resumo / pesquisa: projetos, iniciação científica, tcc |
O IMPACTO DO GADO EM VEREDAS DO CERRADO MINEIRO E O CERCAMENTO COMO MEDIDA DE PROTEÇÃO DE MATA CILIAR resumo / pesquisa: projetos, iniciação científica, tcc |
Transformações no uso e cobertura do solo na região do Triângulo Mineiro e Noroeste Paulista entre 1976 e 2016: uma análise a partir de imagens Landsat resumo / extensão: impactos na comunidade |
Desvendando o Cerrado: Ocorrência de Anolis Meridionalis no Triângulo Mineiro resumo / pesquisa: projetos, iniciação científica, tcc |
Utilização de Conhecimentos Aeroespaciais para ensino de ciências na educação básica. resumo / pesquisa: projetos, iniciação científica, tcc |