PRORROGADO ATÉ DIA 8 DE JULHO O ENVIO DE SUBMISSÕES!
1º SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM TEATRO (VIRTUAL)
O Grupo de Trabalho do Laboratório de Práticas Pedagógicas do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade do Estadual do Paraná – UNESPAR convida a Comunidade Acadêmica, Artistas, Docentes e Estudantes a participarem do 1º Seminário Nacional de Estágio Supervisionado em Teatro (Virtual).
O Seminário propõe refletir sobre/com a experiência do estágio curricular supervisionado obrigatório e sua importância na formação das/os futuras/os professoras/es de teatro. As/os participantes irão abordar questões referentes ao tema geral do 1º Seminário a partir de exposições e discussões sobre os seguintes subtemas:
1. Os estágios supervisionados curriculares e a formação inicial de professoras/es.
2. As experiências em estágio supervisionado e suas abordagens metodológicas em espaços de ensino formais e não formais.
3. Os desafios do estágio supervisionado em relação aos currículos escolares municipais e estaduais da educação básica brasileira.
4. A diversidade e as especificidades do estágio supervisionado em contextos comunitários.
5. Organização e normatizações dos estágios supervisionados obrigatórios nas diferentes IES.
Local: Universidade Estadual do Paraná/Unespar, campus de Curitiba II – Faculdade de Artes do Paraná, via transmissão virtual.
1º Seminário Nacional de Estágio Supervisionado em Teatro: 23 a 26 de julho de 2024 ocorrerá de forma virtual.
A organização do evento conta com a participação da equipe Docente integrante do Laboratório de Práticas Pedagógicas e dos estágios supervisionados do Curso de Licenciatura em Teatro e o apoio do GT Pedagogia das Artes Cênicas da ABRACE.
1. PARTICIPAÇÃO NO EVENTO
1.1 As inscrições para o evento deverão ser realizadas exclusivamente por meio da
1.2 Após realização da inscrição na página do evento, a/o participante deverá realizar o pagamento da taxa de inscrição, de acordo com sua categoria.
1.2.1 Com Apresentação de Trabalho:
1.2.1.1 Docente de Ensino Superior - R$ 45,00;
1.2.1.2 Estudante de Pós-Graduação - R$ 25,00;
1.2.1.3 Docente da Educação Básica e estudante de Graduação - R$ 15,00;
1.2.1.4 Estudante de graduação do Curso de Licenciatura em Teatro da UNESPAR e/ou vinculado à programa institucional de Bolsas - Inscrição Gratuita.
1.2.2 Sem Apresentação de Trabalho (ouvinte):
1.2.2.1 Docente de Ensino Superior ou estudante de Pós-Graduação - R$ 10,00;
1.2.2.2 Artista não vinculado à Universidade, Docente da Educação Básica, sem vínculo com a Pós-Graduação, ou estudante de Graduação ou que trabalha na Educação Básica - Inscrição Gratuita.
1.3 A submissão de trabalhos (modalidade comunicação) ocorrerá no período de 17 de maio de 2024 até 17 de junho de 2024 PRORROGADO ATÉ DIA 8 DE JULHO O ENVIO DE SUBMISSÕES!, exclusivamente pelo site e no ato da inscrição no evento, em campo específico e destinado para este fim.
1.3.1 As propostas serão submetidas à avaliação do Comitê Científico.
1.3.2 Caso você já tenha realizado a sua inscrição, mas não tenha encaminhado o Resumo, solicitamos que o encaminhe para o e-mail do evento até o dia 08 de julho - seminarioest@unespar.edu.br.
1.4 As inscrições sem submissão de trabalho (modalidade ouvinte) ocorrerão no período de 17 de maio de 2024 até o início do evento, 23 de julho de 2024, exclusivamente pelo site: https://www.even3.com.br/1-seminario-nacional-de-estagio-supervisionado-em-teatro/
1.5 A Carta de Aceite será gerada na plataforma de inscrição, a partir do dia 10 de julho de 2024, sendo o acesso ao site de responsabilidade da pessoa inscrita.
1.6 Os Certificados serão gerados na plataforma de inscrição, a partir do dia 01 de agosto de 2024.
2. NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO
2.1 A submissão de trabalho deve estar no formato de Resumo com o mínimo de 1000 e o máximo de 2000 caracteres, sem considerar os espaços e palavras-chaves (mínimo 3 e máximo 5), e deverá ser feito pelo sistema do site do evento: https://www.even3.com.br/1-seminario-nacional-de-estagio-supervisionado-em-teatro/
2.2 O Resumo deverá ser submetido em língua portuguesa.
2.3 Os/as autores/as são responsáveis pela revisão ortográfica do texto.
2.4 O Resumo deve ser submetido para avaliação no ato da inscrição, em campo específico e destinado para este fim.
3. APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
3.1 As propostas selecionadas serão alocadas em Eixos Temáticos (ET).
3.1.1 As comunicações serão exclusivas para as/os participantes do 1º Seminário, que terão acesso às salas virtuais criadas e gerenciadas pela Comissão Organizadora.
3.1.2 Todos os ETs serão compostos de 5 (cinco) a 6 (cinco) apresentadores/as de trabalhos e 1 (um/a) mediador/a, tendo a duração total de 2 horas.
3.1.3 Cada participante terá até no máximo 10 minutos para apresentar seu trabalho. Privilegiaremos o tempo de discussão; assim, poderemos trocar sugestões de leitura, reflexões e propostas de abordagem.
3.2 Antes do evento serão disponibilizados todos os trabalhos inscritos em cada ET. A dinâmica proposta é que cada participante teça comentários sobre os trabalhos dos/as demais participantes do ET. Assim, além do mediador/a, espera-se que todos/as se engajem na leitura e discussão de trabalhos de cada eixo.
4. PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NOS ANAIS DIGITAIS
4.1 Todos/as os/as participantes do Evento (exceto aqueles/as que não apresentarem trabalhos) têm direito de encaminhar resumo expandido, com revisão de língua portuguesa já realizada, para publicação nos Anais do Evento. A aceitação do resumo expandido fica sujeita ao cumprimento das normas de publicação.
4.2 A aceitação, através do Resumo, para a apresentação de trabalho, não constitui consequente aprovação à publicação nos Anais do Evento.
4.3 Os/as apresentadores/as que tiverem interesse em publicar seus trabalhos deverão encaminhar os resumos expandidos, conforme as instruções da Comissão Científica do Evento, em edital específico a ser divulgado posteriormente.
4.4 Os textos que não estiverem estritamente dentro das normas de formatação estabelecidas pela Comissão Científica do Evento, e com a revisão em língua portuguesa realizada, serão imediatamente recusados.
4.5 Ao encaminhar o resumo expandido, o/a autor/a outorgará, formal e gratuitamente, à organização do evento, o direito de publicação.
5. CRONOGRAMA
17/05/2024 | Lançamento do Edital. |
17/05 a 17/06/2024 PRORROGADO ATÉ DIA 8 DE JULHO O ENVIO DE SUBMISSÕES! | Período para submissão de resumos, exclusivamente através do site do evento. |
21/06/2024 MODIFICADO PARA O DIA 12 DE JULHO | Divulgação do resultado das avaliações na área do/a participante, no site do evento. |
28/06/2024 MODIFICADO PARA O DIA 12 DE JULHO | Divulgação da programação e dos horários de apresentação no site do evento. |
23/07 a 26/07/2024 | Período de Realização do 1º Seminário Nacional de Estágio Supervisionado em Teatro |
Em caso de dúvidas ou maiores esclarecimentos nos procure pelo e-mail: seminarioest@unespar.edu.br
Instagram: @snesteatro
Coordenação Geral:
Professor Dr. Luiz Eduardo Rodrigues Gasperin
Idealizadores/as:
Professora Dra. Caroline Vetori de Souza
Professor Dr. Luiz Eduardo Rodrigues Gasperin
Professora Dra. Marcia Sabina Rosa
Comissão Organizadora:
Professora Dra. Caroline Vetori de Souza
Professor Dr. Lucas de Almeida Pinheiro
Professora Dra. Lúcia Helena Martins
Professor Dr. Luiz Eduardo Rodrigues Gasperin
Professora Dra. Marcia Sabina Rosa
Professor Me. Paulo Roberto Silva Santos
Professor Dr. Robson Rosseto
Professor Me. Thiago Dominoni
Comissão Científica:
Professora Dra. Caroline Vetori de Souza
Professor Dr. Lucas de Almeida Pinheiro
Professora Dra. Lúcia Helena Martins
Professor Dr. Luiz Eduardo Rodrigues Gasperin
Professora Dra. Marcia Sabina Rosa
Professor Dr. Robson Rosseto
Professor Me. Thiago Dominoni
Identidade visual:
Assessoria de comunicação do Campus Curitiba II - Fap/Unespar