DNA Day é um evento que visa promover a genética e a biologia molecular em Curitiba, reunindo profissionais da pesquisa e diagnóstico, num dia em homenagem ao dia do DNA.
O evento será realizado no dia 27 de abril de 2024 e contará com palestras, mesa-redonda e espaço para networking.
PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
08h00: abertura
08h20 palestra: Dr. Mateus Aoki
Conceitos e aplicação prática da biópsia líquida plasmática através da detecção de cell-free DNA tumoral
09h20 palestra: Dra. Claudia Becker
Uso de bancos de perfis genéticos para resolução de crimes
10h30: coffee-break
11h00 palestra: Dr. Eduardo Balsabelli
Como transformar uma sequência genética em aplicação nutricional?
12h00: intervalo para almoço
13h30 palestra: Ma. Suzana Carstensen
Além do microscópio: virologia e citomegalovírus na era molecular
14h30 palestra: Dra. Juliana Garcia
Do DNA à decisão: como os testes genéticos moldam o nosso entendimento da saúde
15h15 palestra: Dr. Ricardo Kosop
Como o diagnóstico molecular impacta na conduta e desfecho clínico
15h45 mesa-redonda: sequenciamento do genoma humano
Pesquisa genômica na Estação Espacial Internacional: estudando DNA no espaço
Dr. Rodrigo Coutinho de Almeida
Relevância clínica e evolutiva do estudo de regiões genômicas envolvidas no sistema imune
Dr. Danillo Augusto
Pesquisa genômica em doenças raras: um estudo de vida real
Dra. Carolina Prando
16h45: encerramento + sorteios
17h15: coquetel (networking)
CONHEÇA OS PALESTRANTES
Carolina Prando
Graduada em Medicina pela PUC-PR (1998), mestra em Saúde da Criança e do Adolescente pela Unicamp (2003) e doutora em Farmacologia pela Unicamp (2008). Realizou pós-doutorado no laboratório de Genética Humana das Doenças Infecciosas nas universidades Paris Descartes (2008) e Rockefeller (2008-2012), especializando-se em genômica e bioinformática para o estudo da genética do sistema imune humano. É diretora de Medicina Translacional e pesquisadora do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, além de coordenadora do serviço de Alergia e Imunologia do Hospital Pequeno Príncipe.
Claudia Marina Schellin Becker
Possui graduação em Farmácia (1993) e em Nutrição (2009) pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente ocupa o cargo concursado de perito criminal oficial no Laboratório de Genética Molecular Forense da Polícia Científica do PR (desde 2009). Mestre em Genética pela UFPR (linha de pesquisa: genética forense / genética de populações) (2018). Doutoranda em genética (genética forense / ancestralidade biogeográfica / inferência de haplogrupos / genética de populações / metilação de DNA) (2019-2024). Gestora da Qualidade no Laboratório de Genética Molecular Forense da Polícia Científica do PR (desde 2018). Administradora do Banco Estadual de Perfis Genéticos no PR (desde 2019).
Danillo Augusto
Bacharel em Ciências Biológicas, Mestre e Doutor em Genética pela UFPR. Realizou pós-doutorado em instituições de prestígio, como Harvard Medical School (EUA) e National Institutes of Health, um órgão do governo americano. É autor de 59 artigos científicos publicados em revistas de renome internacional, incluindo Nature, Nature Medicine, Molecular Biology & Evolution, entre outras. Atua como editor das revistas Human Immunology, PLOS ONE, Frontiers in Genetics, e Scientific Reports, e um dos diretores da Sociedade de Imuno Polimorfismo. É professor da Universidade da Carolina do Norte Charlotte, EUA, onde também atua como Diretor de Diversidade e Inclusão. Também é professor do núcleo permanente do Programa de Pós-Graduação em Genética da UFPR.
Eduardo Balsanelli
Sócio fundador, pesquisador e diretor de inovação da GoGenetic. Pós-doutor em Biologia Molecular, Doutor e Mestre do Programa de Pós-Graduação em Ciências-Bioquímica, UFPR. Biólogo, tem experiência em análises de metagenômica, transcriptômica, proteômica e bioinformática. Na GoGenetic, cuida da área técnica, conduzindo a área de pesquisa e inovação. Ele foi responsável pelo desenvolvimento da interpretação de microbioma intestinal para aplicação nutricional.
Juliana Garcia
Graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela UEL. Mestrado e Doutorado em Biologia Celular e Molecular pela USP, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Pós-doc na UFSCar com Parasitologia Molecular. Trabalhou como biologista na clínica de fertilização in vitro CEFERP Dr. Jorge Barreto em Ribeirão Preto-SP e como especialista em vendas para sample preparation e qPCR na empresa QIAGEN. Hoje trabalha como especialista em vendas na área clínica de saúde reprodutiva com as tecnologias de microarray e sequenciamento de nova geração na Thermo Fisher Scientific.
Mateus Aoki
Biomédico e mestre em patologia pela UEL, e doutor em bioquímica e biologia molecular pela USP. Tecnologista em saúde pública do Instituto Carlos Chagas - Fiocruz PR, desde 2013, desenvolvendo projetos de pesquisa na área de oncologia molecular, principalmente com oncohematologia de pâncreas.
Ricardo Kosop
Médico infectologista, graduado pela Universidade Federal do Paraná e com Residência Médica em Infectologia pelo Hospital Nossa Sra. das Graças. É coordenador do Stewardship de Antimicrobianos do Hospital Angelina Caron. CEO e diretor médico do LabKosop Medicina Diagnóstica.
Rodrigo Coutinho de Almeida
Dr. Rodrigo Coutinho de Almeida atualmente trabalha na Telespazio Belgium S.R.L para a Agência Espacial Européia (European Space Agency-ESA). Ele é Coordenador de projetos científicos na área de Biologia Espacial na equipe Científica de Exploração Humana dentro do Programa Espacial de Exploração de Robótica e Humanos. Desde 2022, Rodrigo é um membro ativo do Grupo de Análises Multi-Omicas do NASA-GeneLab. Rodrigo é biólogo formado pela Universidade Federal do Mato Grosso. Obteve mestrado e doutorado em Ciências da Saúde na Universidade de Brasília. Ele também obteve seu doutorado na Holanda, no Departamento de Genética da Universidade de Groningen, onde trabalhou em estudos de associação genômica ampla (GWAS) e no genoma não codificante da doença celíaca.
Suzana Carstensen
Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela PUC-PR, especialista em Biotecnologia pela PUC-PR, mestre em Medicina Interna pelo Hospital de Clínicas da UFPR e doutoranda em ciências da saúde. Atualmente é responsável técnica no Biogen - Laboratório de biologia molecular e histocompatibilidade e colaboradora do laboratório de virologia no Hospital de clínicas da UFPR. Atua em virologia e diagnóstico laboratorial e docência do ensino superior, nas disciplinas de microbiologia, virologia e biologia molecular.