O curso trata do estudo dos símbolos das diversas culturas pré-colombianas, sobretudo andinas, que plasmaram em diversos suportes de cultura material. Cada símbolo ou semema tem som relacionado a sua cosmovisão, religião e rituais do wak´anismo e do xamanismo.
Este curso é a primeira vez que se organiza no Brasil e marcará o início da teoria arqueológica simbólica que estava truncada pelo domínio do processualismo e pretende avançar ao giro descolonizador e da identidade cultural dos povos ameríndios.

Curso ministrado pelo professor Drº Alfredo Altamirano Enciso, o professor possui Pós-doutorado na Universidade de Brasília (2024), área em geografia e patrimônio territorial. Professor da Universidade Nacional de San Marcos, Escola de Estudos Gerais. Professor A-1 (2011-2020). Ex-professor da Escola Acadêmica Profissional de Arqueologia. Especialista em Paleopatologia, Zooarqueologia e Antropologia Forense, Arqueologia Andina e Arqueologia Simbólica. É doutor em Ciências e Epidemiologia pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil. Participou de vários congressos internacionais sobre Paleopatologia Sul-Americana e Arqueologia Brasileira. Mestrado em Arqueologia pela Pontifícia Universidade Católica (1995), Disciplinas sobre Violência e Saúde, História das Doenças Infecciosas. Foi pesquisador visitante no Instituto de Pesquisa Evandro Chagas da Fiocruz entre 2000 e 2004 com bolsas do CNPq e da FAPERJ. Professor da Universidade Estácio de Sá (1998-2000), UNIRIO, RJ. (2005-06), membro conselheiro do CBA (2005-08), Pesquisador da Prefeitura de Armação dos Búzios, RJ (2005-09), de Iguaba Grande, RJ (2008). Fundador do Museu de Arqueologia de Búzios (2008), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005-2007), da UNIRIO (2007-09) e retornou ao Peru em 2011, para se reintegrar à UNMSM. Ele lecionou um curso de Paleopatologia na UNAM (México) em 2018. Tem ampla produção científica nas áreas mencionadas em periódicos estrangeiros indexados e no periódico Arqueología y Sociedad da UNMSM.