O I Congresso da UPPA - Associação União de Pais e Pessoas Autistas de Roraima, com o tema "Autismo ao Longo da Vida", acontecerá entre 29 de novembro a 1º de dezembro de 2024. O evento tem como objetivo proporcionar uma discussão abrangente sobre o autismo em diferentes fases da vida, desde a infância até a fase adulta, baseada em evidências científicas.
No dia 29/11, a programação começa com o credenciamento as 15h, seguido por uma apresentação musical as 18h30. A abertura oficial do congresso será realizada das 19h às 19h30, seguida pela apresentação das ações realizadas pela UPPA e a palestra de abertura, "Por Dentro do Meu Mundo Atípico: da Infância à Vida Adulta", ministrada por Tabata Cristine, das 20h às 21h.
No dia 30/11, o foco será no diagnóstico e na intervenção precoce. Pela manhã inclui uma palestra da neurologista pediatra Dra. Charlote Briglia sobre "Diagnóstico precoce", seguida de uma mesa-redonda sobre intervenção precoce. Após o intervalo, a palestra "Os direitos da pessoa autista", ministrada pela Dra. Flávia Marçal.
Na parte da tarde, o congresso abordará a segunda infância com a palestra "Autismo e tratamento medicamentoso" com a psiquiatra Dra. Ana Karine Leitão; em seguida uma mesa-redonda sobre Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA). Finalizando o período da tarde, teremos os relatos de experiência da equipe do Centro Estadual de Equoterapia Thiago Vidal Magalhães Pinheiro e do projeto "Ajuda Mútua: Cuidando de Quem Cuida" com a psicóloga Alizane Ramalho do Instituto Federal de Roraima - Campus Boa Vista (IFRR-CBV) em parceria com a UPPA.
Encerrando a noite, teremos palestras bônus com Dr. Lucelmo Lacerda e Dra. Flávia Marçal.
No dia 1/12, as atividades serão voltadas para a adolescência e a fase adulta.
Pela manhã, contaremos com a palestra "Autismo e Sexualidade" com psicólogo Me. Danilo de Sá e mesas-redondas com os temas "Habilidades Funcionais e Atividades de Vida Diária (AVD's)" e a segunda "Autismo e Comorbidades".
No período da tarde, o foco será na fase adulta, com uma mesa-redonda dedicada ao tema e finalizando com a palestra "Alfabetização de Crianças com TEA e Deficiência Intelectual (DI)", ministrada pelo Dr. Lucelmo Lacerda. O congresso será encerrado com uma apresentação musical.
Este congresso oferece uma oportunidade de compartilhamento de conhecimentos e experiências, com o objetivo de promover uma maior compreensão e inclusão sobre o autismo em todas as fases da vida.