Ao longo da história, fé e psicologia muitas vezes caminharam em paralelo, outras vezes em tensão; Atualmente não é difícil até reconhecer a tentativa de supressão uma pela outra. De um lado, as tradições religiosas, com suas compreensões do humano, do sofrimento e da esperança. De outro, a psicologia, com seus métodos científicos e investigações sobre mente, comportamento e afetos.
Em alguns contextos, esses dois campos se olharam e ainda se olham com desconfiança: a fé por vezes acusando a psicologia de reduzir a experiência espiritual e sua relevância para a compreensão e tratamento de indivíduos; a psicologia questionando a validade do discurso religioso e o reduzindo apenas ao campo das opiniões pessoais. No entanto, a complexidade da vida e da experiência humana mostram que o diálogo entre os dois campos não é apenas possível, como necessário.
É justamente nesse sentido que surge o I Coloquium Internacional – Fé e Psicologia: Diálogos Necessários. Um espaço para ouvir, refletir e aprender, onde a diversidade de perspectivas se encontram em respeito mútuo e busca sincera de compreensão. Nosso objetivo é construir pontes ao invés de muralhas, reconhecendo os limites de cada campo, e suas contribuições singulares para pensar a condição humana.
Este será um momento especial de aprendizado, reflexão e partilha. Se você é psicólogo, estudante de psicologia, líder cristão ou de outra confissão religiosa, teólogo ou mesmo alguém interessado em compreender melhor a relação entre fé e psicologia, este encontro é para você.
Vamos juntos construir pontes e promover diálogos necessários!