XVI Jornada do HISTEDBR

XVI Jornada do HISTEDBR

presencial Auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - João Pessoa - Paraíba - Brasil

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

Cerimônia do Pedagogo

Quinta-Feira, 23 de Maio

Sobral, CE

Hollo Afteverse

Domingo, 23 de Junho

São Paulo, SP

VIII Seminário de Educação Infantil

Quinta-Feira, 23 de Maio

Diamantina, MG

20º Congresso Brasileiro de Bioinformática: X-Meeting 2024

Terça-Feira, 11 de Junho

Salvador, BA

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

XVI JORNADA DO HISTEDBR

VI Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagogia Histórico-Crítica, Políticas Públicas e Mundo do Trabalho

Bem-vindos à XVI Jornada do HISTEDBR e ao VI Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagogia Histórico-Crítica, Políticas Públicas e Mundo do Trabalho


O evento acontecerá nos dias 30 e 31 de outubro e 01 de novembro de 2023, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, Paraíba, Brasil, sendo organizado pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFPB e pelo HISTEDBR - Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil".


O tema central é “40º aniversário do livro ‘Escola e Democracia’: contribuição histórica e novos desafios”. Durante três dias, teremos a oportunidade de refletir sobre a relevância histórica dessa obra e explorar os desafios atuais que se apresentam à educação.


O evento contará com a participação de renomados especialistas nacionais e internacionais, que trarão contribuições significativas para o debate. Serão realizadas duas conferências magnas, abordando temas cruciais relacionados à Pedagogia Histórico-Crítica e às políticas públicas educacionais. Além disso, teremos quatro mesas redondas com a presença de especialistas de diferentes áreas do conhecimento, promovendo uma ampla discussão sobre os temas em pauta.


Esperamos que este encontro acadêmico proporcione um espaço de diálogo e intercâmbio de ideias entre pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados na área da educação. Será uma oportunidade única para aprofundar o conhecimento sobre a Pedagogia Histórico-Crítica, suas implicações nas políticas públicas e sua relação com o mundo do trabalho.


Contamos com a presença de todos(as) para o sucesso deste evento!


Comissão Organizadora e Grupos de Trabalho


PALESTRANTES E MEDIADORES

{{item.nome}}

{{item.nome}}



PROGRAMAÇÃO

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

GRUPOS DE TRABALHO - GTs

Ementas e Coordenadores

GT 01 - História e Historiografia da Educação

Coordenação: Profs. Chagas Souza, Anselmo Colares (UFOPA)

 

Ementa: o GT História e Historiografia da Educação, visa a divulgação do conhecimento produzido no âmbito da área, envolvendo estudos sobre história e memória educacional, história da organização da instrução pública, imprensa e educação, história das instituições escolares, história das disciplinas, história da educação e representações, história da profissão docente, concepções e história da educação superior e da universidade brasileira, gênero e educação.

 

GT 02 – Ideias Pedagógicas e Pensamento Educacional

Coordenadores: Profs. Mara Regina Jacomelli (UNICAMP), Isabel (UEPG) e Alboni Marisa Dudeque Pinovski Vieira (PUCPR)

 

Ementa: O GT reúne trabalhos que versam sobre o as ideias pedagógicas e o pensamento educacional no Brasil e no mundo, a trajetória e a produção dos intelectuais que atuaram no campo da educação, vinculando-os a projetos societários e educacionais, individuais ou coletivos, a partir de posicionamentos e opiniões publicados na imprensa, de propostas de intervenção na educação, nas instituições educativas e culturais e nas políticas públicas. Serão aceitos trabalhos que privilegiem as discussões sobre: pensamento educacional; história e produção de intelectuais; intelectuais, imprensa e educação; intelectuais, política e educação.

 

GT 03 – Alfabetização, leitura e escrita na perspectiva histórico-crítica

Coordenadores: Profs. Rafael de Farias Ferreira (PPGE/UFPB) e Zenildo José Barbosa (PPGE/UFPB)

 

Ementa: O GT contempla estudos teóricos e empíricos sobre alfabetização e língua portuguesa, na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. Propõe debater políticas educacionais nesse campo, seja em perspectiva histórica, seja no contexto atual, voltadas ao enfrentamento do analfabetismo, melhoria do ensino da leitura e da escrita, formação de professores, recomposição da aprendizagem, mudanças curriculares, oferta de livros e outros recursos didáticos, etc. Serão acolhidas discussões de práticas de ensino e propostas pedagógicas que aproximem a Pedagogia Histórico-Crítica do trabalho com a linguagem e letramento em sala de aula na escola pública.

 

GT 04 –Formação de professores e Trabalho Docente

Coordenadores: Profs. Luciana Cristina Salvatti Coutinho (UFSCAR), Leidy Jane Claudino de Lima (PPGE/UFPB) e Ana Paula Ribeiro de Sousa (UFMA)

 

Ementa: O objetivo do GT é discutir as relações entre o mundo trabalho e a educação, tendo como foco a educação e sua relação com a formação do trabalhador, abordando as seguintes temáticas: trabalho na sua dimensão ontológica e nas suas formas históricas; movimentos estudantis; formação omnilateral; educação dual; organização da educação básica; plano nacional de educação; base nacional comum curricular; políticas públicas e reformas da educação básica e a formação profissional; trabalho e escolaridade; trabalho e educação básica; trabalho e formação docente e trabalho docente e lazer; formação inicial e continuada; Almeja-se trazer à luz os avanços e debates teóricos presentes na produção acadêmica sobre essas problemáticas.

 

GT 05 – Estado, Políticas Públicas e Educação

Coordenadores: Profs. Gilcilene de oliveira Damasceno Barão (UERJ), Gilvaneide Nunes da Silva (PPGE/UFPB) e Maria Lília Imbiriba Sousa Colares (UFOPA) e Rodrigo Molina (UFES)

 

Ementa: Este GT se propõe a debater e socializar investigações bem como aprofundar as análises acerca das políticas educacionais que se realizam no interior do Estado e nas relações deste com as diversas classes sociais, forças políticas e grupos sociais. Estudos e debates acerca das formas pelas quais se definem as políticas públicas no âmbito da educação brasileira, considerando as relações estabelecidas entre Estado e sociedade civil no contexto socioeconômico contemporâneo; avaliação da proposição, implementação e impactos de políticas educacionais nos níveis municipal, estadual e federal; estudos comparados sobre as políticas educacionais brasileiras com as de outros países; análise da relação das políticas educacionais com as demandas dos movimentos sociais; estudos sobre os processos de gestão tanto no âmbito das escolas quanto dos sistemas de ensino e; pesquisas sobre o financiamento da educação e da escola, Estado e Direito à Educação, Políticas Públicas de Formação Educacional do Trabalhador.

 

GT 06 – Pedagogia Histórico-Crítica e Ensino Fundamental e Médio

Coordenadores: Profs. Vanessa Campos Mariano Ruckstadler (UENP), Dorgival Renê Tolentino Leite (PPGE/UFPB)

 

Ementa: Estudos e pesquisas que vinculam-se ás experiências em: questões de políticas educacionais e organização escolar; aspectos teórico-metodológicos das práticas pedagógicas no Ensino Fundamental e Médio, com ênfase nas diferentes áreas de conhecimento e do currículo escolar; práticas disciplinares, projetos didáticos e experiências inovadoras; educação ambiental, multicultural e inclusão escolar; organização do trabalho pedagógico e avaliação escolar; relação escola e sociedade; espaços educacionais não formais; cotidiano escolar.

 

GT 07 – Pedagogia Histórico-crítica e Educação infantil

Coordenadores: Profs. Heloísa Santos Varão (UEMA/PPGE/UFPB), Bertyza Carvalho Falcão Fernandes (DEBAS/UFPB)

 

Ementa: Tendo como fundamentos à Pedagogia histórico-crítica, a Filosofia da Práxis e ao Materialismo Histórico e Dialético, este GT se propõe colher estudos e pesquisas que tratem da dinâmica que caracteriza a educação de crianças que se encontram nos seus primeiros anos de vida. Currículo, políticas e práxis educacional na e para a Educação Infantil. Organização do trabalho pedagógico para a primeira infância. O papel do professor neste importante setor de ensino.

 

GT 08 – Políticas, gestão e financiamento da Educação Superior

Coordenadores: Profs. Eduardo Ferreira Albuquerque (PPGE/UFPB), Ana Cláudia Cavalcanti de Araújo (PPGE/UFPB) e Mônica de Fátima Silva Cavalcanti (PPGE/UFPB)

 

Ementa: Este GT se propõe debater a dinâmica que caracteriza ao Ensino Superior no Brasil, focando em particular em três eixos: políticas públicas, gestão e financiamento da educação. Desafios atuais e alternativas de mudança para a Educação Superior.

 

GT 09 – Educação e diversidade humana na perspectiva da PHC

Coordenadores: Profs. Maria de Lourdes de Azevedo Soares (PPGE/UFPB)

 

Ementa: Conhecimentos acerca da promoção, respeito e valorização da diversidade étnico-racial, de orientação sexual, identidade de gênero e condição de deficiência na perspectiva da PHC, colaborando para o enfrentamento da violência sexista, capacitista, étnico-racial e homofóbica no âmbito das escolas. Teoria e metodologia para problematizar as infindáveis significações produzidas na arena política das/nas relações de poder. A sexualidade humana, raça e identidades no espaço (des)educativo da escola. Olhar para as diferenças de: pessoas, crenças, valores, mitos, tabus, enfim, para a diversidade humana em uma perspectiva de classe.

 

GT 10 – Educação do Campo, Educação Indígena e PHC

Coordenadores: Profs. Clarice Zientarski (UFC), Pedro Lobo (PPGE/UFPB) e Milena Veríssimo Barbosa (PPGE/UFPB)

 

Ementa: Gestão do trabalho pedagógico dos professores do campo e da educação indígena e autonomia docente. Políticas educacionais de regulação da educação do campo e da educação indígena. Impacto das políticas educacionais de regulação na gestão do trabalho docente em sala de aula. Estratégias docentes para promover práticas pedagógicas e a autonomia no contexto de regulação. Contribuições da PHC para a educação do campo e a educação indígena.

 

GT 11 – Marxismo e Educação

Coordenadores: Profs. José Paulino Orso, Genilson Silva (PPGE/UFPB) e Ariosvalber Oliveira (PPGE/UFPB)

 

Ementa: Deverão fazer parte deste GT trabalhos resultantes de pesquisas que tenham como pressuposto a compreensão das origens e o movimento contraditório do modo de produção capitalista e seus desdobramentos na formação do homem. Contribuição dos escritos marxistas para a elaboração de uma teoria e pedagogia marxista em educação. Contribuições de Marx, Engels, Gramsci e Mészáros para a educação. Formação omnilateral, mediação e emancipação humana.

 

GT 12 - Pedagogia Histórico-Crítica: fundamentos históricos, filosóficos e metodológicos

Coordenadores: Profs. Régis Silva (UNICAMP)

 

Ementa: Estudos sobre os fundamentos históricos, filosóficos e metodológicos da Pedagogia Histórico-Crítica, que orientam a compreensão do fenômeno educativo e suas determinações nas relações indivíduo-gênero humano e escola-sociedade. Abarca investigações cuja centralidade reflita sobre os elementos fundamentais para a compreensão do método pedagógico-científico (materialista histórico dialético) e suas implicações ético-política para a práxis educativa. Contempla também pesquisas sobre o próprio desenvolvimento da teoria pedagógica da pedagogia Histórico-Crítica.

 

INSCRIÇÕES

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

LOCAL DO EVENTO

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}