GRUPOS DE TRABALHO - GTs
Ementas e Coordenadores
GT 01 - História e
Historiografia da Educação
Coordenação: Profs. Chagas Souza, Anselmo Colares (UFOPA)
Ementa: o GT História e Historiografia da Educação, visa a
divulgação do conhecimento produzido no âmbito da área, envolvendo estudos
sobre história e memória educacional, história da organização da instrução
pública, imprensa e educação, história das instituições escolares, história das
disciplinas, história da educação e representações, história da profissão
docente, concepções e história da educação superior e da universidade
brasileira, gênero e educação.
GT 02 – Ideias Pedagógicas
e Pensamento Educacional
Coordenadores: Profs. Mara Regina Jacomelli (UNICAMP), Isabel (UEPG)
e Alboni Marisa Dudeque Pinovski Vieira (PUCPR)
Ementa: O GT reúne trabalhos que versam sobre o as ideias
pedagógicas e o pensamento educacional no Brasil e no mundo, a trajetória e a
produção dos intelectuais que atuaram no campo da educação, vinculando-os a
projetos societários e educacionais, individuais ou coletivos, a partir de
posicionamentos e opiniões publicados na imprensa, de propostas de intervenção
na educação, nas instituições educativas e culturais e nas políticas públicas.
Serão aceitos trabalhos que privilegiem as discussões sobre: pensamento
educacional; história e produção de intelectuais; intelectuais, imprensa e
educação; intelectuais, política e educação.
GT 03 – Alfabetização,
leitura e escrita na perspectiva histórico-crítica
Coordenadores: Profs. Rafael de Farias Ferreira (PPGE/UFPB) e
Zenildo José Barbosa (PPGE/UFPB)
Ementa: O GT contempla estudos teóricos e empíricos sobre
alfabetização e língua portuguesa, na perspectiva da Pedagogia
Histórico-Crítica. Propõe debater políticas educacionais nesse campo, seja em
perspectiva histórica, seja no contexto atual, voltadas ao enfrentamento do
analfabetismo, melhoria do ensino da leitura e da escrita, formação de professores,
recomposição da aprendizagem, mudanças curriculares, oferta de livros e outros
recursos didáticos, etc. Serão acolhidas discussões de práticas de ensino e
propostas pedagógicas que aproximem a Pedagogia Histórico-Crítica do trabalho
com a linguagem e letramento em sala de aula na escola pública.
GT 04 –Formação de
professores e Trabalho Docente
Coordenadores: Profs. Luciana Cristina Salvatti Coutinho (UFSCAR),
Leidy Jane Claudino de Lima (PPGE/UFPB) e Ana Paula Ribeiro de Sousa (UFMA)
Ementa: O objetivo do GT é discutir as relações entre o mundo
trabalho e a educação, tendo como foco a educação e sua relação com a formação
do trabalhador, abordando as seguintes temáticas: trabalho na sua dimensão
ontológica e nas suas formas históricas; movimentos estudantis; formação
omnilateral; educação dual; organização da educação básica; plano nacional de
educação; base nacional comum curricular; políticas públicas e reformas da
educação básica e a formação profissional; trabalho e escolaridade; trabalho e
educação básica; trabalho e formação docente e trabalho docente e lazer;
formação inicial e continuada; Almeja-se trazer à luz os avanços e debates
teóricos presentes na produção acadêmica sobre essas problemáticas.
GT 05 – Estado, Políticas
Públicas e Educação
Coordenadores: Profs. Gilcilene de oliveira Damasceno Barão (UERJ),
Gilvaneide Nunes da Silva (PPGE/UFPB) e Maria Lília Imbiriba Sousa Colares (UFOPA) e Rodrigo Molina (UFES)
Ementa: Este GT se propõe a debater e socializar investigações
bem como aprofundar as análises acerca das políticas educacionais que se
realizam no interior do Estado e nas relações deste com as diversas classes
sociais, forças políticas e grupos sociais. Estudos e debates acerca das formas
pelas quais se definem as políticas públicas no âmbito da educação brasileira,
considerando as relações estabelecidas entre Estado e sociedade civil no
contexto socioeconômico contemporâneo; avaliação da proposição, implementação e
impactos de políticas educacionais nos níveis municipal, estadual e federal;
estudos comparados sobre as políticas educacionais brasileiras com as de outros
países; análise da relação das políticas educacionais com as demandas dos
movimentos sociais; estudos sobre os processos de gestão tanto no âmbito das
escolas quanto dos sistemas de ensino e; pesquisas sobre o financiamento da
educação e da escola, Estado e Direito à Educação, Políticas Públicas de
Formação Educacional do Trabalhador.
GT 06 – Pedagogia
Histórico-Crítica e Ensino Fundamental e Médio
Coordenadores: Profs. Vanessa Campos Mariano Ruckstadler (UENP),
Dorgival Renê Tolentino Leite (PPGE/UFPB)
Ementa: Estudos e pesquisas que vinculam-se ás experiências em:
questões de políticas educacionais e organização escolar; aspectos
teórico-metodológicos das práticas pedagógicas no Ensino Fundamental e Médio,
com ênfase nas diferentes áreas de conhecimento e do currículo escolar;
práticas disciplinares, projetos didáticos e experiências inovadoras; educação
ambiental, multicultural e inclusão escolar; organização do trabalho pedagógico
e avaliação escolar; relação escola e sociedade; espaços educacionais não
formais; cotidiano escolar.
GT 07 – Pedagogia
Histórico-crítica e Educação infantil
Coordenadores: Profs. Heloísa Santos Varão (UEMA/PPGE/UFPB), Bertyza
Carvalho Falcão Fernandes (DEBAS/UFPB)
Ementa: Tendo como fundamentos à Pedagogia histórico-crítica, a
Filosofia da Práxis e ao Materialismo Histórico e Dialético, este GT se propõe
colher estudos e pesquisas que tratem da dinâmica que caracteriza a educação de
crianças que se encontram nos seus primeiros anos de vida. Currículo, políticas
e práxis educacional na e para a Educação Infantil. Organização do trabalho
pedagógico para a primeira infância. O papel do professor neste importante
setor de ensino.
GT 08 – Políticas, gestão e
financiamento da Educação Superior
Coordenadores: Profs. Eduardo Ferreira Albuquerque (PPGE/UFPB), Ana
Cláudia Cavalcanti de Araújo (PPGE/UFPB) e Mônica de Fátima Silva Cavalcanti (PPGE/UFPB)
Ementa: Este GT se propõe debater a dinâmica que caracteriza ao
Ensino Superior no Brasil, focando em particular em três eixos: políticas
públicas, gestão e financiamento da educação. Desafios atuais e alternativas de
mudança para a Educação Superior.
GT 09 – Educação e
diversidade humana na perspectiva da PHC
Coordenadores: Profs. Maria de Lourdes de Azevedo Soares (PPGE/UFPB)
Ementa: Conhecimentos acerca da promoção, respeito e valorização
da diversidade étnico-racial, de orientação sexual, identidade de gênero e
condição de deficiência na perspectiva da PHC, colaborando para o enfrentamento
da violência sexista, capacitista, étnico-racial e homofóbica no âmbito das
escolas. Teoria e metodologia para problematizar as infindáveis significações
produzidas na arena política das/nas relações de poder. A sexualidade humana,
raça e identidades no espaço (des)educativo da escola. Olhar para as diferenças
de: pessoas, crenças, valores, mitos, tabus, enfim, para a diversidade humana
em uma perspectiva de classe.
GT 10 – Educação do Campo,
Educação Indígena e PHC
Coordenadores: Profs. Clarice Zientarski (UFC), Pedro Lobo
(PPGE/UFPB) e Milena Veríssimo Barbosa (PPGE/UFPB)
Ementa: Gestão do trabalho pedagógico dos professores do campo e
da educação indígena e autonomia docente. Políticas educacionais de regulação
da educação do campo e da educação indígena. Impacto das políticas educacionais
de regulação na gestão do trabalho docente em sala de aula. Estratégias
docentes para promover práticas pedagógicas e a autonomia no contexto de
regulação. Contribuições da PHC para a educação do campo e a educação indígena.
GT 11 – Marxismo e Educação
Coordenadores: Profs. José Paulino Orso, Genilson Silva (PPGE/UFPB)
e Ariosvalber Oliveira (PPGE/UFPB)
Ementa: Deverão fazer parte deste GT trabalhos resultantes de
pesquisas que tenham como pressuposto a compreensão das origens e o movimento
contraditório do modo de produção capitalista e seus desdobramentos na formação
do homem. Contribuição dos escritos marxistas para a elaboração de uma teoria e
pedagogia marxista em educação. Contribuições de Marx, Engels, Gramsci e
Mészáros para a educação. Formação omnilateral, mediação e emancipação humana.
GT 12 - Pedagogia
Histórico-Crítica: fundamentos históricos, filosóficos e metodológicos
Coordenadores: Profs. Régis Silva (UNICAMP)
Ementa: Estudos sobre os fundamentos históricos, filosóficos e
metodológicos da Pedagogia Histórico-Crítica, que orientam a compreensão do
fenômeno educativo e suas determinações nas relações indivíduo-gênero humano e
escola-sociedade. Abarca investigações cuja centralidade reflita sobre os
elementos fundamentais para a compreensão do método pedagógico-científico
(materialista histórico dialético) e suas implicações ético-política para a
práxis educativa. Contempla também pesquisas sobre o próprio desenvolvimento da
teoria pedagógica da pedagogia Histórico-Crítica.