VI Semana em Favor de Igualdade Racial

VI Semana em Favor de Igualdade Racial

online Este é um evento online

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

ACE Summit 2024

Sexta-Feira, 26 de Julho

São Paulo, SP

V Congresso Internacional de Ciência, Saúde e Espiritualidade

Quinta-Feira, 11 de Abril

Juiz de Fora, MG

20º Congresso Brasileiro de Bioinformática: X-Meeting 2024

Terça-Feira, 11 de Junho

Salvador, BA

Evento online

III Fórum Online de Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade

Quarta-Feira, 8 de Maio

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

SOBRE O EVENTO

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) da Universidade Federal do Acre (Ufac) está promovendo a 6ª edição da Semana em Favor de Igualdade Racial (VI Sefir), evento de extensão, que conta com a parceria dos Cursos de História (Licenciaturas e Bacharelado), do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH/Ufac) e ainda dos movimentos sociais.

Devido ao contexto da pandemia causada pelo novo Covid-19, nos adequamos para que todo o evento ocorra de forma on-line. Assim, contaremos com Minicursos/Oficinas, Grupos de Trabalho (GTs) e Lives com temas amplos, voltados para as discussões sobre raça, racismo e políticas de promoção de igualdade racial.

Venha participar e contribuir com a gente!

ATENÇÃO: TODAS AS INSCRIÇÕES SÃO FEITAS ATRAVÉS DOS LINKS ABAIXO, QUE DIRECIONAM PARA OS FORMULÁRIOS DE INSCRIÇÕES.

INSCRIÇÕES PARA MINICURSOS/OFICINAS



Estão abertas as inscrições para minicursos!

Confira-os aqui, e se inscreva logo abaixo!

MC01: Racismo estrutural no Brasil: epistemicídio e a necropolítica dos corpos negros

André Almeida Santos

O escopo do presente Minicurso é analisar a história do racismo no Brasil por diferentes vertentes, enfatizando suas diversas facetas e manifestações. Dentre elas: o racismo individual, o racismo institucional e o racismo estrutural, elucidando as relações entre a biopolítica, o epistemicídio e a necropolítica. Em suma, as estruturas socioeconômicas e sociopolíticas contribuem para colocar a população negra em locais de subalternidade, com isso, temos o controle do corpo, o sucumbir dos saberes, por fim, a fabricação da morte ou a convivência com situações “limítrofes da morte” de forma contínua entre elas nas periferias e favelas brasileiras.

MC02: Uma reflexão decolonial sobre o sistema de justiça brasileiro: possibilidades para construção de políticas antirracistas

Cláudia Marques de Oliveira

Pâmela Villela

O MC 02 objetiva estabelecer reflexões decoloniais sobre o sistema de justiça brasileiro, no sentido de corroborar no combate ao racismo institucional junto aos organismos de operação do direito, no atendimento judiciário e na promoção de uma justiça mais igualitária para todos os seus públicos. Como um convite a pensar possibilidades para construções de políticas antirracistas.

MC03: O processo histórico de inferiorização dos povos negros e indígenas

Danilo Rodrigues do Nascimento

Andrisson Ferreira da Silva

Eldo Carlos Gomes Barbosa Shanenawa

Este minicurso objetiva pensar o entendimento de como a sociedade está estruturada em uma luta que não é somente de classes, mas, historicamente, de raça. Também, como o racismo científico foi um fator condicionante para as influências correlatas de racismo que o mundo hoje vivência e presencia em sua contemporaneidade. Atrelado a isso tem se por objetivo explicitar os condicionantes históricos que propiciaram para o desenvolvimento do racismo em suas diversas formas desde o racismo científico, o darwinismo social e a eugenia em sua propagação aos negros e indígenas, buscando compreender como este processo deve ser rompido por meio dos estudos que possibilitam entrever o encerramento da hegemonia ocidental.

MC04: “A cor da justiça”: perspectivas jurídicas para a população afrobrasileira

Francisco Raimundo Alves Neto

Jeissyane Furtado da Silva

Em seus postulados, a partir de uma experiência norte-americana, Michelle Alexander reflete sobre os processos de encarceramento da população afro-americana, consoante ao sistema escravocrata, postulando o que entenderia por colorblindness, ao que nos seria traduzido como “a cor da justiça”. Nesses processos, objetivamos uma reflexão teórica que verse sobre as perspectivas jurídicas à comunidade afro-americana, a partir das propostas de Michelle Alexander, Keila Grimberg, Hebe Mattos, Silvio de Almeida, Adilson Moreira e Juliana Borges, em um debate aos cenários compostos no judiciário brasileiro, que deve ser atuante e emancipatório à condição de liberdade e de sujeito ao negro, hoje condicionado ao genocídio, à violência policial e ao encarceramento em massa

MC05: Entre axós e ilequês: crianças de asè e o seu direito de usarem suas indumentárias religiosas na escola

Maritana Drescher da Cruz

Letícia Fernandes Ivanike de Almeida

Este minicurso objetiva apresentar o direito da criança adepta de uma religião afro-brasileira de usar suas indumentárias religiosas na escola; contribuir com a conscientização da sociedade escolar acerca da pertinência de tais objetos para a formação social das(os) estudantes; propor aos participantes uma imersão cultural, confeccionando um ilequê.

MC06: Mulheres negras na sociedade acriana: produção acadêmica e participação no mercado de trabalho

Marisol de Paula Reis Brandt

O objetivo central deste minicurso é promover um espaço de reconhecimento e visibilidade à contribuição da mulher negra acriana para o mercado de trabalho e a produção acadêmica, com o intuito de refletir sobre o significado de ser mulher negra frente aos desafios que a sociedade lhe impõe. Diante disso, propõe-se:

1. Reunir mulheres negras - professoras, alunas, intelectuais e outras profissionais - para dialogar sobre participação no mercado de trabalho e produção acadêmica de mulheres negras na sociedade acriana, tendo como eixo norteador a construção de um pensamento racial interseccionado com gênero.

2. Propiciar às mulheres negras a oportunidade de falar sobre si mesmas, suas conquistas e contribuições em âmbito acadêmico e/ou profissional, com o intuito de dar visibilidade ao modo como suas ações se aplicam ao dia-a-dia, no contexto das relações sociais;

3. Abordar alguns dos principais desafios, bem como dos limites e das dificuldades vivenciadas  na trajetória da mulher negra, para se fazer presente em espaços que ainda se configuram pela interdição e privilégio a determinados grupos;

4. Destacar a importância e a singularidade da luta da mulher negra na sociedade brasileira, tendo como eixo norteador a construção identitária sob a vertente do reconhecimento social.

MC07: Colonialismo e Escravismo no Brasil

Nedy Bianca Medeiros de Albuquerque

Este minicurso objetiva estimular aos cursista a compreensão de que Colonialismo e Escravismo se relacionam na História do Brasil e de suas populações, sendo indissociáveis do racismo; Explicar que as ações afirmativas são políticas de reparação ao Colonialismo e Escravismo.

MC08: Discutindo o Pensamento Feminista Negro

Queila Batista Santos

Sulamita Rosa da Silva     

Discutir sobre o pensamento feminista negro com ênfase em sua construção sociológica. Identificar as especificidades do pensamento feminista negro e sua relação com as práticas do feminismo negro.

Conhecer os temais centrais do pensamento feminista negro relacionando - os com as opressões interseccionais.

Analisar a epistemologia feminista negra como teoria social crítica.

MC09: Politica afirmativa de acesso a educação superior no Brasil

Silvia Maria Amorin Lima

Este minicurso objetiva Disseminar a importância das políticas afirmativas para a população negra; Descaracterizar o discurso meritocrático; e Apreender as estruturas raciais fortalecidas por discursos contrários as cotas

MC10: “Umbigo da cor, abrigo da dor”: a trajetória dos personagens negros no Brasil

Tiago Jesus dos Anjos

Ulisses Macêdo Júnior

Alison Borges Vitor

Este minicurso objetiva traçar um panorama acerca dos personagens negros e suas representações na Literatura Brasileira


INSCREVA-SE AQUI!

LIVES

INSCREVA-SE NAS LIVES!


FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO



ATIVIDADES

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

CRONOGRAMA


ATIVIDADEDATA/PERÍODO
Inscrições de GTs e Minicursos
27/07 a 10/08/20
Avaliação de GTs e Minicursos inscritos
11 a 20/08/20
Resultado final de GTs e Minicursos inscritos21/08/20
Inscrições de resumos em GTs22/08 a 25/09/20
Avaliação dos resumos pelos coordenadores de GTs21 a 27/09/20
Resultado Preliminar dos Resumos inscritos em GTs28/09/20
Período de Revisão dos Resumos pelos autores29/09 a 05/10/2020
Devolutiva dos resumos para os coordenadores de GTs06/10/20
Revisão final dos coordenadores de GTs dos resumos07 a 13/10/20
Resultado Final dos Resumos aceitos para serem comunicados em GTs14/10/20
Publicação do Caderno de Resumos21/10/20
Fim da inscrição de minicursos30/10
Data do Evento03 a 06/11/20
{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}