Este é um evento online
O evento já encerrou
História do Evento
O I Seminário Luso-Brasileiro de Educação, realizado em maio de 2020, foi dedicado à temática "Metodologias de Pesquisa", realizando-se conferências, mesas redonda e minicursos sobre Paradigmas da Pesquisa, Pesquisa no Processo de Formação do Professor, Métodos Quantitativos e Qualitativos, Ética na Pesquisa, Tecnologias na Pesquisa, Revisão Sistemática da Literatura, entre outros assuntos. A I Edição teve a colaboração do Grupo de Pesquisa em Educação na Cultura Digital e Redes de
Formação (GPKosmos) da Universidade Federal de Santa Maria (RS).
A II Edição do Seminário será dedicada ao tema da "Didática e Inovação no Ensino Superior" e conta com a parceria do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Brasil) e da Universidade de Santiago (Cabo Verde).
Apresentação do II Seminário
O II Seminário Luso-Brasileiro de Educação visa estabelecer a troca de experiências entre pesquisadores brasileiros e portugueses no âmbito da temática "Didática e Inovação no Ensino Superior". Além disso, o Seminário pretende dar a conhecer tendências nacionais e internacionais ao nível da didática e inovação no Ensino Superior.
Através das conferência, mesas redondas e oficinas, tentaremos responder a algumas questões que marcam a atualidade do ensino superior: Será que estamos a usar a didática mais adequada? O processo de ensino estará adequado aos atuais desafios da educação? As universidades estão a promover a inovação? Qual o tipo de inovação que desenvolvemos nas universidades? Qual o papel da gestão universitária para o desenvolvimento da inovação no ensino superior?
O II Seminário Luso-Brasileiro de Educação conta com a participação de convidados do Brasil, Cabo Verde, Portugal e Rep. Congo.
Temáticas em Análise
Cidadania Europeia no Ensino Superior
Design Thinking
Didática e Cultura na Inovação
Financiamento da Inovação no Ensino Superior
Inovação e Extensão Universitária
Tecnologias Móveis e Inclusão
Tecnologias e Inovação na Pesquisa
Redes sociais no ensino
Destinatários
- Estudantes de graduação e pós-graduação;
- Professores do Ensino Superior;
- Gestores do Ensino Superior;
- Pesquisadores na área de Didática e Inovação no Ensino Superior.
Período para Inscrição
26/março a 30/abril de 2021.
Certificação
Todos os participantes inscritos têm acesso a certificado de participação com duração de 25 horas.
Metodologia
Todas as atividades serão dinamizadas a distância e de forma síncrona.
Será realizada a gravação de todas as conferências, mesas redondas e minicursos. Os participantes, que por dificuldades de horário não possam assistir de forma síncrona, podem acompanhar o evento através das gravações.
Documentação
Todos os participantes inscritos no evento, têm acesso aos slides, documentos de apoio e/ou bibliografia complementar.
Parceiros
Programa de Pós-Graduação em Ensino, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil.
Programa de Mestrado em Pedagogia, Universidade de Santiago, Cabo Verde.
Informações
E-mail: slbe.secretariado@gmail.com
WhtasApp: +55 (84) 8111-6657
Período de inscrição 26/março a 30/abril de 2021
{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.descricao}}{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.nome}}
{{item.nome}}
Comissão Organizadora
Prof. Dr. José Cezinaldo Rocha Bessa (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil)
Prof. Dr. Miguel Dias (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Brasil)
Prof. Dra. Sheyla Maria Fontenele Macedo (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil)
Doutorando Luís Filipe Rodrigues (Universidade de Santiago, Cabo Verde)
Doutoranda Márcia Mychelle Nogueira do Nascimento (Universidade Federal de Santa Maria, Brasil)
Mestranda Jayne Cristina Franco de Aquino (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil)
Mestranda Carla Cristiane Franco de Aquino (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil)
Comissão Científica
Prof. Dra. Ana Sofia Rodrigues Rézio (Universidade Atlântica, Portugal)
Prof. Dra. Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes (Universidade Federal de Santa Maria, Brasil)
Prof. Dr. Allan Solano Souza (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil)
Prof. Dr. António Félix Flores Rodrigues, Universidade dos Açores, Portugal.
Prof. Dr. Basilele Malomalo (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Brasil)
Prof. Dr. Bruno José Ferreira Mendes (Instituto Piaget, Campus Universitário de Almada, Portugal)
Prof. Dr. Elcimar Simão Martins (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Brasil)
Prof. Dr. Expedito Wellington Chaves Costa (Instituto Federal do Ceará, Brasil)
Prof. Me. Filipe Gutierre Carvalho de Lima Bessa (Universidade Estadual Vale do Acaraú, Brasil)
Prof. Dr. Fabio Alexandre Araujo dos Santos (Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Brasil)
Prof. Dr. Fernando António Rodrigues Vieira (Instituto Piaget, Campus Universitário de Almada, Portugal)
Prof. Dra. Flora Raquel Medina Zavala (Universidad Pedagógica Nacional
Francisco Morazán, Honduras)
Prof. Dra. Isabel Cristina Ferreira Neves Baltazar (Universidade Nova de Lisboa, Portugal)
Prof. Dr. Joaquim José Jacinto Escola (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal)
Prof. Dr. José Alberto de Figueiredo Oliveira Rodrigues (Escola Superior de Gestão do Politécnico de Castelo Branco, Portugal)
Prof; Dr. José Cezinaldo Rocha Bessa (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil)
Prof. Dr. José Jackson Reis dos Santos (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil)
Prof. Dr. José Vilian Mangueira (Universidade Estadual da Paraíba, Brasil)
Prof. Dra. Luana Priscila Wunsch (Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil)
Prof. Dr. Luís Miguel Dias Caetano (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Brasil)
Prof. Dra. Maria da Conceição dos Santos Nicolau (Ministério da Educação, Portugal)
Prof. Dr. Marco Alexandre da Silva Batista (Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal)
Prof. Dr. Samba Sané (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Brasil)
Prof. Dra. Sannya Fernanda Nunes Rodrigues (Universidade Estadual do Maranhão, Brasil)
Prof. Dra. Sheyla Maria Fontenele Macedo (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil)
Prof. Dra. Verônica Maria de Araújo Pontes (Instituto Federal do Rio Grande do Norte)
Prof. Dr. Vinicius Claudino de Sá (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil)