I SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL SOBRE AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO

I SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL SOBRE AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO

presencial Colégio Pedro II, Campo de São Cristóvão, 177 - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

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Sobre o evento

O Seminário Interinstitucional sobre Avaliação de Programas de Pós-Graduação (SIAPPG) é um evento voltado para coordenadores, docentes, discentes e egressos de cursos de Pós-Graduação e demais interessados na área do Ensino. O evento é organizado de forma colaborativa pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura do CPII (PROPGPEC-CPII), pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFRJ (PROPPI-IFRJ), pela Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação do CEFET-RJ e por seis Programas de Pós-Graduação: Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica (MPPEB-CPII), Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT-CPII); Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PROPEC-IFRJ); Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica (PPGEB-Uerj); Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde (Nutes/UFRJ); Programa da Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PEMAT-UFRJ). A finalidade é promover diálogos sobre avaliação de Programas de Pós-Graduação e sobre ensino, práticas docentes e formação continuada de profissionais da Educação.


Clique aqui para baixar o folder com a Programação

Orientações - Sessões de Comunicação Oral (19 de agosto)

As sessões de comunicação oral terão a duração total de 2 horas. Cada apresentador terá até 15 minutos para expor informações centrais sobre o seu trabalho. Caso o apresentador opte por projetar slides da apresentação, deverá trazê-la em pendrive, em arquivo PDF. A Comissão organizadora disponibilizou um template próprio para a elaboração da apresentação.


Após a exposição oral de todos os apresentadores, o mediador incentivará a troca de experiências por meio de questões específicas sobre cada trabalho. As questões feitas pelo mediador buscam potencializar as reflexões sobre os temas abordados de forma a ampliar os conhecimentos construídos a partir  de uma abordagem dialógica.

Clique aqui para ver a relação de trabalhos por sala.

Clique aqui para baixar o template para a comunicação oral

Orientações - Apresentação de Pôsteres (20 de agosto)

A Sessão de apresentação de Pôsteres terá a duração total de 1 hora. Os pôsteres serão expostos no Jardim dos Flamboyants - Prédio da Reitoria (1º andar), das 10h30 às 11h30. Durante o período de exposição, o apresentador exporá informações centrais sobre o seu trabalho para os demais participantes e para professores avaliadores, incumbidos de apreciar o trabalho. 

Clique aqui para ver a relação dos Pôsteres a serem apresentados.

Clique aqui para baixar o template para a elaboração do Pôster. A dimensão do Pôster é 90 cm (largura) x 120 cm (altura). Há duas opções de configuração de texto (2 ou 3 colunas de conteúdo). O autor deverá escolher a configuração mais conveniente para o seu trabalho.

INSCRIÇÕES e SUBMISSÃO DE TRABALHOS: IMPORTANTE!

SOBRE A INSCRIÇÃO NAS ATIVIDADES

  • A inscrição nas atividades é condição para participar do evento.
  • As inscrições nas OFICINAS serão restritas a Docentes e Coordenadores de Programas de Pós-Graduação.
  • As inscrições nas MESAS, PALESTRAS E MOSTRAS DE PRODUTOS EDUCACIONAIS estão abertas a Discentes e Egressos de Programas de Pós-Graduação, bem como a Docentes, Coordenadores de Programas de Pós-Graduação e demais interessados.
  • Após a realização da inscrição no site do evento, o participante receberá um e-mail de confirmação. Nesse e-mail, terá acesso a sua conta no site do evento e ao link para realizar as inscrições nas atividades.

SOBRE A SUBMISSÃO DE TRABALHOS 

(PRAZO PRORROGADO!)

  • A submissão de trabalhos ocorrerá do dia 11 de julho ao dia 02 de agosto de 2024, às 23h59;
  • Para submeter trabalhos, todos os autores devem estar inscritos no evento;
  • Após a realização da inscrição de todos os autores, o primeiro autor deverá enviar os arquivos com os resumos para siappgrj@gmail.com
  • Vide mais informações na seção "NORMAS PARA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DOS RESUMOS".

Inscrições

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Programação

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NORMAS PARA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DOS RESUMOS

Clique aqui para fazer o dowload das NORMAS
Clique aqui para fazer o download do TEMPLATE para submissão de trabalhos

As sessões de “Comunicação Oral” e de “Apresentação de Pôsteres” de Produtos/Processos Educacionais (PE) serão organizadas de acordo com os eixos temáticos do evento, a saber:
  • Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente;
  • Ensino Aprendizagem na Educação Básica;
  • Ensino Aprendizagem na Educação Superior;
  • Filosofia, História, Sociologia e Epistemologia;
  • Formação de Professores; 
  • Políticas Educacionais e Curriculares na Educação Básica.
As submissões dos resumos ocorrerão por e-mail, seguindo os seguintes critérios: 
  • As submissões ocorrerão do 11 de julho ao dia 02 de agosto de 2024, às 23h59 (PRAZO PRORROGADO!);
  • Para a submissão, todos os autores devem estar inscritos no evento;
  • Após a realização da inscrição de todos os autores, o primeiro autor deverá enviar os arquivos com os resumos para siappgrj@gmail.com;
  • No campo "Assunto" deverá constar: INSCRIÇÃO DE TRABALHO - I SIAPPG - ÁREA TEMÁTICA - NOME E CPF DO PRIMEIRO AUTOR 
  • Deverão ser anexados dois arquivos: (i) o resumo sem identificação de autores e o (ii) o resumo com identificação de autores, ambos em arquivo Word.
  • No corpo da mensagem deverá constar: número de inscrição informado no e-mail de confirmação, nome e CPF do primeiro autor, Título do trabalho, área temática, modalidade (comunicação oral/pôster);
  • Na sessão de Comunicação Oral serão aceitos apenas trabalhos sobre Produto/Processo Educacional finalizado;
  • Na sessão de apresentação de Pôsteres serão aceitos trabalhos sobre Produto/Processo Educacional em andamento ou finalizado;
  • Os trabalhos não selecionados para a modalidade Comunicação Oral, poderão ser indicados pela Comissão Científica para apresentação sob a forma de Pôster;
  • A submissão de trabalhos por discentes, egressos ou matriculados, deverá, obrigatoriamente, incluir o professor orientador;
  • Cada trabalho poderá ter até quatro autores (discentes) mais o professor orientador, desde que todos estejam inscritos no evento;
  • Cada inscrição de discente permite até 02 submissões de trabalhos;
  • Resumos fora das normas de submissão serão desconsiderados.

Os trabalhos submetidos ao I SIAPPG serão avaliados pela Comissão Científica do evento a partir dos critérios abaixo:
  1. Pertinência do conteúdo em relação à temática geral do SIAPPG e dos eixos temáticos do evento; 
  2. Clareza na formulação e no desenvolvimento do texto do resumo; 
  3. Consistência e rigor na fundamentação teórica e metodológica de construção do PE; 
  4. Respeito à norma culta da língua; 
  5. Completude da estrutura básica de um resumo: breve introdução, objetivo(s), método de elaboração do PE, resultados/resultados esperados de sua aplicação (impacto), discussão e considerações finais; 
  6. Cumprimento das condições de submissão e das normas de formatação.

Quanto às normas de formatação dos textos, estes devem ter de 500 a 750 palavras, formatados segundo as normas da ABNT vigentes e com as seguintes especificações:
  • Margem superior e inferior com 2,5 cm; 
  • Margem esquerda e direita com 3,0 cm; 
  • Fonte: Times New Roman, tamanho 12;
  • Espaçamento entre linhas simples 1,0pt;
  • Alinhamento: justificado; 
  • Título: fonte Times New Roman, tamanho 14, negrito, centralizado e em CAIXA ALTA;
  • Nome do (co)autor e instituição: fonte Times New Roman, tamanho 12 e alinhados à direita; 
  • Palavras-chave: até cinco palavras, fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhados à esquerda;
  • O Resumo deverá conter: breve introdução, objetivo(s), método de elaboração do PE, resultados/resultados esperados de sua aplicação (impacto), discussão e considerações finais; 
  • Indicar eixo temático de submissão no rodapé do trabalho. 
Os trabalhos aprovados serão divulgados até o dia 10 de agosto de 2024.

Todos os resumos aprovados serão publicados nos Anais Eletrônicos do Evento. Ao enviar seus trabalhos para o I SIAPPG, os autores cedem automaticamente os direitos autorais para publicação do trabalho.




Convidados

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Comissão Organizadora e Científica

Carolina Mary Medeiros

Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (CPII)

http://lattes.cnpq.br/8905452738508365

Kátia Regina Xavier da Silva

Diretora de Pós-Graduação (CPII)

http://lattes.cnpq.br/2686345319538102

Cristina Magela de Oliveira

Coordenadora de Extensão (CPII)

http://lattes.cnpq.br/9679124734289429

Ana Carolina Rigoni Carmo

Coordenadora de Pesquisa (CPII)

http://lattes.cnpq.br/4453995348727107

Juliana Maria Chrispim Campelo Lima

Coordenadora de Cultura (CPII)

http://lattes.cnpq.br/2411254303138021

Edgar Miranda da Silva

Coordenador do Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica (MPPEB-CPII)

http://lattes.cnpq.br/0346223342727773

Adjovanes Thadeu Almeida

Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT-CPII)

http://lattes.cnpq.br/2498762086139658

Marcus Vinicius da Silva Pereira

Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação – PROPPI | IFRJ

http://lattes.cnpq.br/7374980263691850

Isabel Scrivano Martins Santa Bárbara

Coordenadora-Geral de Pós-graduação – CGPG/PROPPI | IFRJ

http://lattes.cnpq.br/7539987971318500

Rebeca Natacha de Oliveira Pinto

Técnica em Assuntos Educacionais (CGPG/PROPPI)

http://lattes.cnpq.br/4366097777903260

Denise Leal de Castro

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PROPEC-IFRJ)

http://lattes.cnpq.br/9688760624499899

Agnaldo da Conceição Esquincalha

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PEMAT-UFRJ)

http://lattes.cnpq.br/9222099862516722

Juliana Dias Rovari Cordeiro

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde (PPGECS-NUTES-UFRJ)

http://lattes.cnpq.br/3854971021420099

Maria Beatriz Dias da Silva Maia Porto

Coordenadora da Linha de Pesquisa Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica (PPGEB-UERJ)

http://lattes.cnpq.br/3609646387054654

Doralice Chagas Tavares

Coordenadora Geral dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (CGLAT-CEFET/RJ)

Coordenadora substituta do Departamento de Pós-Graduação (DEPOG-CEFET/RJ)

http://lattes.cnpq.br/1070518474277614

Local do Evento

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