SAAU'19

SAAU'19

presencial Espaço Cultural José Lins do Rêgo - João Pessoa - Paraíba - Brasil

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

ACE Summit 2024

Sexta-Feira, 26 de Julho

São Paulo, SP

V Congresso Internacional de Ciência, Saúde e Espiritualidade

Quinta-Feira, 11 de Abril

Juiz de Fora, MG

20º Congresso Brasileiro de Bioinformática: X-Meeting 2024

Terça-Feira, 11 de Junho

Salvador, BA

Evento online

III Fórum Online de Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade

Quarta-Feira, 8 de Maio

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Morar, viver e [re]existir nas cidades

Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo do IESP









Atualmente, as cidades brasileiras abrigam aproximadamente 85% da população do país. Cada vez mais, o campo e suas zonas rurais vem dividindo o protagonismo territorial com outras fronteiras e a cidade se torna, então, palco de diversas narrativas. Desde meados do século XX, nossos núcleos urbanos vem sofrendo um processo de transformação avassalador: cidades grandes com caráter de metrópoles, conurbações criando novas regiões metropolitanas, cidades pequenas e médias construindo identidades de grande porte e, aliado à isso tudo, um forte e perceptível acentuamento das desigualdades sociais.


Ao mesmo tempo, em [re]ação ao panorama instalado, insurgem resistências que buscam uma nova [re]existência. A Universidade, instituição chave nesse processo de formação crítica para o pensamento contemporâneo, tem papel fundamental na construção do conhecimento. Por meio da extensão universitária é possível [re]criar e [re]consolidar as pontes com a nossa realidade. Demais instituições não governamentais, como ONGs, entidades e conselhos profissionais, grupos e movimentos da sociedade civil, entre outras, se [re]organizam de modo a se [re]conectarem às bases da nossa sociedade. A própria Arquitetura, que compõe e desenha a cidade, ganha nova concepção, se [re]estrutura e se adapta aos moldes contemporâneos. As relações sociais do século XXI imbricam à outras posturas de conformação espacial e, como em um laboratório, a cidade vai sendo [re]discutida e disputada a medida em que vai sendo produzida. Sendo assim, ao se observar o território que se descortina, com matizes de desigualdades sociais, culturais e econômicas, há de se pensar outras formas de morar, viver e [re]existir nas cidades.


Eixo temático 01: Cidades


Trata de assuntos que relacionam a cidade com suas mais diversas formas de morar, viver e [re]existir. Do corpo aos modos de representação da cidade por meio das artes: cinema, música, dança, teatro, artes-visuais, quadrinhos, grafite etc. Abrange temas concernentes ao espaço público como lugar da política, palco das intervenções artísticas, do pixo, das lutas sociais, das manifestações, dos debates públicos etc. Abarca reflexões sobre os movimentos sociais por moradia, sobre a ocupação sócio-espacial da cidade - segregação, precariedade, violência -, como também sobre o espaço contemporâneo - habitação social, políticas públicas, enclaves urbanos.


Eixo temático 02: Memórias


Trata de assuntos que relacionam o patrimônio cultural com as formas de habitar a cidade, nas suas mais diferentes escalas - do edifício ao urbano - e enfoques de reflexões técnicas à conceituais. Abarca técnicas de intervenção - restauro, retrofit, rearquitetura e afins - e aplicação de instrumentos de incentivo à habitação em bens culturais; relação das teorias do restauro com os instrumentos de gestão do patrimônio; integração das políticas de patrimônio e de habitação no planejamento das cidades; debates sobre o direito à memória como parte dos direitos à cidade; estudos sobre a habitação no âmbito da historiografia e da sociologia da arquitetura; formas de pensar a habitação a partir de ressignificações de áreas de valor patrimonial.


Eixo temático 03: Projetos


De forma transversal e transdisciplinar, este eixo busca fomentar um debate sobre discursos de projetos que sejam abrangentes e diversos em suas escalas, processos e fundamentações. Procura explorar o pensamento contemporâneo sobre projetos permeando as suas bases históricas, teóricas e críticas, atravessados por experimentações metodológicas circunstanciadas na prática projetiva. Considera o ato de projetar enquanto meio de conceber a realidade, capaz de implicar diretamente na construção de nossa vida cotidiana. Instrumento de mediação para a construção de formas de habitar e viver na cidade, condicionando modos de [re]existência. Projeto como desígnio de realidade futura, implica sobre percepções e apreensões, emoções e afetações, modos de compartilhar a vida e a própria compreensão de humanidade e de mundo. Projetar arquiteturas, desde a escala do ambiente interior à escala da paisagem urbana, suscita a presença encarnada do projetista nos processos de projetação e o entendimento sobre a realidade a ser implicada.


Eixo temático 04: Tecnologias


Entendendo a eloquência da tecnologia como campo de interação entre o cotidiano e o projeto, este eixo temático abrange a inovação e a ligação entre sistemas a partir do compartilhamento de informações; recursos e serviços que, de forma multidisciplinar, ampliam habilidades funcionais e autonomia, culminando na inclusão social. A Tecnologia Assistiva faz a conexão entre sociedade e o controle do ambiente. Promover diálogos entre: modulações e técnicas construtivas; plástica e tectônica; acessibilidade universal e gestão participativa; recursos tecnológicos e sustentabilidade; interdisciplinaridade com outros campos do saber; geoprocessamento e urbanismo; inovação de projeto e arquitetura ambientalmente consciente; interface do processo projetual: croqui, maquete e fotografia; desafio do morar e viver as cidades do futuro; eficiência energética e construção coletiva com uso racional dos recursos naturais.

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

II SPMTCCs







Local do Evento

Inscrições

*II SPMTCCs: Inscrição exclusiva para autores e/ou autoras que estão submetendo artigos para a Sessão de Pesquisas e Mostra de TCCs | As inscrições IESP são exclusivas para estudantes ou profissionais com vínculo na Instituição

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}