INSCRIÇÕES E SUBMISSÃO DE TRABALHO

Inscrições de participantes
Clique na data
24/10 a 03/12/2023
Inscrições nos minicursos
Clique na data
23/11 a 27/11/2023
SUBMISSÃO DE MINICURSO - ENCERRADO
PRORROGADO ATÉ 20/11/2023
SUBMISSÃO DE RESUMO EXPANDIDO - ENCERRADO
PRORROGADO ATÉ 20/11/2023
RESULTADOS
Divulgação das propostas de minicursos aprovadas 23/11/2023
Revisão e envio dos trabalhos com ressalva dos resumos expandidos 24/11/2023
Resultado preliminar dos resumos expandidos 25/11/2023
Divulgação da lista final dos trabalhos 30/11/2023
1. FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: este eixo recebe trabalhos oriundos de atividades de pesquisa, ensino (experiencias com projetos ou ações no âmbito de disciplinas, relatos de estágios, experiencias vivenciadas por profissionais da escola básica) e extensão que discutam concepções de educação e práticas de ensino/aprendizagem, formação de professores, dentre outros elementos e aspectos que tangenciam a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.
2. FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO DO CAMPO, EJAI, EDUCAÇÃO QUILOMBOLA, EDUCAÇÃO ESPECIAL, INDÍGENA E PROFISSIONAL: Os trabalhos submetidos para este eixo devem configurar-se como resultados de pesquisa, ensino (experiencias com projetos ou ações no âmbito de disciplinas, relatos de estágios, experiencias vivenciadas por profissionais da escola básica) e extensão que discutam concepções/práticas de educação e ensino/aprendizagem, formação de professores, dentre outros elementos e aspectos que perpassam as referidas modalidades de ensino.
3. PEDAGOGIA EM AMBIENTES ESCOLARES: recebe trabalhos que tenham como temáticas centrais: gestão pedagógica e administrativas de sistemas educacionais e unidades escolares; planejamento, organização e avaliação educacional; projeto político pedagógico da escola; concepções, práticas e o papel da gestão escolar no desenvolvimento de instituições educacionais; história, concepções, atribuições e condições de trabalho de coordenadores(as) pedagógicos(as) escolares; formação continuada de gestores(as) e coordenadores(as) pedagógicos(as) escolares.
4. PEDAGOGIA EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES: este eixo recebe trabalhos de pesquisa, ensino, extensão e prática profissional relacionadas com processos educativos e pedagógicos desenvolvidos em ambientes não escolares.
5. CURRÍCULO E POLÍTICA CURRICULAR: este eixo temático recebe trabalhos que discutam: a produção do conhecimento no campo curricular e das políticas curriculares; currículo e conhecimento; currículo e cotidiano escolar; currículo e cultura; currículo, diferença, diversidade e inclusão social; currículo e justiça social; currículo e subjetivação; currículo e medicalização; currículo e educação integral/tempo integral; currículo das disciplinas escolares e livro didático; políticas curriculares para a Educação Básica e Educação Superior; políticas curriculares para a formação inicial e continuada de professores; políticas curriculares, pandemia e ensino remoto; políticas curriculares para pessoas em privação de liberdade.
6. ESTADO, SOCIEDADE, TRABALHO E EDUCAÇÃO: os trabalhos submetidos para este eixo devem priorizar discussões que envolvam a relação Estado, sociedade e educação; Estado, trabalho e educação; escola e sociedade; a instituição escolar como lugar de socialização e construção da sociabilidade; processos educativos na sociedade contemporânea; organizações, movimentos sociais e educação; organização social do trabalho na sociedade capitalista e as políticas públicas educacionais;
7. INFÂNCIAS E EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA: estudos contemporâneos e novos paradigmas sobre a infância; contextualização histórica, social, política e pedagógica da infância; legislação e políticas educacionais para a infância brasileira; trabalho, infâncias e
educação; crianças e Infâncias na Amazônia; saberes culturais e processos educativos escolares
s e não escolares para as infâncias na Amazônia.
8. LUDICIDADE, CORPOREIDADE E MOTRICIDADE HUMANA NA EDUCAÇÃO: este eixo recebe trabalhos oriundos de atividades de pesquisa, ensino (experiências com projetos ou ações no âmbito de disciplinas, relatos de estágios, experiências vivenciadas por profissionais da escola básica) e extensão que discutam a relação e a importância da ludicidade, corporeidade e motricidade nos processos de desenvolvimento, aprendizagem e educação do ser humano.
9. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: conceitos, concepções e perspectivas metodológicas de alfabetização. A relação entre alfabetização e letramento; diferentes perspectivas e abordagens de letramento; alfabetização/letramento linguístico, matemático, científico, tecnológico...; multiletramentos e implicações para o ensino-aprendizagem de oralidade, leitura e escrita na escola; multiletramentos: multiculturalismo e multimodalidade; projetos de letramento; políticas públicas de letramento e alfabetização.
10. EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO SOCIAL: recebe trabalhos de pesquisa, ensino, extensão e prática profissional que discutam questões étnico-raciais, geracionais, religiosa, de gênero, sexualidade e PCd’s no âmbito educacional em interface com o paradigma da inclusão social.
11. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: este eixo recebe trabalhos que discutam: os grandes projetos amazônicos e suas consequências sócio – ambientais; o desenvolvimento no contexto latino-americano; biodiversidade e desenvolvimento sustentável na Amazônia; educação ambiental: evolução histórica, concepções e práticas contemporâneas; o papel da educação escolar frente aos problemas regionais e suas contribuições ao desenvolvimento sustentável da sociedade amazônica; alternativas metodológicas para a inserção da educação ambiental no currículo escolar; tecnologias educacionais e instrumentos para o fazer pedagógico da educação ambiental.