Resgate histórico
dos cursos de tecnologia: de ensino superior à educação profissional
Palestrante:
Drª Helena Gemignani Peterossi
Bacharel (1968) e Licenciada (1969) em Pedagogia pela Pontifícia
Universidade Ca tólica de São Paulo.Mestrado em Filosofia da Educação pela
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979) e Doutorado em Educação
(área de Metodologia do Ensino) pela Universidade Estadual de Campinas (1992).
É professora titular do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (
Faculdade de Tecnologia de São Paulo). Desde 2001, Coordena a Unidade de
Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa e os Programas de Mestrado em Gestão e
Desenvolvimento de Sistemas Produtivos e em Educação Profissional. Tem
experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Técnico e Tecnológico,
atuando principalmente nas seguintes áreas: planejamento e administração
acadêmica, políticas públicas, projetos institucionais, formação de
professores, educação a distância e educação profissional.
Moderadores: Prof. Dr. Cláudio Nunes -UESB e da Profª Drª Celi Langhi - CEETEPS
Link: https://www.youtube.com/watch?v=jZpRP_KMIgc
Data e horário:
29/07/2020 - 19:00
- 20:30
___________________________________________________________________________
Educação e atualidade
Palestrantes
Dr. Pedro Demo
Possui graduação em Filosofia - Bom Jesus (1963) e
doutorado em Sociologia - Uni versität Des Saarlandes/Alemanha (1971).
Professor titular aposentado da Universidade de Brasília, Departamento de
Sociologia. Professor Emérito. Fez pós-doutorado na UCLA/Los Angeles
(1999-2000). Tem experiência na área de Política Social, com ênfase em
Sociologia da Educação e Pobreza Política. Trabalha com Metodologia Científica,
no contexto da Teoria Crítica e Pesquisa Qualitativa. Pesquisa principalmente a
questão da aprendizagem nas escolas públicas, por conta dos desafios da
cidadania popular. Publicou mais de 90 livros.
Dr. Renan Antônio da Silva
Professor e Pesquisador Visitante no Programa de Pós - Graduação em
Ensino pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Pesquisador
Colaborador Júnior junto ao Programa de Pós Graduação em Direitos
Humanos e Cidadania da Universidade de Brasília - UnB. Pós - Doutor
pelos seguintes Programas de Pós - Graduação: Educação pela Universidade
Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ciências Sociais pela
Universidade Estadual Paulista (UNESP/ Marília), História pela
University of Warwick (Reino Unido), Educação pela Universidad de
Sevilla (Espanha), Ciências Sociais e do Comportamento pela Universidade
da Coruña (Espanha), Educação pela Universidade Estadual Do Sudoeste
Da Bahia (UESB), Educação pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e
em Políticas Públicas pela Universidade de Mogi das Cruzes. Pós -
Doutorando em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade de Brasília
(UnB) e em Ensino pela UNIVATES. Doutor em Educação Escolar (2018)
pela UNESP/ Araraquara. Realizou o Estágio Doutoral com bolsa
CAPES/PDSE, junto ao Centro em Investigação Social (CIS) pelo Instituto
Universitário de Lisboa - ISCTE - Portugal (2015-2016), sob processo de
número 99999.006746/2015-02. Mestre em Desenvolvimento Regional e
Políticas Públicas (2014). Licenciado em Ciências Sociais (2011).
Participa, como pesquisador das Cátedras Unesco - José Saramago,
Universidade do Vigo (Espanha), Research and Social Responsibility in
Higher Education, University of Victoria (Canadá) e Intangible and
Tradicional Know-how: Linking Heritage (Universidade de Évora) e da
Cátedra Ignacy Sachs (PUC/SP).Membro Honorário Dell Accademia di
Scienze Umane - Pontificia Università Urbaniana (Itália). Membro
Honorário na National Science Teaching Association (EUA), na NATIONAL
ACADEMY OF EDUCATIONAL SCIENCES OF UKRAINEU (Ucrânia) e Membro Honorário
da American Anthropological Association (fundada por Franz Boas em
1902). Pesquisador no Departamento de Pesquisa do Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=9MeY5TcickQ
Data e horário
30/07/2020 - 19:00 - 20:30
____________________________________________________________________________
Educação Básica no Brasil: desafios de antes, durante e depois da
pandemia
Dra. Jaqueline Moll
Professora Titular da Faculdade de Educação da
Universidade Federal do Rio Grand e do Sul. Cursou Graduação em Pedagogia
pelo Centro de Ensino Superior de Erechim, Especialização em Alfabetização pela
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Especialização em
Educação Popular pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Mestrado em
Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutorado
em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo realizado
parte dos estudos na Universidade de Barcelona. Coordenou no Ministério da
Educação a implantação do PROEJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos
Integrado a Educação Profissional), no período de 2005 a 2007, e do Programa
Mais Educação, no período de 2008 a 2013, como estratégia para a indução da
política de educação integral em tempo integral no Brasil.
Moderadores: Profª Elaine Cristina dos
Santos Lima (IFAL) e Profa. Ana Cristina da Silva Rodrigues (UNIPAMPA).
Link: https://www.youtube.com/watch?v=c_zsKio0AzA
Data e horário
31/07/2020 - 19:00 - 20:30
APRESENTAÇÃO DE
TRABALHOS
|
EIXO: EDUCAÇÃO
PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
|
Sala 1 - Educação Profissional e Tecnológica - https://meet.google.com/pss-jkin-bgd
Mediadores: Prof. Ms. Sérgio
Eugênio Menino e Prof. Dr. Marcelo Eloy Fernandes
Data: 30 de julho de 2020
Horário: 14h
Trabalhos:
- 1. PRÁTICAS NA
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA: PRODUÇÃO TÉCNICA E ELABORAÇÃO DE RELATO
TECNOLÓGICO
- A EDUCAÇÃO
FINANCEIRA NO AMBIENTE EDUCACIONAL BRASILEIRO
- CIDADANIA, EDUCAÇÃO
E DIVERSIDADE SEXUAL: INTER-RELAÇÕES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGIA
- ANÁLISE
BIBLIOMÉTRICA SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO PORTAL DA CAPES
- UNIVERSIDADES
CORPORATIVAS DA CIDADE DO RECIFE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO
PROFISSIONAL
- ÉTICA, FORMAÇÃO
PROFISSIONAL E ENSINO SUPERIOR
- TRADIÇÃO E MEMÓRIA
DO ENSINO AGRÍCOLA: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO
Sala 2 - Educação Profissional e Tecnológica -http://meet.google.com/kzz-mjwf-uxn
Mediadores: Profª Drª Marília
Macorin de Azevedo e Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez
Data: 30 de julho de 2020
Horário: 14h
Trabalhos:
- 1.
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COM ASSOCIAÇÃO DE METODOLOGIAS DE ENSINO
- 2.
A PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA A PARTIR DE BASES DE DADOS DE PATENTES
- 3. TEORIA DAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS: RELAÇÕES ENTRE RESPONSABILIDADE
SOCIAL E EDUCAÇÃO CORPORATIVA FRENTE À POBREZA MODERNIZADA
- 4. TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO CORPORATIVA À DISTÂNCIA
- 5. ITINERÁRIOS FORMATIVOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO E
TECNOLÓGICA DE GRADUAÇÃO
- NOVAS PERSPECTIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM UM PROGRAMA DE MESTRADO
PARA SUPERAR O DISTANCIAMENTO SOCIAL.
Sala 3 - Educação Profissional e Tecnológica - https://meet.google.com/vjf-pjbb-iap
Mediadores: Prof. Dr. Paulo
Constantino e Prof. Ms. Caio Stettiner
Data: 30 de julho de 2020
Horário: 14h
Trabalhos:
- 1.
EDUCAÇÃO CORPORATIVA EM TEMPOS DE PANDEMIA: CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA PARA
ATENDER A NECESSIDADE DE HOME OFFICE
- 2.
RELATO DE EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO CORPORATIVA DO GRUPO DARYUS DURANTE A
PANDEMIA DA COVID-19 UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
(TICs).
- 3.
ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE INCLUIU UM JOGO VIRTUAL PARA O
ENSINO DE EMBRIOLOGIA
- 4.
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE DURANTE O PERÍODO DE ESTÁGIO PROBATÓRIO
NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO [IFSP]
- 5.
MAPA DE RISCO ADAPTADO AO BRAILLE PARA DEFICIENTES VISUAIS: UM PROJETO
INTEGRADOR DO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO NO SENAC-AL.
- 6.
REGIONALIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS: IDENTIFICANDO ASPECTOS DE ADAPTAÇÃO
CURRICULAR NOS DOCUMENTOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA
Sala 4 - Educação Profissional e Tecnológica - https://meet.google.com/mso-noma-kdo
Mediadores: Profª Drª Neide da
Cunha Brito e Prof. Dr. Marcelo Eloy Fernandes
Data: 31 de julho de 2020
Horário: 14h
Trabalhos:
- 1.
IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS DE PRÁTICAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO
MÉDIO NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS
- 2.
A IMPORTÂNCIA DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA EDUCAÇÃO TÉCNICA
- 3.
A POLÍTICA PAULISTA DE EXPANSÃO EDUCAÇÃO SUPERIOR TECNOLÓGICA: A VOZ DOS
CONDUTORES DO CURRÍCULO NA FATEC RIO PRETO
- 4.
SUPERVISÃO EDUCACIONAL EM CLASSES DESCENTRALIZADAS DO INTERIOR DE SÃO
PAULO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE GESTÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DAS ATIVIDADES
REMOTAS
- EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL – UM ESTADO EVOLUTIVO
Sala 1 - Gestão da educação - https://meet.google.com/xeh-szky-ucp
Mediador: Prof. Dr. Lúcio
Jorge Hammes
Data: Quinta-feira, 30 de julho de 2020
Horário: 14h
Trabalhos:
- 1. O CENÁRIO DA REDE MUNICIPAL DE
EDUCAÇÃO DE BAYEUX – PB DIANTE DA NOVA REALIDADE (IN) POSTA PELA PANDEMIA
- 2. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: COMO
AS CRIANÇAS ESTÃO INCLUÍDAS?
- 3. ANÁLISE DE MODELOS EDUCACIONAIS E
ATRAVESSAMENTOS POLÍTICOS: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA ESCOLAR
- 4. NÍVEL DE CONHECIMENTO EM SISTEMA
DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001 DE ESTUDANTES DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU
ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR
- 5. AMBIENTE ESCOLAR: A GESTÃO E A
RESOLUÇÃO DE CONFLITOS
- 6. INCIDÊNCIA DE BULLYING NAS
ESCOLAS PÚBLICAS E O PAPEL DA GESTÃO NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA
Sala 2 - Gestão da educação - https://meet.google.com/fmu-iwwq-qfv
Mediadora: Profa. Ana Cristina
da Silva Rodrigues
Data: Quinta-feira, 30 de julho de 2020
Horário: 14h
Trabalhos:
- 1. A GESTÃO DEMOCRÁTICA
PARTICIPATIVA E A FORMAÇÃO DO SUJEITO-CIDADÃO
- 2. O PAPEL DO PEDAGOGO NA EFETIVAÇÃO
DA GESTÃO EDUCACIONAL DEMOCRÁTICA
- 3. O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR FRENTE
AO PROCESSO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA,CONSIDERAÇÕES SOBRE O QUE ESTÁ
POSTO NAS ORIENTAÇÕES LEGAIS: AVANÇOS E LIMITES
- 4. ESTUDO DE CASO DE PERCEPÇÃO DE
AUTOEFICÁCIA ENTRE COORDENADORES PEDAGÓGICOS EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE
SURUBIM/PE.
- 5. GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR E O
PAPEL DO PEDAGOGO
- 6. EVASÃO E REPETÊNCIA ESCOLAR:
COMPREENSÃO DOS FENÔMENOS.
Sala 3 - Gestão da Educação - https://meet.google.com/nuo-bzmo-tks
Mediadores: Prof. Dr. Lúcio Jorge Hammes e Ana Cristina da
Silva Rodrigues
Data: Sexta-feira, 31 de julho de 2020
Horário: 14h
Trabalhos:
- 1. GESTÃO DEMOCRÁTICA E A LEGISLAÇÃO
EDUCACIONAL MUNICIPAL: UM ESTUDO DESCRITIVO SOBRE A CIDADE DE LINS/SP
- 2. CRECE: A BUSCA PELO
FORTALECIMENTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE SÃO PAULO
- 3. GESTÃO DE CONFLITOS E COMBATE A
VIOLÊNCIA ENTRE OS ALUNOS DA EJA DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL
PADRE PAGLIANI
- 4. ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO
CIENTÍFICA BRASILEIRA SOBRE GESTÃO EDUCACIONAL UTILIZANDO O SOFTWARE RSTUDIO
- 5. ORIENTAÇÕES AO ATENDIMENTO DA
EDUCAÇÃO INFANTIL PELA VIA NÃO PÚBLICA SUBSIDIADA A PARTIR DO FUNDEB
- 6.
AS
DIFICULDADES DA GESTÃO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA
Sala 1 (primeiro momento) – Educação Superior - https://meet.google.com/umy-wgjp-eei
Mediadora: Egeslaine de Nez
Data: Quinta-feira, 30 de julho de 2020
Horário: 14h
Trabalhos:
14:00
- 14:10
|
AUTONOMIA E AUTORIA A PARTIR DA PRODUÇÃO
DE VÍDEOS NO ENSINO SUPERIOR
|
14:10
- 14:20
|
RESPONSABILIDADE SOCIAL UNIVERSITÁRIA:
ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA (2010- 2019)
|
14:20
- 14:30
|
A PRESENÇA SOCIAL E DE ENSINO NA
MEDIAÇÃO DOCENTE EM FÓRUNS ONLINE DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS NA
MODALIDADE EAD
|
14:30
- 14:40
|
AVALIAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO
ENSINO PRÁTICO DAS CIÊNCIAS MÉDICAS EM UM CENÁRIO PANDÊMICO
|
14:40
- 14:50
|
OS SABERES DOCENTES DE PROFESSORES DO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO EM UMA UNIVERSIDADE DE FRONTEIRA
|
14:50
- 15:00
|
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE
ECOLOGIA NA GRADUAÇÃO ATRAVÉS DA MONITORIA
|
15:00
- 15:10
|
A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA NO
ENSINO SUPERIOR: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NA
DISCIPLINA TEORIA E MÉTODO EM GEOGRAFIA
|
15:10
- 15:20
|
A EXPERIÊNCIA DA DOCÊNCIA VIRTUALIZADA
NO ENSINO SUPERIOR NO PERÍODO DA PANDEMIA DE COVID-19
|
15:20
- 15:30
|
O CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO
FÍSICA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB): O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO E SUA
ARTICULAÇÃO COM QUESTIONÁRIO DO ENADE
|
15:30
- 15:40
|
EXPERIÊNCIAS DE AULAS PRÁTICAS NO ENSINO
SUPERIOR
|
15:40
- 15:50
|
O DESENHO UNIVERSAL NA EDUCAÇÃO
SUPERIOR: NOVO OLHAR PARA O ENSINO DE CONTABILIDADE
|
15:50
- 16:00
|
GRUPOS DE PESQUISA: ESPAÇOS PARA A
INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NA
REGIÃO CENTRO OESTE DO BRASIL
|
Sala 1 (segundo momento) – Educação Superior - https://meet.google.com/umy-wgjp-eei
Mediador: Odorico Ferreira Cardoso Neto
Data: Quinta-feira, 30 de julho de 2020
Horário: 16h
16:00
- 16:10
|
(RE) CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES E
LETRAMENTOS ACADÊMICOS DE ESTUDANTES AFRICANOS EM PROCESSO DIASPÓRICO: ECOS
DO RACISMO E SUBALTERNIDADE NA TERRA DO OUTRO
|
16:10
- 16:20
|
INDÍCIOS DE AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR
NA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
|
16:20
- 16:30
|
PROTÓTIPO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O
ENSINO DE RESUMOS ACADÊMICOS NO CONTEXTO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
|
16:30
- 16:40
|
PERSPECTIVAS DISCENTES SOBRE AULAS
REMOTAS: DESAFIOS E (NOVAS) POSSIBILIDADES
|
16:40
- 16:50
|
REGIME DE COLABORAÇÃO PARA A GARANTIA DA
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
|
16:50
- 17:00
|
A DIMENSÃO AMBIENTAL NOS CURRÍCULOS DOS
CURSOS DE LICENCIATURA NA ÁREA DA SAÚDE
|
17:00
- 17:10
|
TRAJETÓRIA ACADÊMICO-CIENTÍFICA DA
ESTUDANTE UNIVERSITÁRIA: PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO, EXPERIÊNCIAS E PROCESSO DE
SOCIALIZAÇÃO
|
17:10
- 17:20
|
BLENDED LEARNING E SUA APROPRIAÇÃO NO
ENSINO SUPERIOR
|
17:20
- 17:30
|
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA ABORDAGEM DAS
INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E SUA RELAÇÃO COM O PERFIL DE APRENDIZAGEM
DE UNIVERSITÁRIOS
|
17:30
- 17:40
|
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA
AMAZÔNIA: REALIDADE TECNOLÓGICA E AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO
DE PEDAGOGIA/UFPA-CUNTINS
|
17:40
- 17:50
|
PROJETO DE EXTENSÃO EM CONTEXTO
PANDÊMICO: PROCESSOS FORMATIVOS EM PLATAFORMAS E MÍDIAS DIGITAIS
|
17:50
- 18:00
|
EDUCAÇÃO PARA MORTE: LACUNAS NA FORMAÇÃO
E ATUAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE
|
18:00
- 18:10
|
PROPOSTAS DE INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NO
BNI-ENADE: DESAFIOS E EFICIÊNCIA
|
18:10
- 18:20
|
A PRODUÇÃO DE ROTEIROS DE OBJETOS
DIGITAIS DE META-APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DA COMPREENSÃO LEITORA NO ENSINO
SUPERIOR
|
18:20
- 18:30
|
A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA
EDUCAÇÃO SUPERIOR NAS PESQUISAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL: O ESTADO DO
CONHECIMENTO
|
18:30
- 18:40
|
“MANIPULANDO” O CICLO CELULAR
|
Sala 2 – Educação Superior - https://meet.google.com/ipa-szaw-agu
Mediadora: Egeslaine de Nez
Data: Sexta-feira, 31 de julho de 2020
Horário: 14h
Trabalhos:
14:00
- 14:10
|
MONITORIA ACADÊMICA: CONTEXTUALIZAÇÃO
HISTÓRICA, LEGISLAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO NA UFAL
|
15:10
- 15:20
|
CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO NAS CULTURAS
MESOAMERICANAS: REVISANDO BIBLIOGRAFIAS
|
15:20
- 15:30
|
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS PELO
PROGRAMA ESPECIAL DE CAPACITAÇÃO DISCENTE NO CENTRO DE TECNOLOGIA DA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CAMPUS A. C. SIMÕES
|
15:30
- 15:40
|
PERSPECTIVA QUANTITATIVA DE AVALIAÇÕES
UTILIZANDO EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO DE APLICAÇÕES DE REALIDADE AUMENTADA NA
EDUCAÇÃO
|
15:40
- 15:50
|
A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA
EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
(UNICAMP)
|
15:50
- 16:00
|
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
SUPERIOR E A MOBILIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA
|
EIXO: POLÍTICAS,
CULTURA E CURRÍCULO
|
Sala 1 – Políticas, Cultura e Currículo - https://https://meet.google.com/xvo-frao-rky
Mediadores: Wanderlan Santos Porto (IFS) e David Gomes
Costa (IFAL)
Data: Quinta-feira, 30 de julho de 2020
Horário: 14h
Trabalhos:
- 1. A EDUCAÇÃO E SEU CARÁTER
IDEOLÓGICO NA SOCIEDADE CAPITALISTA
- 2. O SENTIDO QUE HABITA A EXPRESSÃO
“FIQUE EM CASA!”: A (IN)VISIBILIDADE DAS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA
- 3. DESVELANDO MEMÓRIAS NARRATIVAS
ATRAVÉS DE FOTOGRAFIA: PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA NA CIDADE DE MACEIÓ
- 4. A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO
ÉTNICO-RACIAL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
- 5. “BOA APARÊNCIA”: A ESTÉTICA COMO
MECANISMO DE PODER
- 6. ALISE SEU CORAÇÃO, MEU CRESPO, NÃO!
- 7. POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NO
CONTEXTO ESCOLAR: PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES
- 8. A EDUCAÇÃO FÍSICA E AS RELAÇÕES
RACIAS EM EDUCAÇÃO INDÍGENA: EFETIVAÇÃO DA A LEI 11.645/08
Sala 2 – Políticas, Cultura e Currículo - https://meet.google.com/trx-mzii-fof
Mediadores: Givaldo Oliveira dos Santos (IFAL) e Silvana
Paulina de Souza (CEDU/UFAL)
Data: Quinta-feira, 30 de julho de 2020
Horário: 14h
Trabalhos:
- 1. GOVERNANDO AS CRIANÇAS: ALGUMAS REFLEXÕES
SOBRE O CURRÍCULO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR COMO FORMA DE CONDUÇÃO NA
EDUCAÇÃO INFANTIL
- 2. GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
COMPREENSÕES DOS DOCENTES NOS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE
TEOTÔNIO VILELA
- 3. GAMES E O ENSINO DE MATEMÁTICA:
UMA METANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES (2017-2019)
- 4. EDUCAÇÃO E REPRESENTAÇÕES
SOCIAIS: UM ESTADO DO CONHECIMENTO COM BASE NO BANCO DE TESES E DISSESRTAÇÕES
CAPES
- 5. IMAGINÁRIOS E FORMAÇÃO DE
PROFESSORES: CAMINHOS POLÍTICOS, CULTURAIS E CURRICULARES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
- 6. GOVERNAMENTALIDADE, POLÍTICA
EDUCACIONAL DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E BASE
NACIONAL COMUM
- 7. DIREITO À EDUCAÇÃO NA VELHICE:
SUGESTÕES PARA UM PROGRAMA EDUCACIONAL DESTINADO AOS IDOSOS.
- 8.
EDUCAÇÃO
5.0 SISTÊMICA
Sala 3 – Políticas, Cultura e Currículo
- https://meet.google.com/npr-hscn-nwx
Mediadores: Ana Lady da Silva (IFAL) e Fábio Henrique Sales (IFAL)
Data: Quinta-feira, 30 de julho de 2020
Horário: 14h
Trabalhos:
- 1. O “PÂNICO MORAL” QUE PERDURA:
ANALISANDO O PROJETO ESCOLA SEM HOMOFOBIA (2004) E O CADERNO SEM HOMOFOBIA
(2005) “KIT GAY”.
- 2. “QUANDO A DOCÊNCIA É DOUTRINAÇÃO
E O SMARTPHONE É UMA ARMA?” CONCEPÇÕES DE DOCENTES DE CURSOS DE LICENCIATURA
ACERCA DA RECOMENDAÇÃO PRESIDENCIAL DE QUE OS ALUNOS GRAVEM SEUS PROFESSORES EM
SALA DE AULA.
- 3. EDUCAÇÃO, SERVIÇO SOCIAL E
DIREITOS HUMANOS: CONQUISTA PARA ESTUDANTES E SUAS FAMÍLIAS!
- 4. POLÍTICAS PÚBLICAS INCLUSIVAS:
CONSIDERAÇÕES ACERCA DE UM ESTUDO DE CASO
- 5. ENSINO DE GEOGRAFIA E A BASE
NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): RELAÇÕES E PERSPECTIVAS
- 6. A EDUCAÇÃO E O CURRÍCULO AO LONGO
DA HISTÓRIA
- 7. HOMESCHOOLING NO BRASIL: A
TENDÊNCIA DE PRIVATIZAÇÃO E A GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO
- 8. HOMESCHOOLING NO BRASIL E A NÃO
COMPULSORIEDADE DO ENSINO: REFLEXÕES SOBRE A INFLUÊNCIA NEOLIBERAL NA EDUCAÇÃO
PÚBLICA
Sala 4 – Políticas, Cultura e Currículo
-https://meet.google.com/crx-itpo-xpz
Mediadores: Otávio Pereira (IFAL) e Cláudia de Oliveira
Lozada (IM/UFAL)
Data: Sexta-feira, 31 de julho de 2020
Horário: 14h
Trabalhos:
- 1. CONCEPÇÕES MATEMÁTICAS, SUJEITOS
DA EJA E A ETNOMATEMÁTICA: A RELAÇÃO ENTRE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E O
CONHECIMENTO PRÁTICO PRODUZIDOS NO COTIDIANO.
- 2. O USO APRENDIZAGEM BASEADA EM
PROBLEMAS (APB) PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO MATEMÁTICO CRÍTICO
- 3. UM ENSAIO ACERCA DA ATUALIDADE E
NECESSIDADE DE UM ENSINO DE MATEMÁTICA CRÍTICO
- 4. ENSINO DE GEOMETRIA POR MEIO DE
OBJETOS CULTURALMENTE SIGNIFICATIVOS: UMA PROPOSTA DE INSPIRAÇÃO ETNOMATEMÁTICA
- 5. ETNOMATEMÁTICA E MODA: ANALISANDO
SEMELHANÇAS ENTRE JOGOS DE LINGUAGEM MATEMÁTICOS
- 6. CURRÍCULO DE MATEMÁTICA: AS
PERCEPÇÕES DE UM GRUPO DE PROFESSORES SOBRE O ENSINO DE ÁLGEBRA E EXPRESSÕES
ALGÉBRICAS
- 7. ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL NO
ENSINO FUNDAMENTAL: PERSPECTIVAS E LIMITAÇÕES DE UM OLHAR ETNOMATEMÁTICO
- 8.
CURRÍCULO
E TECNOLOGIAS NO CENÁRIO DA PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Sala 5 – Políticas, Cultura e Currículo – https://meet.google.com/ujz-mbbc-pry
Mediadores: Ana Lady da Silva (IFAL) e Fábio Henrique
Sales (IFAL)
Data: Sexta-feira, 31 de julho de 2020
Horário: 14h
Trabalhos:
- 1. EDUCAÇÃO FÍSICA NAS MODALIDADES
DE ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO MÉDIO: A PRESENÇA NAS NOVAS ORGANIZAÇÕES
CURRICULARES PAULISTAS
- 2. ESPORTE ORIENTAÇÃO: NOVOS
SIGNIFICADOS
- 3. PRESENÇA DAS COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS NOS CURSOS NOVOTEC INTEGRADO: QUESTÕES CURRICULARES E
GESTIONÁRIAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
- 4. POSSIBILIDADES DO ENSINO DA
CULTURA BRASILEIRA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO
FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE JAGUARÃO: UM ESTUDO DE CASO
- 5. POR UM ENSINO DE LÍNGUA
PORTUGUESA EM QUE A GRAMÁTICA E A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA CAMINHEM DE
MÃOS DADAS
- 6. CURRÍCULO E CONHECIMENTO
- 7. TRANSMODERNIDADE E PEDAGOGIA
DECOLONIAL: POSSIBILIDADES PARA PENSAR A EDUCAÇÃO
Sala 6 – Políticas, Cultura e Currículo - https://meet.google.com/uus-gvux-jbv
Mediadores: Hilda Helena Sovierzoski (ICBS/UFAL) e Suzy
Gracielly de Sousa Figueira (PPGECIM/UFAL)
Data: Sexta-feira, 31 de julho de 2020
Horário: 14h
Trabalhos:
- 1. TEORIA BIOECOLÓGICA APLICADA AO
DESENVOLVIMENTO INFANTIL RIBEIRINHO DE BELÉM
- 2. PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES DE
ENSINO MÉDIO DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS MATO-GROSSENSES EM RELAÇÃO A EDUCAÇÃO
AMBIENTAL
- 3. A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA:
UMA COMPREENSÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, ATRAVÉS DA REFLEXÃO DOS DOCENTES
- 4. UTILIZAÇÃO DE FILMES
CINEMATOGRÁFICOS NA ESCOLA: UMA ESTRATÉGIA PARA ENSINAR ENGENHARIA GENÉTICA E
BIOÉTICA NO ENSINO MÉDIO
- 5. INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS
DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO AO CURRÍCULO DE HISTOLOGIA NO ENSINO
SUPERIOR
- 6. A EDUCAÇÃO DO CAMPO RIBEIRINHO:
UM ESTUDO SOBRE O CURRÍCULO DAS ESCOLAS MULTIANOS NA AMAZÔNIA
- 7. CONTRIBUIÇÕES DAS LIVES, EM
TEMPOS DE PANDEMIA, PARA O FORTALECIMENTO DE LAÇOS SOCIAIS ENTRE PESQUISADORES
GEOGRAFICAMENTE DISTANTES.
- 8. ANALISE TEXTUAL DISCURSIVA DE
CONCEITOS CIENTIFICOS NA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES: EXPERIMENTAÇÃO POR MEIO DA
VIDEOANÁLISE
EIXO: FORMAÇÃO E
TRABALHO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
|
Sala 1 - Formação e Trabalho de
Profissionais da Educação – https://meet.google.com/bsm-xxdy-viu
Mediadores: Senira Anie Ferraz Fernandez (Pós CPS) e Eliane Antônio Simões (Pós CPS)
Data: 30 de julho de 2020
Horário: 14h
Trabalhos:
1.
RESIDÊNCIA
PEDAGÓGICA COMO POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS
INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
2.
A
PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DO PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR: EFETIVAÇÃO (OU NÃO)
DO TRABALHO PEDAGÓGICO
3.
HQs COM
SCRATCH: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO
4.
FAZENDO
DRAMA NA PANDEMIA: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO REMOTA
5.
O
BRINQUEDO E A BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CONTEXTO PANDÊMICO
Sala 2 - Formação e Trabalho de
Profissionais da Educação - https://meet.google.com/nyr-fkvy-fvr
Mediadores: João Maielaro (Fatec Zona Leste) e Rafael dos Santos Borges (Fatec Rio
Preto)
Data: 30 de julho de 2020
Horário: 14h
Trabalhos:
- 1. TECNOLOGIAS INOVADORAS, NOVAS
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
- 2. UMA BREVE REFLEXÃO TEÓRICA SOBRE
A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE LITERATURA A PARTIR DE PENSADORES
TEÓRICOS
- 3. LEITURA DE ALFABETIZADORAS :
PRATICAS DISCURSIVAS REPRESENTAÇÕES E CONSTITUIÇÕES DO SUJEITO LEITOR
- 4. OFICINA DE CONSCIENTIZAÇÃO DO
CONHECIMENTO: REPENSANDO A PRÁTICA DOCENTE
- 5. REFLEXÕES SOBRE O ESTUDO DAS
MEMÓRIAS DAS BRINCADEIRAS CANTADAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MÚSICA
Sala 3 - Formação e Trabalho de Profissionais da
Educação - https://meet.google.com/oeh-dnye-wyj
Mediadores: Alexandre Formigoni (Pós CPS) e Sirlei Rodrigues do Nascimento (Pós CPS)
Data: 30 de julho de 2020
Horário: 14h
Trabalhos:
- 1. ENSINO E APRENDIZAGEM DE
MATEMÁTICA POR MEIO DE AULAS REMOTAS EM TEMPOS DE COVID-19
- 2. PERSPECTIVA DISCURSIVA DE ALFABETIZAÇÃO:
REFERENCIAIS TEÓRICO-BIBLIOGRÁFICOS PARA (RE) PENSAR A FORMAÇÃO DOCENTE DA (O)
ALFABETIZADORA (O)
- 3. GRAMÁTICA E ANÁLISE LINGUÍSTICA
EM SALA DE AULA: UM TRABALHO COM DESAFIOS NOVOS E LONGEVOS
- 4. ESCOLARIZAÇÃO NA PRIMEIRA
INFÂNCIA
- 5. A RESISTÊNCIA É NA RUA! AS REDES
DE MOBILIDADE ATUANTES NA FRONTEIRIÇA JAGUARÃO: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA PARA O
ENSINO DE PASSADOS SENSÍVEIS
Sala 4 - Formação e Trabalho de
Profissionais da Educação – https://meet.google.com/qtg-dssz-qkb
Mediadores: José Manoel Souza das Neves (Pós CPS) e Robson dos Santos (Fatec Zona
Leste)
Data: 30 de julho de 2020
Horário: 14h
Trabalhos:
- 1. ESCOLA, DOCÊNCIA E VIOLÊNCIAS
INFANTO-JUVENIS
- 2. A RELAÇÃO DE CONSUMO, CONSUMISMO
E MEIO AMBIENTE: RELATO DE ENCONTROS FORMATIVOS À DISTÂNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
- 3. SOBRECARGA DE TRABALHO E
ADOECIMENTO: SERÁ ESSE O FUTURO DA EDUCAÇÃO?
- 4. FORMADORES DE FORMAÇÃO
CONTINUADA: IDENTIDADE, FORMAÇÃO, TRABALHO NO CENTRO DAS DISCUSSÕES
- 5. O BRINCAR E O INTERAGIR NA
EDUCAÇÃO INFANTIL NO PÓS-PANDEMIA: REFLEXÕES E AÇÕES PARA O FUTURO DENTRO DO
ESPAÇO ESCOLAR
Sala 5 - Formação e Trabalho de
Profissionais da Educação – https://meet.google.com/qqe-rtnx-eth
Mediadores: Emanuelle Araújo Martins Barros (UESB) e Valéria Maielaro (Fatec Zona
Leste)
Data: 30 de julho de 2020
Horário: 14h
Trabalhos:
- 1. APRENDIZAGENS/DESAPRENDIZAGENS: A
SÉTIMA ARTE EM EXPERIÊNCIA NA ESCOLA
- 2. ABORDAGEM DA IMAGEM DE ARTHUR
BISPO DO ROSÁRIO NO MUSEU PARA O ENSINO DE ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
- 3. O PAPEL DO PROFESSOR DIANTE O
ENFRENTAMENTO DAS ATIVIDADES REMOTAS
- 4. FORMAÇÂO DE PROFESSORES: UM NOVO
OLHAR FRENTE À LEI FEDERAL Nº 13.663/18
- 5. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA
TECNOLOGIA: UMA REFLEXÃO DOCENTE PARA TEMPOS DE PANDEMIA
Sala 6 - Formação e Trabalho de
Profissionais da Educação – https://meet.google.com/dsd-ufou-dad
Mediadores: Luiz Antonio de Lima (UNIP) e Liliam Sayuri Sakamoto (Fatec Praia Grande)
Data: 30 de julho de 2020
Horário: 14h
Trabalhos:
- 1. CULTURA VISUAL E ENSINO DE ARTES
VISUAIS – UMA PESQUISA SOBRE A DOCÊNCIA
- 2. POÉTICAS EM JOGO NAS TRAMAS DE
SER ARTISTA PROFESSOR
- 3. A ATUAÇÃO E FORMAÇÃO DO PROFESSOR
NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-ÊNFASE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
- . “MÚSICA, MAESTRO!”: UM LIVRO
DIGITAL MULTIMÍDIA INTERATIVO PARA APRESENTAR OS INSTRUMENTOS DA ORQUESTRA
SINFÔNICA AOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Sala 7 - Formação e Trabalho de
Profissionais da Educação - https://meet.google.com/ina-qsyd-ssa
Mediadores: Carlos Ananias Aparecido Resende (UF São João Del Rei) e Luís Eduardo
Fernandes Gonzales (ETEC Campinas)
Data: 31 de julho de 2020
Horário: 14h
Trabalhos:
- 1. PRODUÇÃO DE VÍDEO ESTUDANTIL: UMA
REALIDADE CRESCENTE NAS ESCOLAS DO RIO GRANDE DO SUL
- 2. ESTRATÉGIAS INCLUSIVAS: INSERÇÃO COMPLEMENTAR
DO ENSINO DE LIBRAS PARA PROFESSORES
- 3.
ASSESSING THE EFFECTS OF
GAMIFICATION IN THE CLASSROOM: A LONGITUDINAL STUDY ON INTRINSIC MOTIVATION,
SOCIAL COMPARISON, SATISFACTION, EFFORT, AND ACADEMIC PERFORMANCE
- 4. CONTRIBUIÇÕES CURRICULARES DA
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EJA
- 5. OS DESAFIOS DO PROFESSOR DE
GEOGRAFIA NO USO DAS TDICS E DAS PLATAFORMAS DIGITAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA
COVID-19
Sala 8 - Formação e Trabalho de
Profissionais da Educação – https://meet.google.com/xcf-dgue-nkn
Mediadores: Michell Mott Machado (Pós CPS) e Marcos Antonio Maia de Oliveira (Fatec
Bragança Paulista)
Data: 31 de julho de 2020
Horário: 14h
Trabalhos:
- 1. IMPLICAÇÕES DAS FASES DA CARREIRA
DE DOCENTES
- 2. INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA NO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
- 3. SABERES PEDAGÓGICOS: MODOS DE
NARRAR E PRODUZIR AS CRIANÇAS E A INFÂNCIA
- 4. A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM
MATEMÁTICA NA EJA ATRAVÉS DE MAPAS CONCEITUAIS
- 5. GAMIFICAÇÃO COMO METODOLOGIA
ATIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA
Sala 9 - Formação e Trabalho de
Profissionais da Educação – https://meet.google.com/aby-xnas-bsu
Mediadores: Emanuelle Araújo Martins Barros (UESB) e Rosinei Batista Ribeiro (Pós
CPS)
Data: 31 de julho de 2020
Horário: 14h
Trabalhos:
- 1. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O
DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA: CORRESPONSABILIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS
NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
- 2. ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES
SOCIAIS DE LICENCIANDOS ACERCA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
- 3. AVALIAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE
PREVENÇÃO DE VIOLÊNCIA SEXUAL: CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
- 4. A CRISE DE IDENTIDADE DOS
TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO SOB ÉGIDE DO REGIME DE ACUMULAÇÃO FLEXÍVEL
- 5. DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DE UMA LEITURA CONSTRUTIVISTA
- A REFORMA EMPRESARIAL DA EDUCAÇÃO COMO PROJETO DO CAPITAL
Sala 10 - Formação e Trabalho de
Profissionais da Educação -
https://meet.google.com/ksn-gpzk-cyd
Mediadores: Ricardo Di Bartolomeo (Fatec Ipiranga) e Milton Brito (Fatec Guarulhos)
Data: 31 de julho de 2020
Horário: 14h
Trabalhos:
- 1. PERSPECTIVAS INCLUSIVAS EM TEMPO
DE PANDEMIA: ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS APLICADAS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO
DE PROFESSORES
- 2. PROJETO DINOSSAUROS DE A A Z: UMA
EXPERIÊNCIA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTILTEMPLATE - RESUMO EXPANDIDO /
FORMAÇÃO E TRABALHO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
- 3. CONTRIBUIÇÕES E IMPLICAÇÕES DA
SOCIOLINGUÍSTICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
- 4. EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE
PANDEMIA NO SUL DE SANTA CATARINA: DESAFIOS E SUPERAÇÃO
- 5. ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NAS
ESCOLAS TÉCNICAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO: DESTAQUES SOBRE INSERÇÃO, ATRIBUIÇÕES
E CONTEXTO DE ATUAÇÃO
Sala 11 - Formação e Trabalho de Profissionais da
Educação - https://meet.google.com/tar-znss-ohf
Mediadores: Rafael Coelho (Pós CPS) e Ariane Francine Serafim (Pós CPS/CEETEC)
Data: 31 de julho de 2020
Horário: 14h
Trabalhos:
- 1. CENAS PEDAGÓGICAS EM TEMPO DE
PANDEMIA: APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL DA DOCÊNCIA EM QUÍMICA
- 2. DESAFIOS CAMINHOS E
POSSIBILIDADES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E
ADULTOS
- 3. PERSPECTIVAS E ANSEIOS DA
EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ENSINO VOLTADO PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E
DIALOGICA
- 4. FORMAÇÃO DE PROFESSORES IKUIA-PÁ:
OS DESAFIOS ENCONTRADOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 11.645/08
- 5. A FOTOGRAFIA COMO RECURSO DIDÁTICO
NAS AULAS DE ARTE: USOS E IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS
Sala 12 - Formação e Trabalho de
Profissionais da Educação – https://meet.google.com/iji-sxad-fdv
Mediadores: Rosália Maria Netto Prados (Pós CPS) e Antônio Carlos Estender (Fatec Cotia/ UNIP)
Data: 31 de julho de 2020
Horário: 14h
Trabalhos:
- 1. PRODUÇÃO CIENTÍFICA MUNDIAL SOBRE
BACKGROUND PESSOAL DO PROFESSOR: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA
- 2. AMBIENTES VIRTUAIS DE
APRENDIZAGEM: LIMITAÇÕES DIGITAIS DOS PROFESSORES EM ÉPOCA DE PANDEMIA DO
COVID-19
- 3. O USO DOS MEMES NO ENSINO DE
CIÊNCIAS: PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
- 4. ACQUILUDOCAPOEIRA: UMA ‘NOVA’
FORMA DE VIVENCIA CRIATIVA E LÚDICA NA PISCINA
- 5. MENTORIA EDUCACIONAL PARA
DOCENTES: RELATOS DE EXAUSTÃO FÍSICA E MENTAL NO ENSINO REMOTO DURANTE A
PANDEMIA
Sala 1 - Inclusão Social - https://meet.google.com/ycu-zzzs-zqt
Mediadores: Flaviana de Freitas Oliveira (Unesp) e Diovane de César Resende Ribeiro (UFTM)
Data: 30 de julho de 2020
Horário: 14h
Trabalhos:
- 1. DESAFIOS ENFRENTADOS POR
ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA MATO-GROSSENSE DURANTE O
ENSINO REMOTO
- 2. INVESTIGAÇÃO A CERCA DA
CONTRIBUIÇÃO DAS TIC’S E ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE ENSINO -
APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
- 3. A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NOS
CENTROS EDUCACIONAIS SOB A PERSPECTIVA DO TRADUTOR INTÉRPRETE DE LIBRAS
- 4. IDENTIFICAÇÃO DA ACESSIBILIDADE
NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - CAMPUS ARAPIRACA
- 5. SUPERANDO OBSTÁCULOS: RELATO DE
EXPERIÊNCIA DE UM ALUNO COM DISTROFIA MUSCULAR
- 6. ASPECTOS DA LITERACIA FAMILIAR NO
ÂMBITO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Sala 2 - Inclusão Social - https://meet.google.com/pur-grrt-ghm?pli=1&authuser=0
Mediadores: Mônica Izilda da Silva (GENFEC/UFTM) E Hadassa Santos (UNIS)
Data: 30 de julho de 2020
Horário: 14h
Trabalhos:
- 1. APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS DE
ALUNOS SURDOS: A LIBRAS COMO UM JOGO DE LINGUAGEM
- 2. O “AMOR FATI” COMO POSSIBILIDADE
DE INCLUSÃO DOS SUJEITOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA FÍSICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR.
- 3. A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO
DESENVOLVIMENTO DE POTENCIALIDADES: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO.
- 4. ESCUTANDO AS VOZES DA INFÂNCIA
- 5. DESAFIOS E IMPORTÂNCIAS DA
INCLUSÃO ESCOLAR NO BRASIL
- 6. CONTEXTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO
DE SURDOS NO BRASIL
Sala 3 - Inclusão Social - https://meet.google.com/wey-qxmi-tnu
Mediadores: Ruhena Kelber Abrão (UFT) e Scheilla Guimarães de Oliveira (UNIS)
Data: 30 de julho de 2020
Horário: 14h
Trabalhos:
- 1. A PERCEPÇÃO E O CONHECIMENTO DE
DOCENTES DO ENSINO TÉCNICO PROFSSIONAL FRENTE À TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A
INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
- 2. INCLUSÃO ESCOLAR ATRAVÉS DO
ENSINO DE LIBRAS: UMA EXPERIÊNCIA DE CASO QUE MERECE DESTAQUE
- 3. RELATO DE APRENDIZAGEM: CRIANÇAS
E JOVENS COM DEFICIÊNCIAS NAS VIVENCIAS LÚDICAS COM A CAPOEIRA EM UM ABRIGO
ESPECIAL DE BELÉM/PA
- 4. EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA NAS
ESCOLAS DO CAMPO
- 5. OS JOGOS EDUCATIVOS NO PROCESSO
DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DISCALCULIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DE
MINICURSO MINISTRADO
- 6. LEI 10.639/03 E EDUCAÇÃO INFANTIL
: UM ESTUDO INTRIGANTE
Sala 4 - Inclusão Social - https://meet.google.com/pbf-zkyg-qhn
Mediadores: Roberto Kanaane (Pós CPS) e Lucileila do Rosário Queiroz (Pós CPS)
Data: 31 de julho de 2020
Horário: 14h
Trabalhos:
- 1. INCLUSÃO ESCOLAR E INCLUSÃO
DIGITAL EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL CAUSADO PELA PANDEMIA DE COVID-19
- 2. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: EXPERIÊNCIA
DE ENSINO REMOTO COM UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
- 3. INCLUSÃO: UM MODO DE OPERAR A
ESCOLA.
- 4. ATIVIDADES MATEMÁTICAS E A INCLUSÃO
ESCOLAR: O ENSINO DE MATRIZES E A ARTICULAÇÃO ENTRE O LÚDICO E A
CONTEXTUALIZAÇÃO NO JOGO MATRIZ INTERATIVA