SEMEDUC - I SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTRATÉGIAS E MULTIDEBATES DA EDUCAÇÃO - SABERES QUE EDUCAM

SEMEDUC - I SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTRATÉGIAS E MULTIDEBATES DA EDUCAÇÃO - SABERES QUE EDUCAM

online Este é um evento online

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

ACE Summit 2024

Sexta-Feira, 26 de Julho

São Paulo, SP

III CIPAII - Congresso Internacional sobre Práticas de Aprendizagem Integradoras e Inovadoras; V RIEC – Seminário da Rede Internacional de Escolas Criativas; XII INCREA - Fórum Internacional de Innovación y Creatividad. Tema: “Jornada Os sete saberes necessários à educação e a Agenda 2030

Quarta-Feira, 22 de Maio

Maceió, AL

V Congresso Internacional de Ciência, Saúde e Espiritualidade

Quinta-Feira, 11 de Abril

Juiz de Fora, MG

I Semana Nacional de Pedagogia do CFP/UFCG

Terça-Feira, 23 de Abril

Cajazeiras, PB

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

O Simpósio Nacional de Estratégias e Multidebates da Educação - ISEMEDUC - é um evento científico online, gratuito, organizado por Instituições de Ensino Superior que se associaram para promover debates acadêmico-científicos entre Programas de Mestrado e Doutorado em Educação – Profissionais e Acadêmicos, localizados em vários estados brasileiros.

Fazem parte deste evento associado as seguintes Instituições:

UESB – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

UFAL – Universidade Federal de Alagoas

CEETEPS – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

UNIS – Centro Universitário do Sul de Minas

UNIPAMPA – Universidade Federal do Pampa

IFAL – Instituto Federal de Alagoas

UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso

Inscrições para Palestras e Atividades

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Palestras e Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Submissões

O evento terá fast track para as seguintes revistas Humanidades e Inovação (Unitins – Qualis A2) Pesquiseduca (Unisantos – Qualis B1) Panorâmica – ( Universidade Federal do Mato Grosso - Qualis B4)

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Comissão Organizadora e Científica

Comissão Organizadora:

Presidente:  Prof. Dr. Renan Antonio - UNIS

Vice-Presidente:  Profª Drª Celi Langhi - CEETEPS


Comissão Científica:

Presidente: Profª Drª Egeslaine de Nez - Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) Campus do Araguaia (CUA)

Prof. Dr. Cláudio Nunes - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Prof. Dr. Ivanderson Pereira da Silva - Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Profª Me. Elaine Cristina dos Santos Lima - Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Prof. Dr. Lucio Jorge Hammes - Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Prof. Me. Flávio Cavalcante Veiga - UNICAP

Professora Me. Suzy Gracielly de Sousa Figueira (PPGECIM/UFAL).

Professor Me. Otávio Monteiro Pereira (IFAL- Campus Maceió)

CRONOGRAMA DO EVENTO


 

 

 

PALESTRAS


 

 

  


Resgate histórico dos cursos de tecnologia: de ensino superior à educação profissional

 

Palestrante:

 

Drª Helena Gemignani Peterossi

Bacharel (1968) e Licenciada (1969) em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Ca tólica de São Paulo.Mestrado em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979) e Doutorado em Educação (área de Metodologia do Ensino) pela Universidade Estadual de Campinas (1992). É professora titular do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza ( Faculdade de Tecnologia de São Paulo). Desde 2001, Coordena a Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa e os Programas de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento de Sistemas Produtivos e em Educação Profissional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Técnico e Tecnológico, atuando principalmente nas seguintes áreas: planejamento e administração acadêmica, políticas públicas, projetos institucionais, formação de professores, educação a distância e educação profissional.

Moderadores: Prof. Dr. Cláudio Nunes -UESB e da Profª Drª Celi Langhi - CEETEPS

Link: https://www.youtube.com/watch?v=jZpRP_KMIgc

 

Data e horário: 

29/07/2020 - 19:00 - 20:30


 ___________________________________________________________________________



Educação e atualidade

 

Palestrantes

 

Dr. Pedro Demo

Possui graduação em Filosofia - Bom Jesus (1963) e doutorado em Sociologia - Uni versität Des Saarlandes/Alemanha (1971). Professor titular aposentado da Universidade de Brasília, Departamento de Sociologia. Professor Emérito. Fez pós-doutorado na UCLA/Los Angeles (1999-2000). Tem experiência na área de Política Social, com ênfase em Sociologia da Educação e Pobreza Política. Trabalha com Metodologia Científica, no contexto da Teoria Crítica e Pesquisa Qualitativa. Pesquisa principalmente a questão da aprendizagem nas escolas públicas, por conta dos desafios da cidadania popular. Publicou mais de 90 livros.

 

Dr. Renan Antônio da Silva

Professor e Pesquisador Visitante no Programa de Pós - Graduação em Ensino pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Pesquisador Colaborador Júnior junto ao Programa de Pós Graduação em Direitos Humanos e Cidadania da Universidade de Brasília - UnB. Pós - Doutor pelos seguintes Programas de Pós - Graduação: Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN),  Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/ Marília), História pela University of Warwick (Reino Unido),  Educação pela Universidad de Sevilla (Espanha), Ciências Sociais e do Comportamento pela Universidade da Coruña (Espanha),  Educação pela Universidade Estadual Do Sudoeste Da Bahia (UESB), Educação pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e em Políticas Públicas pela Universidade de Mogi das Cruzes. Pós - Doutorando em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade de Brasília (UnB) e em Ensino pela UNIVATES. Doutor  em Educação Escolar (2018) pela UNESP/ Araraquara. Realizou o Estágio Doutoral com bolsa CAPES/PDSE, junto ao Centro em Investigação Social (CIS) pelo Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE - Portugal (2015-2016), sob processo de número 99999.006746/2015-02. Mestre em Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas (2014). Licenciado em Ciências Sociais (2011).  Participa, como pesquisador das Cátedras Unesco -  José Saramago, Universidade do Vigo (Espanha), Research and Social Responsibility in Higher Education, University of Victoria (Canadá) e  Intangible and Tradicional Know-how: Linking Heritage (Universidade de Évora) e da Cátedra  Ignacy Sachs (PUC/SP).Membro Honorário Dell Accademia di Scienze Umane -  Pontificia Università Urbaniana (Itália). Membro Honorário na National Science Teaching Association (EUA), na NATIONAL ACADEMY OF EDUCATIONAL SCIENCES OF UKRAINEU (Ucrânia) e Membro Honorário da American Anthropological Association (fundada por Franz Boas em 1902). Pesquisador no Departamento de Pesquisa do Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS.

 

Link: https://www.youtube.com/watch?v=9MeY5TcickQ

 

Data e horário

30/07/2020 - 19:00 - 20:30


____________________________________________________________________________



Educação Básica no Brasil: desafios de antes, durante e depois da pandemia

 

Dra. Jaqueline Moll

Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grand e do Sul. Cursou Graduação em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Erechim, Especialização em Alfabetização pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Especialização em Educação Popular pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo realizado parte dos estudos na Universidade de Barcelona. Coordenou no Ministério da Educação a implantação do PROEJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos Integrado a Educação Profissional), no período de 2005 a 2007, e do Programa Mais Educação, no período de 2008 a 2013, como estratégia para a indução da política de educação integral em tempo integral no Brasil.

 

Moderadores: Profª Elaine Cristina dos Santos Lima (IFAL) e Profa. Ana Cristina  da Silva Rodrigues (UNIPAMPA).


Link: https://www.youtube.com/watch?v=c_zsKio0AzA

 

Data e horário

31/07/2020 - 19:00 - 20:30





  

 

 

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS


 

 



 

EIXO: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

 

Sala 1 -  Educação Profissional e Tecnológica - https://meet.google.com/pss-jkin-bgd

Mediadores: Prof. Ms. Sérgio Eugênio Menino e Prof. Dr. Marcelo Eloy Fernandes

Data: 30 de julho de 2020

Horário: 14h

 

Trabalhos:


  1. 1. PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA: PRODUÇÃO TÉCNICA E ELABORAÇÃO DE RELATO TECNOLÓGICO
  2. A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO AMBIENTE EDUCACIONAL BRASILEIRO
  3. CIDADANIA, EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE SEXUAL: INTER-RELAÇÕES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGIA
  4. ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO PORTAL DA CAPES
  5. UNIVERSIDADES CORPORATIVAS DA CIDADE DO RECIFE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
  6. ÉTICA, FORMAÇÃO PROFISSIONAL E ENSINO SUPERIOR
  7. TRADIÇÃO E MEMÓRIA DO ENSINO AGRÍCOLA: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO

 

 

Sala 2 -  Educação Profissional e Tecnológica -http://meet.google.com/kzz-mjwf-uxn

Mediadores: Profª Drª Marília Macorin de Azevedo e Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez

Data: 30 de julho de 2020

Horário: 14h

 

Trabalhos:

 

  1. 1.       APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COM ASSOCIAÇÃO DE METODOLOGIAS DE ENSINO
  2. 2.       A PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA A PARTIR DE BASES DE DADOS DE PATENTES
  3. 3.      TEORIA DAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS: RELAÇÕES ENTRE RESPONSABILIDADE SOCIAL E EDUCAÇÃO CORPORATIVA FRENTE À POBREZA MODERNIZADA
  4. 4.      TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO CORPORATIVA À DISTÂNCIA
  5. 5.     ITINERÁRIOS FORMATIVOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO E TECNOLÓGICA DE GRADUAÇÃO
  6.     NOVAS PERSPECTIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM UM PROGRAMA DE MESTRADO PARA SUPERAR O DISTANCIAMENTO SOCIAL.

 

 

Sala 3 -  Educação Profissional e Tecnológica - https://meet.google.com/vjf-pjbb-iap

Mediadores: Prof. Dr. Paulo Constantino e Prof. Ms. Caio Stettiner

Data: 30 de julho de 2020

Horário: 14h

 

Trabalhos:

 

  1. 1.       EDUCAÇÃO CORPORATIVA EM TEMPOS DE PANDEMIA: CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA PARA ATENDER A NECESSIDADE DE HOME OFFICE
  2. 2.       RELATO DE EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO CORPORATIVA DO GRUPO DARYUS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs).
  3. 3.       ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE INCLUIU UM JOGO VIRTUAL PARA O ENSINO DE EMBRIOLOGIA
  4. 4.       AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE DURANTE O PERÍODO DE ESTÁGIO PROBATÓRIO NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO [IFSP]
  5. 5.       MAPA DE RISCO ADAPTADO AO BRAILLE PARA DEFICIENTES VISUAIS: UM PROJETO INTEGRADOR DO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO NO SENAC-AL.
  6. 6.       REGIONALIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS: IDENTIFICANDO ASPECTOS DE ADAPTAÇÃO CURRICULAR NOS DOCUMENTOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA

 

 

Sala 4 -  Educação Profissional e Tecnológica - https://meet.google.com/mso-noma-kdo

Mediadores: Profª Drª Neide da Cunha Brito e Prof. Dr. Marcelo Eloy Fernandes

Data: 31 de julho de 2020

Horário: 14h

 

Trabalhos:

 

  1. 1.       IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS DE PRÁTICAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS
  2. 2.       A IMPORTÂNCIA DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA EDUCAÇÃO TÉCNICA
  3. 3.       A POLÍTICA PAULISTA DE EXPANSÃO EDUCAÇÃO SUPERIOR TECNOLÓGICA: A VOZ DOS CONDUTORES DO CURRÍCULO NA FATEC RIO PRETO
  4. 4.       SUPERVISÃO EDUCACIONAL EM CLASSES DESCENTRALIZADAS DO INTERIOR DE SÃO PAULO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE GESTÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DAS ATIVIDADES REMOTAS
  5.           EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL – UM ESTADO EVOLUTIVO

 

 

 

 

EIXO: GESTÃO DA EDUCAÇÃO

 

 

Sala 1 -  Gestão da educação - https://meet.google.com/xeh-szky-ucp

Mediador: Prof. Dr. Lúcio Jorge Hammes

Data: Quinta-feira, 30 de julho de 2020

Horário: 14h

 

Trabalhos:

 

  1. 1.       O CENÁRIO DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BAYEUX – PB DIANTE DA NOVA REALIDADE (IN) POSTA PELA PANDEMIA
  2. 2.       PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: COMO AS CRIANÇAS ESTÃO INCLUÍDAS?
  3. 3.       ANÁLISE DE MODELOS EDUCACIONAIS E ATRAVESSAMENTOS POLÍTICOS: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA ESCOLAR
  4. 4.       NÍVEL DE CONHECIMENTO EM SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001 DE ESTUDANTES DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR
  5. 5.       AMBIENTE ESCOLAR: A GESTÃO E A RESOLUÇÃO DE CONFLITOS
  6. 6.       INCIDÊNCIA DE BULLYING NAS ESCOLAS PÚBLICAS E O PAPEL DA GESTÃO NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA

 

 

Sala 2 -  Gestão da educação - https://meet.google.com/fmu-iwwq-qfv

Mediadora: Profa. Ana Cristina da Silva Rodrigues

Data: Quinta-feira, 30 de julho de 2020

Horário: 14h

 

Trabalhos:

 

  1. 1.       A GESTÃO DEMOCRÁTICA PARTICIPATIVA E A FORMAÇÃO DO SUJEITO-CIDADÃO
  2. 2.       O PAPEL DO PEDAGOGO NA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO EDUCACIONAL DEMOCRÁTICA
  3. 3.       O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR FRENTE AO PROCESSO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA,CONSIDERAÇÕES SOBRE O QUE ESTÁ POSTO NAS ORIENTAÇÕES LEGAIS: AVANÇOS E LIMITES
  4. 4.       ESTUDO DE CASO DE PERCEPÇÃO DE AUTOEFICÁCIA ENTRE COORDENADORES PEDAGÓGICOS EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE SURUBIM/PE.
  5. 5.       GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR E O PAPEL DO PEDAGOGO
  6. 6.       EVASÃO E REPETÊNCIA ESCOLAR: COMPREENSÃO DOS FENÔMENOS.

 

 

Sala 3 - Gestão da Educação - https://meet.google.com/nuo-bzmo-tks

Mediadores: Prof. Dr. Lúcio Jorge Hammes e Ana Cristina da Silva Rodrigues

Data: Sexta-feira, 31 de julho de 2020

Horário: 14h

 

Trabalhos:

 

  1. 1.       GESTÃO DEMOCRÁTICA E A LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL MUNICIPAL: UM ESTUDO DESCRITIVO SOBRE A CIDADE DE LINS/SP
  2. 2.       CRECE: A BUSCA PELO FORTALECIMENTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE SÃO PAULO
  3. 3.       GESTÃO DE CONFLITOS E COMBATE A VIOLÊNCIA ENTRE OS ALUNOS DA EJA DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PADRE PAGLIANI
  4. 4.       ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA SOBRE GESTÃO EDUCACIONAL UTILIZANDO O SOFTWARE RSTUDIO
  5. 5.       ORIENTAÇÕES AO ATENDIMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PELA VIA NÃO PÚBLICA SUBSIDIADA A PARTIR DO FUNDEB
  6. 6.       AS DIFICULDADES DA GESTÃO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA

 

 

 

 

EIXO: EDUCAÇÃO SUPERIOR

 

 

Sala 1 (primeiro momento) – Educação Superior - https://meet.google.com/umy-wgjp-eei

Mediadora: Egeslaine de Nez

Data: Quinta-feira, 30 de julho de 2020

Horário: 14h

 

Trabalhos:

 

14:00 - 14:10

AUTONOMIA E AUTORIA A PARTIR DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS NO ENSINO SUPERIOR

14:10 - 14:20

RESPONSABILIDADE SOCIAL UNIVERSITÁRIA: ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA (2010- 2019)

14:20 - 14:30

A PRESENÇA SOCIAL E DE ENSINO NA MEDIAÇÃO DOCENTE EM FÓRUNS ONLINE DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS NA MODALIDADE EAD

14:30 - 14:40

AVALIAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO PRÁTICO DAS CIÊNCIAS MÉDICAS EM UM CENÁRIO PANDÊMICO

14:40 - 14:50

OS SABERES DOCENTES DE PROFESSORES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO EM UMA UNIVERSIDADE DE FRONTEIRA

14:50 - 15:00

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE ECOLOGIA NA GRADUAÇÃO ATRAVÉS DA MONITORIA

15:00 - 15:10

A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA NO ENSINO SUPERIOR: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NA DISCIPLINA TEORIA E MÉTODO EM GEOGRAFIA

15:10 - 15:20

A EXPERIÊNCIA DA DOCÊNCIA VIRTUALIZADA NO ENSINO SUPERIOR NO PERÍODO DA PANDEMIA DE COVID-19

15:20 - 15:30

O CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB): O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO E SUA ARTICULAÇÃO COM QUESTIONÁRIO DO ENADE

15:30 - 15:40

EXPERIÊNCIAS DE AULAS PRÁTICAS NO ENSINO SUPERIOR

15:40 - 15:50

O DESENHO UNIVERSAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: NOVO OLHAR PARA O ENSINO DE CONTABILIDADE

15:50 - 16:00

GRUPOS DE PESQUISA: ESPAÇOS PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NA REGIÃO CENTRO OESTE DO BRASIL

 

 

 

Sala 1 (segundo momento) – Educação Superior - https://meet.google.com/umy-wgjp-eei

Mediador: Odorico Ferreira Cardoso Neto

Data: Quinta-feira, 30 de julho de 2020

Horário: 16h

 

 

16:00 - 16:10

(RE) CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES E LETRAMENTOS ACADÊMICOS DE ESTUDANTES AFRICANOS EM PROCESSO DIASPÓRICO: ECOS DO RACISMO E SUBALTERNIDADE NA TERRA DO OUTRO

16:10 - 16:20

INDÍCIOS DE AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR NA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

16:20 - 16:30

PROTÓTIPO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE RESUMOS ACADÊMICOS NO CONTEXTO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

16:30 - 16:40

PERSPECTIVAS DISCENTES SOBRE AULAS REMOTAS: DESAFIOS E (NOVAS) POSSIBILIDADES

16:40 - 16:50

REGIME DE COLABORAÇÃO PARA A GARANTIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

16:50 - 17:00

A DIMENSÃO AMBIENTAL NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA NA ÁREA DA SAÚDE

17:00 - 17:10

TRAJETÓRIA ACADÊMICO-CIENTÍFICA DA ESTUDANTE UNIVERSITÁRIA: PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO, EXPERIÊNCIAS E PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO

17:10 - 17:20

BLENDED LEARNING E SUA APROPRIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR

17:20 - 17:30

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA ABORDAGEM DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E SUA RELAÇÃO COM O PERFIL DE APRENDIZAGEM DE UNIVERSITÁRIOS

17:30 - 17:40

DESAFIOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA AMAZÔNIA: REALIDADE TECNOLÓGICA E AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA/UFPA-CUNTINS

17:40 - 17:50

PROJETO DE EXTENSÃO EM CONTEXTO PANDÊMICO: PROCESSOS FORMATIVOS EM PLATAFORMAS E MÍDIAS DIGITAIS

17:50 - 18:00

EDUCAÇÃO PARA MORTE: LACUNAS NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE

18:00 - 18:10

PROPOSTAS DE INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NO BNI-ENADE: DESAFIOS E EFICIÊNCIA

18:10 - 18:20

A PRODUÇÃO DE ROTEIROS DE OBJETOS DIGITAIS DE META-APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DA COMPREENSÃO LEITORA NO ENSINO SUPERIOR

18:20 - 18:30

A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NAS PESQUISAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL: O ESTADO DO CONHECIMENTO

18:30 - 18:40

“MANIPULANDO” O CICLO CELULAR

 

 

Sala 2 – Educação Superior - https://meet.google.com/ipa-szaw-agu

Mediadora: Egeslaine de Nez

Data: Sexta-feira, 31 de julho de 2020

Horário: 14h

 

Trabalhos:

 

14:00 - 14:10

MONITORIA ACADÊMICA: CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA, LEGISLAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO NA UFAL

15:10 - 15:20

CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO NAS CULTURAS MESOAMERICANAS: REVISANDO BIBLIOGRAFIAS

15:20 - 15:30

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS PELO PROGRAMA ESPECIAL DE CAPACITAÇÃO DISCENTE NO CENTRO DE TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CAMPUS A. C. SIMÕES

15:30 - 15:40

PERSPECTIVA QUANTITATIVA DE AVALIAÇÕES UTILIZANDO EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO DE APLICAÇÕES DE REALIDADE AUMENTADA NA EDUCAÇÃO

15:40 - 15:50

A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)

15:50 - 16:00

A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E A MOBILIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA

 

 

 

EIXO: POLÍTICAS, CULTURA E CURRÍCULO

 

 

Sala 1 – Políticas, Cultura e Currículo - https://https://meet.google.com/xvo-frao-rky

Mediadores: Wanderlan Santos Porto (IFS) e David Gomes Costa (IFAL)

Data: Quinta-feira, 30 de julho de 2020

Horário: 14h

 

Trabalhos:

 

  1. 1.       A EDUCAÇÃO E SEU CARÁTER IDEOLÓGICO NA SOCIEDADE CAPITALISTA
  2. 2.       O SENTIDO QUE HABITA A EXPRESSÃO “FIQUE EM CASA!”: A (IN)VISIBILIDADE DAS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA
  3. 3.       DESVELANDO MEMÓRIAS NARRATIVAS ATRAVÉS DE FOTOGRAFIA: PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA NA CIDADE DE MACEIÓ
  4. 4.       A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
  5. 5.       “BOA APARÊNCIA”: A ESTÉTICA COMO MECANISMO DE PODER
  6. 6.       ALISE SEU CORAÇÃO, MEU CRESPO, NÃO!
  7. 7.       POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NO CONTEXTO ESCOLAR: PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES
  8. 8.       A EDUCAÇÃO FÍSICA E AS RELAÇÕES RACIAS EM EDUCAÇÃO INDÍGENA: EFETIVAÇÃO DA A LEI 11.645/08

 

 

Sala 2 – Políticas, Cultura e Currículo - https://meet.google.com/trx-mzii-fof

Mediadores: Givaldo Oliveira dos Santos (IFAL) e Silvana Paulina de Souza (CEDU/UFAL)

Data: Quinta-feira, 30 de julho de 2020

Horário: 14h

 

Trabalhos:

 

  1. 1.       GOVERNANDO AS CRIANÇAS: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR COMO FORMA DE CONDUÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  2. 2.       GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: COMPREENSÕES DOS DOCENTES NOS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE TEOTÔNIO VILELA
  3. 3.       GAMES E O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA METANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES (2017-2019)
  4. 4.       EDUCAÇÃO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: UM ESTADO DO CONHECIMENTO COM BASE NO BANCO DE TESES E DISSESRTAÇÕES CAPES
  5. 5.       IMAGINÁRIOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CAMINHOS POLÍTICOS, CULTURAIS E CURRICULARES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
  6. 6.       GOVERNAMENTALIDADE, POLÍTICA EDUCACIONAL DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E BASE NACIONAL COMUM
  7. 7.       DIREITO À EDUCAÇÃO NA VELHICE: SUGESTÕES PARA UM PROGRAMA EDUCACIONAL DESTINADO AOS IDOSOS.
  8. 8.      EDUCAÇÃO 5.0 SISTÊMICA

 

 

Sala 3 – Políticas, Cultura e Currículo  - https://meet.google.com/npr-hscn-nwx

Mediadores: Ana Lady da Silva (IFAL) e Fábio Henrique Sales (IFAL)

Data: Quinta-feira, 30 de julho de 2020

Horário: 14h

 

Trabalhos:

 

  1. 1.       O “PÂNICO MORAL” QUE PERDURA: ANALISANDO O PROJETO ESCOLA SEM HOMOFOBIA (2004) E O CADERNO SEM HOMOFOBIA (2005) “KIT GAY”.
  2. 2.       “QUANDO A DOCÊNCIA É DOUTRINAÇÃO E O SMARTPHONE É UMA ARMA?” CONCEPÇÕES DE DOCENTES DE CURSOS DE LICENCIATURA ACERCA DA RECOMENDAÇÃO PRESIDENCIAL DE QUE OS ALUNOS GRAVEM SEUS PROFESSORES EM SALA DE AULA.
  3. 3.       EDUCAÇÃO, SERVIÇO SOCIAL E DIREITOS HUMANOS: CONQUISTA PARA ESTUDANTES E SUAS FAMÍLIAS!
  4. 4.       POLÍTICAS PÚBLICAS INCLUSIVAS: CONSIDERAÇÕES ACERCA DE UM ESTUDO DE CASO
  5. 5.       ENSINO DE GEOGRAFIA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): RELAÇÕES E PERSPECTIVAS
  6. 6.       A EDUCAÇÃO E O CURRÍCULO AO LONGO DA HISTÓRIA
  7. 7.       HOMESCHOOLING NO BRASIL: A TENDÊNCIA DE PRIVATIZAÇÃO E A GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO
  8. 8.      HOMESCHOOLING NO BRASIL E A NÃO COMPULSORIEDADE DO ENSINO: REFLEXÕES SOBRE A INFLUÊNCIA NEOLIBERAL NA EDUCAÇÃO PÚBLICA

 

 

Sala 4 – Políticas, Cultura e Currículo  -https://meet.google.com/crx-itpo-xpz


Mediadores: Otávio Pereira (IFAL) e Cláudia de Oliveira Lozada (IM/UFAL)

Data: Sexta-feira, 31 de julho de 2020

Horário: 14h

 

Trabalhos:

 

  1. 1.       CONCEPÇÕES MATEMÁTICAS, SUJEITOS DA EJA E A ETNOMATEMÁTICA: A RELAÇÃO ENTRE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E O CONHECIMENTO PRÁTICO PRODUZIDOS NO COTIDIANO.
  2. 2.       O USO APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (APB) PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO MATEMÁTICO CRÍTICO
  3. 3.       UM ENSAIO ACERCA DA ATUALIDADE E NECESSIDADE DE UM ENSINO DE MATEMÁTICA CRÍTICO
  4. 4.       ENSINO DE GEOMETRIA POR MEIO DE OBJETOS CULTURALMENTE SIGNIFICATIVOS: UMA PROPOSTA DE INSPIRAÇÃO ETNOMATEMÁTICA
  5. 5.       ETNOMATEMÁTICA E MODA: ANALISANDO SEMELHANÇAS ENTRE JOGOS DE LINGUAGEM MATEMÁTICOS
  6. 6.       CURRÍCULO DE MATEMÁTICA: AS PERCEPÇÕES DE UM GRUPO DE PROFESSORES SOBRE O ENSINO DE ÁLGEBRA E EXPRESSÕES ALGÉBRICAS
  7. 7.       ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: PERSPECTIVAS E LIMITAÇÕES DE UM OLHAR ETNOMATEMÁTICO
  8. 8.       CURRÍCULO E TECNOLOGIAS NO CENÁRIO DA PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

 

 

Sala 5 – Políticas, Cultura e Currículo – https://meet.google.com/ujz-mbbc-pry


Mediadores: Ana Lady da Silva (IFAL) e Fábio Henrique Sales (IFAL)

Data: Sexta-feira, 31 de julho de 2020

Horário: 14h

 

Trabalhos:

 

  1. 1.       EDUCAÇÃO FÍSICA NAS MODALIDADES DE ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO MÉDIO: A PRESENÇA NAS NOVAS ORGANIZAÇÕES CURRICULARES PAULISTAS
  2. 2.       ESPORTE ORIENTAÇÃO: NOVOS SIGNIFICADOS
  3. 3.       PRESENÇA DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NOS CURSOS NOVOTEC INTEGRADO: QUESTÕES CURRICULARES E GESTIONÁRIAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
  4. 4.       POSSIBILIDADES DO ENSINO DA CULTURA BRASILEIRA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE JAGUARÃO: UM ESTUDO DE CASO
  5. 5.       POR UM ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM QUE A GRAMÁTICA E A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA CAMINHEM DE MÃOS DADAS
  6. 6.       CURRÍCULO E CONHECIMENTO
  7. 7.       TRANSMODERNIDADE E PEDAGOGIA DECOLONIAL: POSSIBILIDADES PARA PENSAR A EDUCAÇÃO

 

 

Sala 6 – Políticas, Cultura e Currículo - https://meet.google.com/uus-gvux-jbv

Mediadores: Hilda Helena Sovierzoski (ICBS/UFAL) e Suzy Gracielly de Sousa Figueira (PPGECIM/UFAL)

Data: Sexta-feira, 31 de julho de 2020

Horário: 14h

 

Trabalhos:

 

  1. 1.       TEORIA BIOECOLÓGICA APLICADA AO DESENVOLVIMENTO INFANTIL RIBEIRINHO DE BELÉM
  2. 2.       PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS MATO-GROSSENSES EM RELAÇÃO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
  3. 3.       A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA COMPREENSÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, ATRAVÉS DA REFLEXÃO DOS DOCENTES
  4. 4.       UTILIZAÇÃO DE FILMES CINEMATOGRÁFICOS NA ESCOLA: UMA ESTRATÉGIA PARA ENSINAR ENGENHARIA GENÉTICA E BIOÉTICA NO ENSINO MÉDIO
  5. 5.       INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO AO CURRÍCULO DE HISTOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
  6. 6.       A EDUCAÇÃO DO CAMPO RIBEIRINHO: UM ESTUDO SOBRE O CURRÍCULO DAS ESCOLAS MULTIANOS NA AMAZÔNIA
  7. 7.       CONTRIBUIÇÕES DAS LIVES, EM TEMPOS DE PANDEMIA, PARA O FORTALECIMENTO DE LAÇOS SOCIAIS ENTRE PESQUISADORES GEOGRAFICAMENTE DISTANTES.
  8. 8.      ANALISE TEXTUAL DISCURSIVA DE CONCEITOS CIENTIFICOS NA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES: EXPERIMENTAÇÃO POR MEIO DA VIDEOANÁLISE

 

 

 

  

EIXO: FORMAÇÃO E TRABALHO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

 

Sala 1 - Formação e Trabalho de Profissionais da Educação – https://meet.google.com/bsm-xxdy-viu

Mediadores: Senira Anie Ferraz Fernandez (Pós CPS) e Eliane Antônio Simões (Pós CPS)

Data: 30 de julho de 2020

Horário: 14h

 

Trabalhos:

1.         RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

2.         A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DO PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR: EFETIVAÇÃO (OU NÃO) DO TRABALHO PEDAGÓGICO

3.         HQs COM SCRATCH: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO

4.         FAZENDO DRAMA NA PANDEMIA: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO REMOTA

5.         O BRINQUEDO E A BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CONTEXTO PANDÊMICO

 

 

 

 

Sala 2 - Formação e Trabalho de Profissionais da Educação - https://meet.google.com/nyr-fkvy-fvr

Mediadores: João Maielaro (Fatec Zona Leste) e Rafael dos Santos Borges (Fatec Rio Preto)

Data: 30 de julho de 2020

Horário: 14h

 

Trabalhos:

 

  1. 1.       TECNOLOGIAS INOVADORAS, NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
  2. 2.       UMA BREVE REFLEXÃO TEÓRICA SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE LITERATURA A PARTIR DE PENSADORES TEÓRICOS
  3. 3.       LEITURA DE ALFABETIZADORAS : PRATICAS DISCURSIVAS REPRESENTAÇÕES E CONSTITUIÇÕES DO SUJEITO LEITOR
  4. 4.       OFICINA DE CONSCIENTIZAÇÃO DO CONHECIMENTO: REPENSANDO A PRÁTICA DOCENTE
  5. 5.       REFLEXÕES SOBRE O ESTUDO DAS MEMÓRIAS DAS BRINCADEIRAS CANTADAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MÚSICA

 

 

Sala 3 -  Formação e Trabalho de Profissionais da Educação - https://meet.google.com/oeh-dnye-wyj

Mediadores: Alexandre Formigoni (Pós CPS) e Sirlei Rodrigues do Nascimento (Pós CPS)

Data: 30 de julho de 2020

Horário: 14h

 

Trabalhos:

 

  1. 1.       ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA POR MEIO DE AULAS REMOTAS EM TEMPOS DE COVID-19
  2. 2.       PERSPECTIVA DISCURSIVA DE ALFABETIZAÇÃO: REFERENCIAIS TEÓRICO-BIBLIOGRÁFICOS PARA (RE) PENSAR A FORMAÇÃO DOCENTE DA (O) ALFABETIZADORA (O)
  3. 3.       GRAMÁTICA E ANÁLISE LINGUÍSTICA EM SALA DE AULA: UM TRABALHO COM DESAFIOS NOVOS E LONGEVOS
  4. 4.       ESCOLARIZAÇÃO NA PRIMEIRA INFÂNCIA
  5. 5.       A RESISTÊNCIA É NA RUA! AS REDES DE MOBILIDADE ATUANTES NA FRONTEIRIÇA JAGUARÃO: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE PASSADOS SENSÍVEIS

 

 

Sala 4 - Formação e Trabalho de Profissionais da Educação – https://meet.google.com/qtg-dssz-qkb

Mediadores: José Manoel Souza das Neves (Pós CPS) e Robson dos Santos (Fatec Zona Leste)

Data: 30 de julho de 2020

Horário: 14h

 

Trabalhos:

 

  1. 1.       ESCOLA, DOCÊNCIA E VIOLÊNCIAS INFANTO-JUVENIS
  2. 2.       A RELAÇÃO DE CONSUMO, CONSUMISMO E MEIO AMBIENTE: RELATO DE ENCONTROS FORMATIVOS À DISTÂNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
  3. 3.       SOBRECARGA DE TRABALHO E ADOECIMENTO: SERÁ ESSE O FUTURO DA EDUCAÇÃO?
  4. 4.       FORMADORES DE FORMAÇÃO CONTINUADA: IDENTIDADE, FORMAÇÃO, TRABALHO NO CENTRO DAS DISCUSSÕES
  5. 5.       O BRINCAR E O INTERAGIR NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO PÓS-PANDEMIA: REFLEXÕES E AÇÕES PARA O FUTURO DENTRO DO ESPAÇO ESCOLAR

 

 

Sala 5 - Formação e Trabalho de Profissionais da Educação – https://meet.google.com/qqe-rtnx-eth

Mediadores: Emanuelle Araújo Martins Barros (UESB) e Valéria Maielaro (Fatec Zona Leste)

Data: 30 de julho de 2020

Horário: 14h

 

Trabalhos:

 

  1. 1.       APRENDIZAGENS/DESAPRENDIZAGENS: A SÉTIMA ARTE EM EXPERIÊNCIA NA ESCOLA
  2. 2.       ABORDAGEM DA IMAGEM DE ARTHUR BISPO DO ROSÁRIO NO MUSEU PARA O ENSINO DE ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
  3. 3.       O PAPEL DO PROFESSOR DIANTE O ENFRENTAMENTO DAS ATIVIDADES REMOTAS
  4. 4.       FORMAÇÂO DE PROFESSORES: UM NOVO OLHAR FRENTE À LEI FEDERAL Nº 13.663/18
  5. 5.       REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA TECNOLOGIA: UMA REFLEXÃO DOCENTE PARA TEMPOS DE PANDEMIA

 

 

Sala 6 - Formação e Trabalho de Profissionais da Educação – https://meet.google.com/dsd-ufou-dad

Mediadores: Luiz Antonio de Lima (UNIP) e Liliam Sayuri Sakamoto (Fatec Praia Grande)

Data: 30 de julho de 2020

Horário: 14h

 

Trabalhos:

 

  1. 1.       CULTURA VISUAL E ENSINO DE ARTES VISUAIS – UMA PESQUISA SOBRE A DOCÊNCIA
  2. 2.       POÉTICAS EM JOGO NAS TRAMAS DE SER ARTISTA PROFESSOR
  3. 3.       A ATUAÇÃO E FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-ÊNFASE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
  4. .       “MÚSICA, MAESTRO!”: UM LIVRO DIGITAL MULTIMÍDIA INTERATIVO PARA APRESENTAR OS INSTRUMENTOS DA ORQUESTRA SINFÔNICA AOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

 

 

Sala 7 - Formação e Trabalho de Profissionais da Educação - https://meet.google.com/ina-qsyd-ssa

Mediadores: Carlos Ananias Aparecido Resende (UF São João Del Rei) e Luís Eduardo Fernandes Gonzales (ETEC Campinas)

Data: 31 de julho de 2020

Horário: 14h

 

Trabalhos:

 

  1. 1.       PRODUÇÃO DE VÍDEO ESTUDANTIL: UMA REALIDADE CRESCENTE NAS ESCOLAS DO RIO GRANDE DO SUL
  2. 2.       ESTRATÉGIAS INCLUSIVAS: INSERÇÃO COMPLEMENTAR DO ENSINO DE LIBRAS PARA PROFESSORES
  3. 3.       ASSESSING THE EFFECTS OF GAMIFICATION IN THE CLASSROOM: A LONGITUDINAL STUDY ON INTRINSIC MOTIVATION, SOCIAL COMPARISON, SATISFACTION, EFFORT, AND ACADEMIC PERFORMANCE
  4. 4.       CONTRIBUIÇÕES CURRICULARES DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EJA
  5. 5.       OS DESAFIOS DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NO USO DAS TDICS E DAS PLATAFORMAS DIGITAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA COVID-19

 

 

Sala 8 - Formação e Trabalho de Profissionais da Educação – https://meet.google.com/xcf-dgue-nkn

Mediadores: Michell Mott Machado (Pós CPS) e Marcos Antonio Maia de Oliveira (Fatec Bragança Paulista)

Data: 31 de julho de 2020

Horário: 14h

 

Trabalhos:

 

  1. 1.       IMPLICAÇÕES DAS FASES DA CARREIRA DE DOCENTES
  2. 2.       INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
  3. 3.       SABERES PEDAGÓGICOS: MODOS DE NARRAR E PRODUZIR AS CRIANÇAS E A INFÂNCIA
  4. 4.       A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM MATEMÁTICA NA EJA ATRAVÉS DE MAPAS CONCEITUAIS
  5. 5.       GAMIFICAÇÃO COMO METODOLOGIA ATIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA

 

 

Sala 9 - Formação e Trabalho de Profissionais da Educação – https://meet.google.com/aby-xnas-bsu

Mediadores: Emanuelle Araújo Martins Barros (UESB) e Rosinei Batista Ribeiro (Pós CPS)

Data: 31 de julho de 2020

Horário: 14h

 

Trabalhos:

 

  1. 1.       A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA: CORRESPONSABILIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
  2. 2.       ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE LICENCIANDOS ACERCA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
  3. 3.       AVALIAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE PREVENÇÃO DE VIOLÊNCIA SEXUAL: CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
  4. 4.       A CRISE DE IDENTIDADE DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO SOB ÉGIDE DO REGIME DE ACUMULAÇÃO FLEXÍVEL
  5. 5.       DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DE UMA LEITURA CONSTRUTIVISTA
  6.           A REFORMA EMPRESARIAL DA EDUCAÇÃO COMO PROJETO DO CAPITAL

 

 

Sala 10 - Formação e Trabalho de Profissionais da Educação - 

https://meet.google.com/ksn-gpzk-cyd


Mediadores: Ricardo Di Bartolomeo (Fatec Ipiranga) e Milton Brito (Fatec Guarulhos)

Data: 31 de julho de 2020

Horário: 14h

 

Trabalhos:

 

  1. 1.       PERSPECTIVAS INCLUSIVAS EM TEMPO DE PANDEMIA: ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS APLICADAS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
  2. 2.       PROJETO DINOSSAUROS DE A A Z: UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTILTEMPLATE - RESUMO EXPANDIDO / FORMAÇÃO E TRABALHO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
  3. 3.       CONTRIBUIÇÕES E IMPLICAÇÕES DA SOCIOLINGUÍSTICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
  4. 4.       EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA NO SUL DE SANTA CATARINA: DESAFIOS E SUPERAÇÃO
  5. 5.       ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NAS ESCOLAS TÉCNICAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO: DESTAQUES SOBRE INSERÇÃO, ATRIBUIÇÕES E CONTEXTO DE ATUAÇÃO

 

 

Sala 11 -  Formação e Trabalho de Profissionais da Educação - https://meet.google.com/tar-znss-ohf

Mediadores: Rafael Coelho (Pós CPS) e Ariane Francine Serafim (Pós CPS/CEETEC)

Data: 31 de julho de 2020

Horário: 14h

 

Trabalhos:

 

  1. 1.       CENAS PEDAGÓGICAS EM TEMPO DE PANDEMIA: APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL DA DOCÊNCIA EM QUÍMICA
  2. 2.       DESAFIOS CAMINHOS E POSSIBILIDADES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
  3. 3.       PERSPECTIVAS E ANSEIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ENSINO VOLTADO PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E DIALOGICA
  4. 4.       FORMAÇÃO DE PROFESSORES IKUIA-PÁ: OS DESAFIOS ENCONTRADOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 11.645/08
  5. 5.       A FOTOGRAFIA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE ARTE: USOS E IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS

 

 

Sala 12 - Formação e Trabalho de Profissionais da Educação – https://meet.google.com/iji-sxad-fdv

Mediadores: Rosália Maria Netto Prados (Pós CPS)  e Antônio Carlos Estender (Fatec Cotia/ UNIP)

Data: 31 de julho de 2020

Horário: 14h

 

Trabalhos:

 

  1. 1.       PRODUÇÃO CIENTÍFICA MUNDIAL SOBRE BACKGROUND PESSOAL DO PROFESSOR: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA
  2. 2.       AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: LIMITAÇÕES DIGITAIS DOS PROFESSORES EM ÉPOCA DE PANDEMIA DO COVID-19
  3. 3.       O USO DOS MEMES NO ENSINO DE CIÊNCIAS: PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
  4. 4.       ACQUILUDOCAPOEIRA: UMA ‘NOVA’ FORMA DE VIVENCIA CRIATIVA E LÚDICA NA PISCINA
  5. 5.       MENTORIA EDUCACIONAL PARA DOCENTES: RELATOS DE EXAUSTÃO FÍSICA E MENTAL NO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA

 

 

 

 

EIXO: INCLUSÃO SOCIAL

 

Sala 1 - Inclusão Social - https://meet.google.com/ycu-zzzs-zqt

Mediadores: Flaviana de Freitas Oliveira (Unesp) e Diovane de César Resende Ribeiro (UFTM)

Data: 30 de julho de 2020

Horário: 14h

 

Trabalhos:

 

  1. 1.       DESAFIOS ENFRENTADOS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA MATO-GROSSENSE DURANTE O ENSINO REMOTO
  2. 2.       INVESTIGAÇÃO A CERCA DA CONTRIBUIÇÃO DAS TIC’S E ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  3. 3.       A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NOS CENTROS EDUCACIONAIS SOB A PERSPECTIVA DO TRADUTOR INTÉRPRETE DE LIBRAS
  4. 4.       IDENTIFICAÇÃO DA ACESSIBILIDADE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - CAMPUS ARAPIRACA
  5. 5.       SUPERANDO OBSTÁCULOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM ALUNO COM DISTROFIA MUSCULAR
  6. 6.       ASPECTOS DA LITERACIA FAMILIAR NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

 

 

Sala 2 - Inclusão Social - https://meet.google.com/pur-grrt-ghm?pli=1&authuser=0

Mediadores: Mônica Izilda da Silva (GENFEC/UFTM) E Hadassa Santos (UNIS)

Data: 30 de julho de 2020

Horário: 14h

 

Trabalhos:

 

  1. 1.       APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS DE ALUNOS SURDOS: A LIBRAS COMO UM JOGO DE LINGUAGEM
  2. 2.       O “AMOR FATI” COMO POSSIBILIDADE DE INCLUSÃO DOS SUJEITOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA FÍSICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR.
  3. 3.       A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO DESENVOLVIMENTO DE POTENCIALIDADES: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO.
  4. 4.       ESCUTANDO AS VOZES DA INFÂNCIA
  5. 5.       DESAFIOS E IMPORTÂNCIAS DA INCLUSÃO ESCOLAR NO BRASIL
  6. 6.       CONTEXTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO DE SURDOS NO BRASIL

 

 

Sala 3 -  Inclusão Social - https://meet.google.com/wey-qxmi-tnu

Mediadores: Ruhena Kelber Abrão (UFT) e Scheilla Guimarães de Oliveira (UNIS)

Data: 30 de julho de 2020

Horário: 14h

 

Trabalhos:

 

  1. 1.       A PERCEPÇÃO E O CONHECIMENTO DE DOCENTES DO ENSINO TÉCNICO PROFSSIONAL FRENTE À TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
  2. 2.       INCLUSÃO ESCOLAR ATRAVÉS DO ENSINO DE LIBRAS: UMA EXPERIÊNCIA DE CASO QUE MERECE DESTAQUE
  3. 3.       RELATO DE APRENDIZAGEM: CRIANÇAS E JOVENS COM DEFICIÊNCIAS NAS VIVENCIAS LÚDICAS COM A CAPOEIRA EM UM ABRIGO ESPECIAL DE BELÉM/PA
  4. 4.       EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA NAS ESCOLAS DO CAMPO
  5. 5.       OS JOGOS EDUCATIVOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DISCALCULIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DE MINICURSO MINISTRADO
  6. 6.       LEI 10.639/03 E EDUCAÇÃO INFANTIL : UM ESTUDO INTRIGANTE

 

 

Sala 4 - Inclusão Social - https://meet.google.com/pbf-zkyg-qhn

Mediadores: Roberto Kanaane (Pós CPS) e Lucileila do Rosário Queiroz (Pós CPS)

Data: 31 de julho de 2020

Horário: 14h

 

Trabalhos:

 

  1. 1.       INCLUSÃO ESCOLAR E INCLUSÃO DIGITAL EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL CAUSADO PELA PANDEMIA DE COVID-19
  2. 2.       EDUCAÇÃO INCLUSIVA: EXPERIÊNCIA DE ENSINO REMOTO COM UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
  3. 3.       INCLUSÃO: UM MODO DE OPERAR A ESCOLA.
  4. 4.       ATIVIDADES MATEMÁTICAS E A INCLUSÃO ESCOLAR: O ENSINO DE MATRIZES E A ARTICULAÇÃO ENTRE O LÚDICO E A CONTEXTUALIZAÇÃO NO JOGO MATRIZ INTERATIVA

 

Pareceristas





Nome


Instituição


Profª Drª Neide de Brito Cunha


CEETEPS


Prof. Dr. Michel Mott Machado


CEETEPS


Prof. Dr. Paulo Roberto Prado Constantino


CEETEPS


Prof. Ms. Sérgio Eugênio Menino


CEETEPS


Prof. Dr. Marcelo Tsugio Okano


CEETEPS


Prof. Dr. Marcelo Eloy Fernandes


CPS


Prof. Ms. Caio Stettiner


CPS


Profª Ms. Daniela Oliveira Vidal da Silva


UNIFTC


Profª Ms. Regivane dos Santos Brito


UESB


Prof. Dr. Renan Antônio da Silva

UNIS

Prof. Ms. Erivan Coqueiro Sousa 


Prof. Ms. Flávio  Cavalcante Veiga

UNICAP

UESB


Profª Ms. Vera Lúcia Fernandes de Brito


IFBAIANO


Profª Ms. Eliane Guimarães de Oliveira


UNEB


Profª Ms. Elisângela Andrade Moreira Cardoso


UESB


Doutorando Handherson Leyltton Costa Damasceno


UFBA


Celia Zeri de Oliveira


UFPA 


Elizabeth Gottschalg Raimann


UFJ 


Ari Raimann


UFJ


Maria Edgleuma de Andrade


UERN


Águeda Aparecida da Cruz Borges


UFMT


Marly Augusta Lopes de Magalhães


UFMT 


Camila Alberto Vicente de Oliveira


UFJ 


Luciane Spanhol Bordignon


UPF


Prof. Dr. Carloney Alves de Oliveira


UFAL


Profa. Dra. Cláudia de Oliveira Lozada


UFAL


Prof. Dr. Elton Casado Fireman


UFAL


Profa. Dra. Hilda Helena Sovierzoski


UFAL


Profa. Dra. Silvana Paulina de Souza


UFAL


Prof. Dr. Givaldo Oliveira dos Santos


UFAL


Wanderlan Santos Porto


IFS


Ednilson Gomes Santos


IFAL


David Gomes Costa


IFAL


Fábio Henrique Sales de Lima Lau


IFAL


Ana Lady da Silva 


IFAL



FAST TRACK

Prezados/as, boa noite.


Tudo bem?


O resultado dos trabalhos escolhidos (FAST TRACK) acaba de ser enviado (e-mail).


Gratidão.



Prof. Dr. Renan Antônio da Silva

Presidente da Comissão Organizadora

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}