A terceira edição do Congresso Nacional de Pesquisas, Estratégias e Recursos Educacionais (CONPERE 2024) visa fomentar a comunicação e troca de saberes e de práticas pedagógicas entre pesquisadores em Educação e Ensino, docentes e gestores escolares.
Espera-se que o congresso seja um espaço para o diálogo entre profissionais e pesquisadores de diversas áreas que atuem em práticas de educacionais e que possam apresentar: mudanças e avanços conceituais e teóricos, estratégias e recursos inovadores, relatos de experiência e perspectivas futuras.
O CONPERE resultará em duas produções científicas:
- os anais de resumos e trabalhos completos (com ISBN);
- o terceiro volume do livro intitulado "Pesquisas, estratégias e recursos para a educação no Brasil" publicado pela Editora Reconecta, com ISBN, ficha catalográfica e conselho editorial.
2. Pesquisas, Estratégias e Recursos em Ciências Humanas: Nesta área, o foco está nas abordagens de ensino para disciplinas ligadas às Ciências Humanas, como História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Propõe-se discutir metodologias de ensino inovadoras, recursos didáticos que estimulem a reflexão crítica e estratégias para abordar temas contemporâneos, visando aprimorar a qualidade da educação nessas áreas em todos os níveis de ensino.
3. Pesquisas, Estratégias e Recursos em Ciências Naturais e da Terra: Esta área contempla pesquisas e práticas educacionais relacionadas às Ciências Naturais, Biologia, Geociências e outras disciplinas afins. O objetivo é promover o compartilhamento de estratégias eficazes para o ensino dessas disciplinas, explorando abordagens interdisciplinares, experimentação prática e o uso de recursos tecnológicos, contribuindo para uma educação mais contextualizada.
4. Pesquisas, Estratégias e Recursos em Educação Inclusiva: Focada na promoção da inclusão, esta área destaca pesquisas e práticas educacionais que visam garantir o acesso e o sucesso de todos os alunos. Aborda estratégias pedagógicas inclusivas, integrações curriculares, tecnologias assistivas e recursos que legitimem a diversidade e o lugar das diferenças e das particularidades no ambiente educacional.
5. Pesquisas, Estratégias e Recursos em Educação Profissional e Tecnológica: Esta área temática concentra-se no ensino técnico e tecnológico, abordando estratégias pedagógicas específicas para formação profissional. Inclui discussões sobre práticas inovadoras, integração com o mercado de trabalho, desenvolvimento de competências técnicas e utilização de tecnologias educacionais para potencializar a aprendizagem nesse contexto.
6. Pesquisas, Estratégias e Recursos em Linguagens: Dedicada ao estudo das Linguagens, compreende disciplinas como Língua Portuguesa, Línguas Estrangeiras, Educação física, Artes e Literatura. Busca-se explorar metodologias que estimulem a comunicação efetiva, a expressão artística e literária, bem como o desenvolvimento da competência linguística, abrangendo desde o ensino infantil até o superior.
7. Pesquisas, Estratégias e Recursos para Educação de Crianças: Esta área enfoca a educação infantil e as primeiras etapas do ensino fundamental. Propõe-se discutir estratégias pedagógicas específicas para crianças, considerando aspectos do desenvolvimento cognitivo, emocional e social. Inclui o compartilhamento de práticas educacionais inovadoras e recursos que promovam uma educação lúdica e participativa.
8. Pesquisas, Estratégias e Recursos para Formação Continuada de Professores: Voltada para a valorização e aprimoramento profissional, esta área tem como foco a formação continuada de professores. Busca-se apresentar pesquisas sobre programas de desenvolvimento profissional, estratégias eficazes de atualização pedagógica, recursos tecnológicos para a formação docente e práticas que promovam a reflexão constante sobre a prática educativa.
Em todas as áreas temáticas, serão aceitas submissões que se voltem às relações de educação para relações étnico-raciais, de gênero e decoloniais no ensino.