Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil
Planos de Educação,
Diretrizes e Bases Curriculares: Impactos na Formação dos Professores no Brasil
COMUNICADO
A Comissão Organizadora do XI Seminário Nacional da
ANFOPE, realizado em 21 a 23 de novembro de 2017, tinha a pretensão de abrir seleção/avaliação para a submissão visando posterior publicação
dos trabalhos completos - previstos para serem encaminhados em janeiro deste ano. Entretanto, por motivos alheios a nossa vontade, devido a questões operacionais – todos os trabalhos completos deveriam ser
submetidos a avaliação externa, tendo em vista que apenas os resumos foram
avaliados – e a carência de recursos, essa modalidade de submissão está cancelada.
Todos os RESUMOS EXPANDIDOS aprovados foram publicados nos Anais do evento
(ISBN: 978-85-922051-3-3), distribuídos
na forma de cd durante o credenciamento no evento, e encaminhados por email em
formato pdf aos inscritos que não puderam comparecer. Caso não tenha recebido
encaminhe email para anfope.rj@gmail.com solicitando seu arquivo.
Quaisquer
dúvidas ou solicitações poderão ser encaminhadas para o email anfope.rj@gmail.com
Agradecemos sua participação, e desejamos
um 2018 pleno de realizações e conquistas!
Atenção: As inscrições estão encerradas. NÃO HAVERÁ INSCRIÇÕES NO LOCAL, pois não há mais vagas disponíveis.
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XI Encontro Nacional de Formação dos
Profissionais da Educação
Planos de Educação, Diretrizes e
Bases Curriculares: Impactos na Formação dos Professores no Brasil
Faculdade de Educação da Universidade
do Estado do Rio de Janeiro UERJ
21, 22 e 23 de novembro de 2017
Dia 21 de
novembro de 2017 – terça-feira |
|
14:00-18:00hs |
Credenciamento e recepção |
15:00-17:00hs |
Sessões de apresentação de trabalhos I |
17:00-18:00hs |
Solenidade de Lançamento da CONAPE-RJ Conferência Estadual Popular de Educação RJ |
18:00 |
Abertura do XI Seminário Nacional de Formação de Professores |
18:30hs |
Atividade Cultural: Coral da Universidade Rural (UFRRJ) |
19:00-21:30hs |
CONFERENCIA LIVRE da CONAPE Impactos na Formação de professores das atuais
reformas no Estado e na Educação brasileira Luiz Fernandes Dourado (UFG) Coordenação: Lucília Augusta Lino (UERJ/ANFOPE) |
Dia 22 de
novembro de 2017 – quarta-feira |
|
8:30-9:30hs |
Credenciamento |
9:00–12:00hs |
Mesa Redonda 1: Políticas de Formação de
professores, diretrizes e bases curriculares: impactos na carreira docente,
na educação básica e no ensino superior Gilmar Soares Ferreira (CNTE) / Marcia Angela
Aguiar (CNE/UFPE) Marcia Maria Gurgel Ribeiro (Forumdir/UFRN) /
Representante do MEC Coordenação: Malvina Tuttman (UNIRIO/CEE-RJ/CNE) |
12:00-13:30hs |
Almoço intervalo |
14:00-15:30hs |
Credenciamento (última oportunidade de pegar o
material) |
14:00-15:30hs |
Sessão de discussão e aprofundamento “Formação de professores e a
reformulação Curricular dos cursos das IES públicas: a situação nas
instituições, nos estados e nas regiões brasileiras” |
15:00-17:00hs |
Sessões de apresentação de trabalhos II |
17:00-18:00hs |
Lançamentos de Livros |
18:00-21:00hs |
CONFERENCIA LIVRE DA CONAPE - Mesa Redonda 2: Formação e valorização dos profissionais da
educação: políticas, planos e investigações Julio Emilio Diniz Pereira (UFMG) / Magali
Aparecida Silvestre (UNIFESP) Iria Brzezinski (PUC-GO) Coordenador: Leda Scheibe (UFSC) |
Dia 23 de
novembro de 2017 – quinta-feira |
|
8:00 - 12:30hs |
Assembleia Geral Extraordinária da Anfope |
9:00- 11:00hs |
Sessões de apresentação de trabalhos III |
9:00- 12:00hs |
Reunião Forumdir – Sudeste e RJ |
12:00-14:30hs |
Almoço intervalo |
14:30-17:00hs |
Reuniões organizativas / entidades |
15:00-17:00hs |
Sessões de apresentação de trabalhos IV |
18:00-21:30hs |
CONFERENCIA LIVRE da CONAPE - Mesa-redonda 3: Plano Nacional de Educação e Políticas públicas
de Formação de professores: O que dizem as entidades sobre os impactos do
cenário político atual nas instituições de ensino e pesquisa Inês Barbosa de Oliveira (ABdC) / Isabel Sabino (Anped)
Ivany Pino (Cedes) Gilmar Soares (CNTE) / João F. de Oliveira (Anpae)
/ Lucília A. Lino (Anfope) Marcia Gurgel Ribeiro (Forumdir)/ Ruben Barbosa
de Camargo (Fineduca) |
Apresentação de trabalhos / Sessões temáticas por Eixos
Os trabalhos serão apresentados em 34 sessões temáticas, distribuídas de acordo com os eixos, nos três dias do evento.
Cada sessão congregará 8 trabalhos, e terá a duração de 2 horas.
Os trabalhos serão apresentados oralmente, sem utilização de recursos audiovisuais, em RODAS DE CONVERSA. O autor/apresentador deverá apresentar seu trabalho destacando o que é mais relevante para a discussão na sala. Caso deseje pode trazer material impresso para socializar com o grupo.
Cada sessão terá um coordenador que mediará a discussão. Ao final da sessão será entregue o certificado de 'apresentação da comunicação oral'. Apenas os presentes à sessão receberão este certificado.
O local das apresentações será a Faculdade de Educação da UERJ, localizada no 12 andar.
Os autores deverão estar no local com 15 minutos de antecedência do início da sessão.
Reiteramos que os todos os co-autores devem efetivar a inscrição efetuando o pagamento.
As inscrições pelo site serão encerradas no dia 18 de novembro (HOJE). Confirme sua inscrição antes do prazo esgotar.
Sugerimos que os que fizerem o pagamento por compensação bancária nos dias 17, 18, 19 e 20/1 que levem o comprovante de pagamento.
Não haverá realização de inscrições no local.
Informamos que o credenciamento (para recebimento do material) está previsto para os dias 21 e 22/11 nos seguintes horários:
21/11 - 14 as 18 hs (hall do 12 andar - Faculdade de Educação - UERJ - subir a rampa após sair do elevador no 12° andar)
22/11 - 8:30 as 9:30hs (em frente ao Auditório 111 /11° andar (Saindo do elevador: se no 12 desce a rampa/ se no 11 sobe a rampa)
22/11 - 14-15hs (hall do 12° andar - Faculdade de Educação - UERJ - subir a rampa após sair do elevador no 12° andar)
Não haverá credenciamento no dia 23/11.
Veja aqui o dia e horário da sua apresentação.
O quadro abaixo já contempla as solicitações de autores feitas até 18/11. (Versão 19/11 - 17:00hs)
As sessões tentam
agrupar temáticas afins, por isso algumas sessões tem trabalhos de eixos
diferentes da inscrição. Devido a pedidos de autores alguns trabalhos mudaram
de sessões devido ao dia de apresentação (Confira)
Sessões de apresentação de
Trabalhos I -Dia 21/11
(Terça-feira): 15-17hs
EIXO
01. Políticas
e programas de formação inicial e continuada de professores / Eixo 4 |
|
Coordenação: Elaine Constant Pereira de Souza (UFRJ) / sala 12.096 |
|
Sessão 3 /PNAIC - Dia 21/11 (terça-feira):
15-17 horas |
Autores |
1. Formação de leitores: as repercussões do PNAIC na formação continuada
dos professores de 4° e 5° anos do ensino fundamental |
Inês Pereira Gomes de Oliveira, Vinícius de Luna Chagas Costa |
2. (Re)existindo no PNAIC: a (des)formação possível |
Soymara Vieira Emilião, Viviane
Lontra |
3. A formação continuada do PNAIC e as práticas de organização dos tempos
e espaços de sala de aula |
Paula Francimar da Silva Eleutério |
4. Formação de professores alfabetizadores por meio do PNAIC: alguns
apontamentos sobre a formação continuada de professores |
Sabrina Plá Sandini, Juliana Domit Mallat |
5. Sentidos de experiência no currículo de formação continuada de
professores do PNAIC. |
Gabriela Maria dos Santos, Elaine Constant Pereira de Souza |
6. Percepções de professoras alfabetizadoras do município de Rio
Grande/RS sobre o PNAIC |
Sheila Pedroso da Conceição |
7. Os impactos da implantação do PNAIC na educação infantil (EIXO 4) |
Adriana Cabral Pereira de Araujo, Vania Finholdt Angelo Leite |
8. Políticas públicas para a formação de professores: o olhar dos
egressos sobre o curso de Pedagogia do PARFOR na UFRRJ |
Elisangela Menezes Soares, Ligia Cristina Ferreira Machado |
EIXO
01/ EIXO 02. Ensino superior, pesquisa e extensão: programas, projetos,
experiências e práticas em formação de professores . Políticas e programas de
formação inicial e continuada de professores |
|
Coordenação: Fábio Amorim (UFES/UNESA) /
sala 12.093
|
|
Sessão 4 - Dia 21/11 (terça-feira): 15-17
horas |
Autores |
1.
Novos meios de comunicação, novas
culturas na formação de professores |
Haroldo Junior Evangelista Vidal, Fábio
Amorim |
2.
Os diferentes repertórios dos
sujeitos/corpos nos cotidianos escolares potencializando a formação
continuada de professores/as com a diferença |
Fábio Amorim, Haroldo Junior Evangelista Vidal |
3.
O uso do cinema como fonte no
processo de formação docente e sua aplicabilidade nas práticas pedagógicas |
Monica Ferreira de Farias |
4.
Formação docente e direitos humanos:
o que pensam pedagogos em formação? |
Guilherme Pereira Stribel |
5.
Histórias e memórias de Duque de
Caxias (EIXO 2) |
Neide Ana Pereira Ramos, Jurema Rosa
Lopes Soares, William Dias de Araujo |
6.
Encantos e desencantos na educação:
subjetividade, histórias de vidas e mal-estar – o ofício do professor (EIXO
2) |
Tânia Gouvêa |
7.
O movimento exotópico de uma bolsista
do PIBID: experiência, discurso e memória, canais receptivos de sentidos (EIXO
2) |
Jeanne Chaves Rodrigues, MÔNICA PINHEIRO FERNANDES |
8.
Conversas entre professorxs:
entrevistas com docentes (EIXO 2) |
Thais Vinhas da Silva, Anderson
Henrique Ferreira Marinho |
9.
Professores pesquisadores:
textualidades nas práticas do ensino de Geografia |
Luyanne Catarina Lourenço de Azevedo, Denizart da Silva Fortuna |
EIXO
01/ EIXO 02/EIXO 7 |
|
Coordenação: Jacqueline Luiza / José Carlos Souza (UERJ) / sala. 12.104 |
|
Sessão 5/EJA - Dia 21/11 (terça-feira): 15-17
horas |
Autores |
1.
Formação inicial docente em EJA: experiências do CIEP 341 (Eixo 1) |
Liliane Sant'Anna de Souza Maria |
2.
Formação continuada de docentes da EJA: importância e desafios (Eixo
1) |
Wylle Amaral, Elisa Almeida |
3.
O projeto Trilhas: formação de professores alfabetizadores nas redes
de políticas (Eixo 1) |
Ana Paula Pereira Marques de Carvalho |
4.
Educação de adultos e idosos em espaço não formal: experiência de um
projeto de extensão (Eixo 2) |
Bianca Neves Prachum, Elismara Zaias Kailer |
5.
Reflexões sobre a formação inicial de educadores para a EJA (Eixo 2) |
Jaqueline Luzia da Silva, Janahina de Oliveira Batista |
6.
Práticas educativas da extensão universitária e suas contribuições
para formação do docente da EJA (Eixo 2) |
Ana Paula de Abreu Costa de Moura |
7.
A formação docente freirena na EJA e a atualidade da Pedagogia da
alternância. (Eixo 7) |
José Carlos Lima de Souza |
8.
Docentes do centro de estudos supletivos na década de 1970: “muito
prazer, somos orientadores de aprendizagem” (Eixo 7) |
Rosa Monaco |
EIXO
02. Ensino superior,
pesquisa e extensão: programas, projetos, experiências e práticas em formação
de professores / EIXO 01 / EIXO 07 |
|
Coordenação: José Airton Chaves
/ Nadia Souza (UFRRJ) /
Sala 12.124 |
|
Sessão 6 /EAD - Dia 21/11 (terça-feira): 15-17
horas |
Autores |
1.
Produção de videoaulas para educação à distância: prática com
estudantes de Pedagogia |
Gislaine Kazeker Siqueira, Cristiane Budek Dias |
2.
A educação à distância (EAD) e sua importância no acesso de
trabalhadores ao nível superior |
Vilma da
Silva Correia, Anali Braga B. de Carvalho, Nádia Mª Pereira de Souza |
3.
A avaliação do processo ensino-aprendizagem na modalidade de EAD:
Importância na Formação de Inicial de Professores. |
Anali Braga Batista de Carvalho, Nádia Maria Pereira de Souza |
4.
Novas tecnologias em educação – a resistência docente à educação a
distância |
Francisco Lorentz, Patricia Jerônimo Sobrinho |
5.
Contribuições da formação EAD para professores egressos da
licenciatura em Matemática. (Eixo 1) |
Delia de Oliveira Ladeia, Marcia Lacerda santos |
6.
O caso UNIVESP: uma análise social do ensino a distância (Eixo 1) |
Aurea Paes |
7.
Inclusão e Práxis: Desafios em EAD (Eixo 7) |
Maria Angela M. Corrêa, Cláudia
Vieira de C. Herculano, Neide Ana P. Ramos |
EIXO 03. Reformulação dos
cursos de formação de professores /licenciaturas: As propostas das IES a Res. 02/2015 |
|
Coordenação:
Suzane Gonçalves (FURG) sala.12.097 |
|
Sessão 7 - Dia 21/11 (terça-feira): 15-17
horas |
Autores |
1. Reformulação curricular dos cursos de Pedagogia: a formação do
pedagogo docente em disputa |
Aloana de Oliveira Pereira |
2. Reformulação do curso de Pedagogia UERJ/FFP: formação e prática docente |
Vania Finholdt Angelo Leite, Helena Amaral da Fontoura |
3. Reformulação do curso de Pedagogia da FFP UERJ: notas para pensar o
currículo e as políticas de formação |
Alexandra Garcia, Adriana de Almeida |
4.
As influências da Resolução nº
02/2015 no curso de Lic. em Pedagogia da Faculdade Fortium: análises
preliminares |
Alisson S. da Costa, Celso Ricardo dos Santos
Nascimento, Irinéia Lina Cesário, Marilza Luzia Saraiva de Souza |
5.
A implementação das Diretrizes
Curriculares Nacionais para formação de professores na UFRN |
Suzane Gonçalves, Isis Carvalho, Débora Assis Matias |
6.
Reformulação Curricular do Curso de
Pedagogia da FFP/UERJ: diferentes linguagens na formação de professores |
Bruna Molisani Ferreira Alves, Heloisa Josiele S.
Carreiro, Tania M. Costa Nhary |
7.
Formação inicial de professores:
(re)pensando o campo da didática nos cursos de licenciatura a partir da Res.
02/2015 |
Juliana Domit Mallat, Sabrina Plá Sandini |
8.
A ressignificação e desbacharelização
dos cursos de licenciatura |
Richardson Correia Marinheiro |
EIXO
04. Educação Infantil:
políticas, formação e práticas |
|
Coordenação: Valdete Coco (UFES) sala. 12.100 |
|
Sessão 8 - Dia 21/11 (terça-feira): 15-17 horas |
Autores |
1. Educação infantil: políticas públicas e práticas educativas na
pré-escola |
Rosiris Pereira de Souza |
2. Políticas de expansão da educação infantil: que escola o Estado
oferece? |
Jorgeane da Silva Mendes |
3. Dos direitos às práticas na gestão da educação infantil: aspectos
legais e teóricos |
Jacqueline de Fatima dos Santos
Morais, Daniele Barros, Roberta Flores |
4. Desafios à Pedagogia da infância a partir da Base Nacional Comum
Curricular |
Cintia Larangeira, Maria Tereza
Goudard Tavares, Julyana da Costa Verissimo |
5. Avanços e entraves na formação dos profissionais de educação infantil
pós LDBEN 9394/1996: reflexões sobre uma realidade |
Ana Paula Lima da Silva |
6. A formação inicial de professores para a Educação Infantil no contexto
do PNE e da Resolução 02/2015 |
Valdete Côco, Maria Nilceia de
Andrade Vieira, Ana Carolina de Oliveira Ferreira, Sara Gabrielle Fonseca Ribeiro |
7. A importância da formação política dos docentes da educação infantil
para a compreensão das políticas públicas |
Rosana Ribeiro |
8. Diálogos entre cinema, formação inicial de professores e infância |
Larissa Ferreira Rodrigues Gomes, Fabiola Alves Coutinho Gava |
9.
Base Nacional Comum Curricular: a
alfabetização de crianças em diálogo (era da sessão 30 / Eixo 5) |
Camila de Oliveira Fonseca, Fernanda Zanetti Becalli |
EIXO
04. Educação Infantil:
políticas, formação e práticas |
|
Coordenação: Rita Porto (UFPB) / sala 12.108 |
|
Sessão 9 - Dia 21/11
(terça-feira): 15-17 horas |
Autores |
1. Formação de professores: por uma poética do espaço e da delicadeza nas
veredas da educação |
Cristiana Garcez dos Santos Seixas |
2. Formação continuada de professores da educação infantil: entre teoria
e prática, a experiência tecida em narrativas |
Gabriela Alves de Souza Vasconcelos
dos Reis |
3. Curso de extensão das artes de fazer às artes de dizer na educação
infantil: formação continuada de professoras da infância em Itaboraí |
Thais da Costa Motta, Roberta
Teixeira de Souza, Jane Marchon Cordeiro Celestino, Gabriela Alves de Souza
Vasconcelos dos Reis |
4. Formação docente das professoras das infâncias e educação popular:
desafios e possibilidades. |
Tatiane Nogueira da Silva, Rejane Dias Correa Machado |
5. A formação dos educadores infantis campesinos em Bom Jesus da Lapa-
BA: um breve relato |
Cíntia Lopes Vieira de Jesus, Cândida
Maria Santos Daltro Alves, Geane Silva dos Santos de Andrade, Marcia Lacerda
Santos |
6. Políticas de formação de professores da educação infantil no município
de UNA/BA e seus desdobramentos no trabalho docente |
Geane Silva dos Santos de Andrade,
Cândida Maria Santos Daltro Alves, Emilia Peixoto Vieira, Neisa Pereira dos
Santos de Castro |
7. Um olhar sobre ação do Programa Federal Proinfância, na interface com
o trabalho pedagógico dos docentes de creches – uma experiência no sul da
Bahia. |
Marcia Lacerda Santos, Cíntia Lopes Vieira de Jesus, Cândida Maria
Santos Daltro Alves |
8. A educação infantil do/no campo: qual a especificidade? |
EDILEIDE
RIBEIRO PIMENTEL |
EIXO
04. Educação Infantil:
políticas, formação e práticas / Eixo 1 / eixo 5 |
|
Coordenação: Ivone Garcia (UFG) sala
12.092 |
|
Sessão 10 - Dia 21/11 (terça-feira): 15-17
horas |
Autores |
1.
Repertórios infantis de crianças do
distrito de Luzimangues (TO) e as memórias do brincar |
Cleudiane Pereira, Michael Araujo
Ribeiro, Raylla Barbosa Araujo, Denise Aquino |
2. Cartografias e práticas sensíveis na escola de educação infantil da
UFRJ |
Renata Cavallini, Rosimeri de Oliveira Dias |
3. A importância de escutar as crianças: o desafio da professora das infâncias |
Carolina Silva de Alencar |
4. Memórias de infâncias: uma contribuição para a educação infantil no Morro
do Alemão - Rio de Janeiro |
Keila Maria de Araujo Silva |
5. “Como a gente faz!” Narrativas de professoras da creche sobre suas
práticas |
Luziane Patricio Siqueira Rodrigues |
6. Brinquedoteca como espaço criativo para as múltiplas linguagens
artísticas |
Ana Paula Santos Pimentel, Tatiana de Castro Oliveira |
7. “Pintando o sete com a Pedagogia da Castelo”: a brinquedoteca hospitalar como espaço de
formação e atuação do pedagogo. (Eixo 1) |
Stella Alves Rocha da Silva, Márcia Pereira, Barbara Carolina |
8. O lugar do professor nos desenhos das crianças (Eixo 5) |
Daniel Medeiros dos santos |
EIXO
04. Educação Infantil:
políticas, formação e práticas / Eixo 2 |
|
Coordenação: Ana Rosa Brito
(UFPA) sala:12.112 |
|
Sessão 11
- Dia 21/11 (terça-feira): 15-17 horas
|
Autores |
1. Práticas de contemplação, inter-ação, transformação e comunhão com o
meio ambiente no Centro de Referência de Ed. Infantil Realengo – CREIR do
Col. Pedro II |
Cristina
Souza de Macedo |
2. Um olhar para o cotidiano de uma UMEI
no Município de Niterói-RJ: o projeto político-pedagógico como campo
de possíveis |
Debora
Assumpção dos Santos Rodrigues |
3. As concepções de corpo e/ou corporeidade de professores da educação
infantil a partir de suas práticas no cotidiano escolar |
Luciana
Rocha Magalhães Paiva |
4. A entrevista coletiva como instrumento de pesquisa e formação |
Marta
Maia |
5. Saberes e sonhos, práticas e partilhas: o trabalho de orientação
pedagógica da Secretaria de Educação com e para as unidades escolares de
educação infantil da rede Municipal de Nilópolis |
Roberta Guimarães Teixeira, Denise
Cruz Candido Miranda de Souza, Flávia Duarte |
6.
Educação em sexualidade e gênero nos
currículos formativos de educadore(a)s infantis (Eixo 4) |
Virginia Georg Schindhelm, Maria Luisa Furlin Bampi |
7. Que estórias contam os sonhos? - Relato de uma pesquisa-formação com
profissionais da educação infantil (Eixo
2) |
Vânia
Medeiros Gasparello, Patricia da Conceição Silva, Delba Maria Conceição Lopes |
8. Docência brasileira e formação em foco: uma análise histórico-cultural
da sociedade (Eixo 2) |
Diego Dias Salgado,
Jonathan Machado Domingues |
EIXO
05. Ensino
Fundamental: políticas, formação e práticas |
|
Coordenação: Marcelo Mocarzel (UFF/UNILASALLE)
sala: 12.088 |
|
Sessão 12
- Dia 21/11 (terça-feira): 15-17 horas
|
Autores |
1. A formação e o trabalho dos professores em escolas privadas de rede:
um objeto esquecido |
Silvana Soares de Araujo Mesquita, Isabel Alice Oswald Monteiro Lelis |
2. A materialidade do diálogo como caminho fundante da teoria e prática
no processo de formação do pedagogo |
Danielle Batista Cardoso, Jonathan Machado Domingues |
3. Animação stop motion: formação de professores e práticas no ensino
fundamental no município do Rio de Janeiro |
Ana Clara Lima Rodrigues, Cíntia Nascimento de Oliveira
Conceição |
4. A linguagem midiática como possibilidade de novas relações com o
processo de construção de conhecimento |
Bernadete Collares Barroso Bento |
5. Região no ensino escolar: uma constelação de conceitos. |
Geórgia Pedro Corvino |
6. Orientações motivacionais para prática de natação escolar: uma revisão
narrativa |
Fábio Brum, Diogo Dias de Paula
Muniz, José Henrique dos Santos |
7. Programa mais educação: possibilidades e limites entre os espaços
formais e não formais de ensino |
Adriana do Nascimento Barbosa dos Santos,
Gisele Duque Bastos Tavares |
EIXO 06. Ensino Médio e/ou Educação Profissional:
políticas, formação e práticas |
|
Coordenação: Denise Araújo (UFG) /Karine (Morgan (UFF/UNESA) sala:12.120 |
|
Sessão 13 - Dia
21/11 (terça-feira): 15-17 horas
|
Autores |
1.
Trabalho e formação docente na
educação profissional em Goiás |
Oyana Rodrigues dos Santos, Denise
Silva Araújo, Helvécio Goulart Malta de Sá |
2. Ensino médio inovador e educação em tempo integral: um olhar sobre as
políticas públicas. |
Flavia Gonçalves da Silva, Elisangela da Silva Bernado |
3. Docência em sociologia na educação básica em uma década de
institucionalização: desafios e perspectivas |
Francisco Willian da Silva Pereira
Filho |
4. A questão moderna da cidadania e suas implicações para a filosofia no
ensino médio |
Guilherme Celestino Souza Santos |
5. Reforma gerencial da educação na Rede Estadual de Ensino do Rio de
Janeiro e a formação para o consentimento |
Gabriel Guimarães Melgaço da Silva |
6. Impactos da reforma gerencial e políticas públicas na Rede Estadual de
Ensino do Rio de Janeiro Eixo 5 |
Bárbara Silva Evangelista |
7. Até aonde o SAERJ/Saerjinho levou o IDEB fluminense? Uma análise do
índice de desempenho entre 2010-2016 |
Pedro Campos |
8. Pacto
Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio no interior de Minas Gerais (2014 – 2015) Eixo 1 |
Janete Aparecida Gomes Zuba, Francelly Aparecida dos Santos |
9. A agenda hemisférica para a promoção do trabalho docente e as
políticas públicas para juventude (Eixo 6)] |
Paula de Macedo Santos |
Sessões de apresentação de
Trabalhos II -
Dia 22/11 (quarta-feira): 15-17 horas
EIXO
01. Políticas
e programas de formação inicial e continuada de professores |
|
Coordenação: Patricia Bastos (UFRRJ) / Iria
Brzezinski (UFG)/ sala 12.093 |
|
Sessão 1/ PARFOR - Dia 22/11 (quarta-feira):
15-17 horas |
Autores |
1. Reformas educacionais no limiar do século XXI: os limites e
contradições do Programa Nacional de Professores da Educação Básica (PARFOR)
no curso de Pedagogia da UFRRJ. |
Leandro Machado dos Santos, Bárbara
de Almeida Santos, Karine Dias Domequis Chaves, Flávia Figueiras Nascimento |
2. Apontamentos sobre o exercício crítico da leitura e produção de
conteúdo nas redes sociais em turmas do PARFOR |
Julio Cesar Roitberg, Jenifer Stéfani
da Silva, Daniel Lobão dos Santos, Evelyn de Souza Bernardo |
3. Ensino de história e formação docente: o caso dos docentes/alunos do
PARFOR no curso de Licenciatura de História da UFRRJ /instituto Multidisciplinar |
Maria Lenice de Andrade Rocha |
4. Impasses e desafios da formação docente na Baixada Fluminense, RJ:
correlações de força e poder nos espaços de formação dos professores de História/PARFOR-UFRRJ |
Ana Maria Marques Santos |
5. Letramento na formação do professor de História/ PARFOR: por que e
para que se lê e escreve no curso de História PARFOR / UFRRJ? |
Patricia Bastos de Azevedo |
6. A política nacional de formação de professores da educação básica no
estado do Pará |
Jennifer Susan Webb Santos, Michele Borges de Souza |
7. O Programa de Apoio a Projetos de Intervenção Metodológica-PAPIM no contexto
da escola de aplicação da UFPA |
Tatiana Benjamim, Andrea Cristina
Cunha Solimões, Jennifer Susan Webb Santos, Ana Paula Santos Pimentel |
EIXO 01. Políticas e programas de formação inicial e
continuada de professores / Eixo 4 |
|
Coordenação: Sonia Schneider (UERJ) / Maria Helena Maciel (UFPB) sala 12.104 |
|
Sessão 2/PIBID - Dia
22/11 (quarta-feira): 15-17 horas
|
Autores |
1. Quais são os saberes produzidos/mobilizados por licenciandos
vinculados aos Programas de Formação de uma Universidade Federal? |
Cyntia De Souza Bastos Rezende Mônica Vasconcellos |
2. Estágio Curricular e PIBID: Uma articulação teoria e prática no
ISEPAM? |
Edivana Maria Velasco Nogueira, Josete Pereira Peres Soares |
3. Atuação de professores supervisores do PIBID na formação de pedagogos docentes:
diferenciais da parceria universidade-escola básica |
Talita da Silva Campelo |
4. Política de formação docente para a educação básica: análise do modelo
pedagógico do PIBID |
João Danilo Batista de Oliveira, Admilson
Santos, Suzana Alves Nogueira |
5. Formação Inicial e Continuada de Educadoras/es de Jovens, Adultos e
Idosos: reflexões a partir do PIBID |
Sonia Maria Schneider, Amanda
Teixeira Brum da Luz, Marcia Maria de Paula Oliveira, Selma de Almeida
Nascimento |
6.
O PIBID na UFPB e a formação de professores |
Maria Helena Ribeiro Maciel |
7. Pibid – formação e criação na educação musical: uma perspectiva de
políticas públicas |
Antonio Eduardo Santos, Maria de Fátima Barbosa Abdalla |
8. “Como formar um professor de educação infantil?”: a importância do
PIBID na formação de professores (EIXO
4) |
DAISE Silva dos sANTOS, Juliana Carvalho Saraiva de Souza |
EIXO
01. Políticas
e programas de formação inicial e continuada de professores |
|
Coordenação: Katia Curado (UnB) / sala 12.092 |
|
sessão 14- Dia 22/11
(quarta-feira): 15-17 horas |
Autores |
1.
Concepções de formação continuada de
professores da educação básica: um estudo a partir do levantamento das
dissertações e teses publicadas a partir de 2003 na biblioteca digital do
IBICT |
Renato Barros de Almeida |
2. Epistemologia da práxis na formação de professores |
Kàtia Augusta Curado Pinheiro
Cordeiro |
3. A empiria das pesquisas brasileiras entre o projeto de escola e
trabalho docente |
Deise Ramos da Rocha |
4. Diálogos sobre a prática docente: a formação continuada dos
professores do 4° e 5° anos do ensino fundamental |
Aline Dias L. Gomes, Inês Pereira G. de
Oliveira, Priscila Cirilo de Souza, Natalia Barbosa da Silva |
5. Processo de formação continuada na escola: uma proposta pioneira no
município do Rio Grande/RS |
Bruna Pires dos Santos de Menezes |
6. Formação continuada de professores para a atualidade: desafios entre a
universidade e escola |
Jane Rangel Alves Barbosa, Stella
Alves Rocha da Silva |
7. Integração de saberes e formação docente: o que se entende quando se
fala em formação continuada? |
Diego Domingues, Monica Santos |
8. Experiências de programas de residência docente no Brasil: algumas reflexões |
Polliana R. D. Araújo, Katia Augusto
Curado Pinheiro Cordeiro da Silva |
EIXO
01. Políticas
e programas de formação inicial e continuada de professores |
|
Coordenação: Raquel Cruz (UEFS) / sala RAV 122 |
|
Sessão 15 - Dia 22/11 (quarta-feira): 15-17
horas |
Autores |
1. Contribuições do programa de bolsas de monitoria na formação de
professores de Educação Física na UEFS |
Raquel Cruz Freire Rodrigues, EDUARDO
DAS VIRGENS DE JESUS |
2. Apontamentos de uma política docente: questões e abordagens da tutoria
na formação de professores iniciantes |
Sandro Tiago da Silva Figueira, Helena Amaral da Fontoura |
3. Formação inicial de professores e o Programa de Iniciação Científica:
relações entre a pesquisa e o processo formativo |
Deuzilene Salazar |
4. O saber do professor como objetivação da prática pedagógica e sua
formação |
Denize Amorim Azevedo Mendes |
5. A formação stricto sensu como política de formação continuada de
professores da educação básica |
Dayse Kelly Barreiros de Oliveira |
6. Desafios da formação de professores no Brasil: o caso das
universidades comunitárias do Rio Grande do Sul |
Margareth Fadanelli Simionato, Gabriel Grabowski |
7. O pacto federativo e a (in) definição nas políticas educacionais de
formação, habilitação e ingresso para docentes de ensino religioso no Brasil:
sob a perspectiva comparada |
Evandro Vargas, Leandro Garcia Pinho |
8. A pós-graduação no Brasil: marcos regulatórios, consolidação e
expansão do nível stricto sensu |
Joselaine Cordeiro Pereira |
EIXO
02. Ensino superior,
pesquisa e extensão: programas, projetos, experiências e práticas em formação
de professores |
|
Coordenação: Karine Morgan (UFF/UNIG)/Lucia
Valadares (UFRRJ) sala: 12.096 |
|
sessão 16 - Dia 22/11 (quarta-feira): 15-17
horas |
Autores |
1.
Caminhos geoliterários: experienciando a literatura fora nos muros da
escola e das páginas dos livros |
Adriana Carvalho Silva, Elizabeth Martins Garcia Fontes, Isa
Ferreira Martins |
2.
Educação ambiental crítica na formação docente: extensão como
resistência |
Maria Jacqueline Girão Soares de
Lima, Gil Cardoso Costa |
3. Gênero e universidade: o curso de Pedagogia tem estruturado suas
matrizes curriculares para atender tal demanda? Um comparativo entre UERJ e
UFF. |
Carolina Castro |
4. Exclusão digital em educação: o acesso à internet como direito humano |
Adriane Araujo |
5. Formação de professores de Biologia e Geografia em perspectiva
interdisciplinar: tecendo laços entre a universidade e a escola (EIXO 1) |
Caio Roberto Siqueira Lamego, Leila
Mariza Garcia Siqueira, Maria Cristina
Ferreira dos Santos |
6. Gestão
do trabalho pedagógico por supervisões formados no contexto da educação à
distância: desafios e avaliação de sua formação (Eixo 1) |
Angela da Costa |
Sandra Regina T. de Freitas Silva Enéas Machado, |
|
8. A importância da reunião pedagógica para a formação de professores
(Eixo 1) |
Laura do Nascimento Fortes, Flávia
Hévila Martins, Elita Betânia de Andrade Martins |
9. A definição de diversidade no Plano Municipal de Educação de Juiz de Fora
(Eixo 7) |
Elita Betania de Andrade Martins, Thiago Campos Carelli, Maria de
Fátima Mendes |
EIXO
02. Ensino superior,
pesquisa e extensão: programas, projetos, experiências e práticas em formação
de professores |
|
Coordenação: Vera Bazzo (UFSC) sala: 12.097 |
|
Sessão 17 - Dia 22/11 (quarta-feira): 15-17
horas |
Autores |
1. Políticas de acesso ao ensino superior no Brasil: um olhar a partir de
diferentes processos narrativos |
Marciano do Prado |
2. Programa Formancipa – Formação integrada e emancipadora de acesso à
educação superior: uma análise preliminar à luz dos documentos oficiais |
Nathália Barros Ramos, Alisson Silva da Costa, Erlando da Silva Rêses |
3. Documentos oficiais brasileiros que tratam da extensão universitária:
uma análise preliminar |
Andrea Kochhann, Nathália Barros Ramos |
4. Reflexões sobre o movimento institucional da curricularização da
extensão na UNEB |
Eliene Maria da Silva, Maria Celeste de Souza Castro |
5. Formação em redes e coletivos docentes: experiências formativas no
GEFEL e REDEALE |
Mairce Araujo, Daniel Pereira de
Oliveira, Jacqueline de Fatima dos Santos Morais |
6. Formação inicial e continuada de professores no grupo CONPAS: pesquisa
e extensão na Escola Mun. Leitão da Cunha |
Isadora de Araújo Azevedo, Dandara
Ribeiro Pinto, Leila de Moraes Macedo Travassos, Odara Dias Philomena |
7. A pesquisa de campo como espaço formativo - entre a universidade e a
escola: um relato de experiência |
Lorrana Almeida Salles, Tania de Assis Souza Granja |
8. Um olhar sobre os dispositivos legais acerca da formação docente
inicial para a constituição da docência ampliada |
Arthur Vianna Ferreira, Marcio
Bernardino Sirino, Patricia Flavia Mota |
EIXO
02. Ensino superior,
pesquisa e extensão: programas, projetos, experiências e práticas em formação
de professores / Eixo 1 |
|
Coordenação: Iduina Chaves (UFF) / Bertha
Valle (UERJ) sala 12.100 |
|
Sessão 18 - Dia 22/11 (quarta-feira): 15-17 horas |
Autores |
1. O conhecimento pedagógico do conteúdo (CPC) e o ensino de Geografia:
um estudo da prática docente |
Valéria Rodrigues Pereira, Claudivan Sanches Lopes |
2. O Conhecimento pedagógico do conteúdo no ensino do Direito: um estudo
exploratório |
Adriana Mallmann Vilalva |
3. Formação de professores em perspectiva sociohistórica: o módulo pedagógico em duas propostas curriculares
de um curso de licenciatura de Ciências Biológicas (1987-1991) |
Maria Cristina Ferreira dos Santos, Joanna da Silva Reis Alves |
4. Formação de professores e práticas interdisciplinares na educação
básica: saberes constituídos por
licenciandos de História a partir da imersão na escola |
Davi Ferreira Nogueira |
5. Narrativas de formação docente no Programa de Licenciaturas
Internacionais: cultura e imaginário |
Tatiana Leite da Silva, Iduina
Mont´Alverne Braun Chaves |
6. Uma experiência sobre a avaliação da aprendizagem na UFU (EIXO 1) |
Naiara Sousa Vilela, Geovana Ferreira Melo |
7. A parceria escola e universidade na alfabetização das crianças e na
formação inicial dos alfabetizadores ( Eixo 5) |
Rejane Amorim, Luciene Lu |
8.
O PNAIC como acontecimento: entre o
prescrito e o praticado, uma formação possível |
Caroline Trapp de Queiroz |
9. Protagonismos & territorialidades na formação docente - um estudo
sobre o seminário Interfaces pedagógicas: licenciaturas em diálogo (Eixo 2) |
Vânia Alves Martins Chaigar, Luiz Paulo da Silva Soares |
EIXO
05. Ensino
Fundamental: políticas, formação e práticas |
|
Coordenação: Fatima Abdalla (UNISANTOS) / sala 12.108 |
|
sessão 19 - Dia 22/11 (quarta-feira):
15-17 horas |
Autores |
1. Processos de formação continuada na escola: experiências
compartilhadas entre professoras do ensino fundamental |
Fernanda Bindaco da Silva Astori, Silvana
Ventorim |
2. Formação de professores para o ensino fundamental II: das experiências
estéticas aos saberes profissionais |
Maria de Fátima Barbosa Abdalla, Priscila
Barbosa Abdalla |
3. Desafios da formação (des)continuada do professor regente do ensino
fundamental e suas relações com uma educação de qualidade |
Paula Moita |
4.
Representações sociais dos
professores de Língua Portuguesa e de Matemática sobre educação |
Marli dos reis dos santos |
5. A qualidade da educação: as
concepções que norteiam os discursos dos profissionais no cotidiano escolar |
Paloma Rezende de Oliveira, Joselaine Cordeiro Pereira |
6. Pesquisa no cotidiano escolar: um movimento de construção/
desconstrução a partir de cenas vividas em uma escola pública em Duque de
Caxias |
Antonio Silva de Araujo |
7. Prática docente: uma experiência de ensino-aprendizagem de gráficos |
Cristina Pereira Carvalho |
8.
A lei 11.738/08 e as possibilidades
de formação continuada de professores no espaço escolar |
Vera Regina Souza dos Santos |
EIXO 06. Ensino Médio e/ou Educação Profissional:
políticas, formação e práticas |
|
Coordenação: Conceição Arruda (UERJ/PPF-FIOCRUZ) / Denise Araújo
(UFG) sala: 12.088 |
|
sessão 20 - Dia 22/11 (quarta-feira): 15-17
horas |
Autores |
1. A asfixia financeira da educação e a Reforma do Ensino Médio: pontos
de tangência |
Maria da Conceição Calmon Arruda |
2. O olhar dos professores sobre as reformas do Ensino Médio: o caso de
uma escola estadual em Niterói/RJ |
Giselle Gloria Balbino dos Santos |
3. Contradições do novo Ensino Médio: o dito e o não dito na lei
13415/2017 |
Adão Luciano Machado Gonçalves |
4.
Reforma do Ensino Médio e partidos
políticos |
Maximo Augusto Campos Masson, Maria Teresa Vianna Van Acker, Leonardo Fortes Gomes |
5.
Uma reflexão a respeito da BNCC e da
Reforma do Ensino Médio |
Alexsandra Machado da Silva dos
Santos, Rosana da Silva Berg |
6. Carreira docente: sim ou não?
Uma análise sobre a escolha pela carreira docente das estudantes do
curso normal de uma escola do Rio de Janeiro |
Izabel Cristina de Souza, Letícia Oliveira Souza, Janaina Moreira de Oliveira Goulart |
7.
O currículo mínimo e as implicações
gerencialistas na formação de professores em nível médio (EIXO 1) |
Silvana Malheiro do Nascimento Gama, Laila
Fernanda Gonçalves |
8.
Trabalho e formação docente na
educação profissional em Goiás |
Oyana Rodrigues dos Santos, Denise
Silva Araújo, Helvécio Goulart Malta de Sá |
EIXO
07. Diversidade e
Inclusão: políticas, programas de formação e práticas |
|
Coordenação: Tania Muller (UFF)
sala: 12.112 |
|
Sessão 21 - Dia 22/11 (quarta-feira): 15-17
horas |
Autores |
1.
Roda de conversa: uma proposta de
formação em rede e implementação da lei 10639/03 |
Paula Regina A. Azevedo Silva, Aline
Dias Lima Gomes, Denise Fernandes da Silva |
2.
Alguns aspectos sobre a importância
das especializações voltadas para a educação das relações étnico-raciais |
Cristiane Saraiva Bonifácio, Ahyas Siss |
3.
As leis 10.639/03 e 11.645/08 nos
cursos de Pedagogia |
Mirian Lúcia Gonçalves, Débora Mazza |
4.
Diálogos entre educação afrocentrada
e formação docente (Eixo 6) |
Ian Klein da Silveira, Rayna Pegado, Lorena
Gomes, Lídice de Barros Guerrieiro |
5. Breves ponderações sobre o ensino da história e cultura
afro-brasileira nas escolas. (Eixo 1) |
Ana Reis, Tânia Mara Pedroso Müller |
6. Formação docente continuada para as relações étnico-raciais:
cartografia dos cursos de especializações no estado do Rio de Janeiro (Eixo
1) |
Tiago Dionisio, Tatiane Pacheco de Mattos,
Vitor Leandro de Souza |
7.
África: racismo e branqueamento no currículo.
(Eixo 5) |
Luiz Rafael |
8.
Ambiente escolar: espaço de debate
sobre o racismo (Eixo 5) |
Nadja Ferreira da Silva |
9. História na escola: os desafios da tolerância religiosa |
Fabiano Taranto Pereira Rodrigues |
EIXO
08. Gestão democrática:
políticas, programas de formação, experiências e práticas |
|
Coordenação: Eduardo Moscon (UFES) sala: 12.120 |
|
Sessão 22 - Dia 22/11 (quarta-feira): 15-17 horas |
Autores |
1.
O pedagogo e a gestão escolar: a
formação do pedagogo e sua atuação na gestão escolar |
Helayne Nunes Peruchi, Eduardo Augusto Moscon Oliveira |
2. Gestão da escola, liderança e clima escolar: o
trabalho do diretor na escola pública |
Ana Cristina Prado de Oliveira |
3.
A gestão democrática como
contraponto à racionalidade técnica na
administração escolar |
JOÃO CARLOS DE SOUZA ANHAIA GINO |
4.
Gestão democrática e controle social:
a participação como exercício pedagógico para a democracia |
Carlos Antonio Diniz Junior |
5. O contexto da prática da gestão educacional em escola experimental
bilíngue da Prefeitura da Cidade do Rio
de Janeiro |
Aline Miranda Fonseca |
6. O projeto político pedagógico: perspectivas sobre a gestão
democrática. |
Felipe Araujo, Bethania Bittencourt Costa e Silva |
7. Programa escola de gestores e sua proposta de formação: demandas
educacionais em disputa |
Viviane Gualter Peixoto da Cunha, Veronica
Borges, Diana Cerdeira |
8. Reflexões sobre o alcance da dimensão formativa da gestão do PIBID na Universidade
do Estado da Bahia |
Eliene M. da Silva, Monalisa dos Reis
Aguiar Pereira, Maria do Socorro da Costa e Almeida |
9.
O principio da gestão democrática e a
ação docente na busca por um espaço de participação (Eixo 8) |
Verônica Mattedi, Eliane da Conceição Matta |
EIXO
01. Políticas
e programas de formação inicial e continuada de professores |
|
Coordenação: Jorge Najjar UFF)/ Gisele Masson (UFPR) sala: 12.124 |
|
sessão 23 - Dia 22/11 (quarta-feira): 15-17
horas |
Autores |
1. A (de)formação dos educadores no Brasil: estatística, políticas
públicas e senso (in)comum |
Miriam Capitini Couto, Pedro Antônio Martins de Souza |
2. Os desafios da formação de professores no atual contexto econômico,
político e social brasileiro |
Gisele Masson, Valéria Marcondes Brasil |
3. A Formação Continuada como Forma de Valorização Docente: Apontamentos,
Perspectivas e Desafios no PNE 2014-2024. |
Daniele Rodrigues |
4. Planos de educação e a formação de professores: novas perspectivas de
interfaces entre sujeitos, saberes e práticas para a construção de diretrizes
e bases curriculares |
Janaina Souza Damasceno, Wladimir Barbosa da Silva, Veronica Vilella Goulart |
5. A agenda do empresariado para a formação docente como estratégia de
hegemonia no campo educacional |
Débora Sabina da Silva Geraldo |
6. A Universidade, a formação de professores e o PNE 2014-2024 (Eixo 2) |
Gislaine Marli da Rosa Kalinowski |
7. O financiamento da educação nos cursos de Pedagogia das IES: a
formação do professor e os desafios contemporâneos (Eixo 2) |
Fábio Araujo de Souza, Jorge Nassim Vieira Najjar |
8.
O Conselho Municipal de Educação de
Magé/RJ e suas ações na perspectiva da educação inclusiva: o Projeto Escola
Viva |
Alba Valéria Baensi da Silva, Hilda Rodrigues |
Sessões de apresentação de
Trabalhos II -
Dia 23/11 (quinta-feira): 09-11:00 horas
EIXO
02. Ensino superior,
pesquisa e extensão: programas, projetos, experiências e práticas em formação
de professores |
|
Coordenação: Carlos Soares (UERJ)
sala: 12.093 |
|
Sessão 24 - Dia
23/11 (quinta-feira): 09-11:00 horas |
Autores |
1. A pesquisa sobre estágio supervisionado e prática como componente
curricular no XI ENPEC 2017 |
Rosa Vasconcelos, Elton Casado Fireman,
Rosemeire da Silva Dantas Oliveira |
2. Teoria e prática pedagógica/estágio supervisonado na perspectiva da
práxis no curso de Pedagogia: contradições no currículo |
Solange Santiago Ferreira |
3. Estágio supervisionado e educação infantil: relatos sobre a prática
docente |
Melissa Rodrigues da Silva Pereira |
4. Sentidos de ser gestor escolar: reflexões sobre o Estágio
Supervisionado em Gestão Escolar no curso de Pedagogia da UESPI |
Antonia Alves Pereira Silva |
5. A supervisão de ensino e as práticas profissionais: entre a auditoria
e a formação humanizadora (EIXO 1) |
Enéas Machado, Sandra Regina T. de Freitas Silva |
6. A formação docente do orientador pedagógico: os movimentos formativos
das habilitações dos anos 60 à Resolução CNe n° 01/2006. (EIXO 1) |
Bethania Bittencourt Costa e Silva, Felipe de Souza Araújo |
7.
Formação e valorização docente: em discussão o PNE (2014-2024) |
Cláudia Lino Piccinini |
8. Direitos de aprendizagem: garantia de direito ou regulação do
currículo? |
Rosalva de Cássia Rita Drummond |
9.
Consultoria Educacional |
Mônica Teixeira, Lucimeri Mauricio
Ribeiro |
EIXO
05. Ensino
Fundamental: políticas, formação e práticas /Eixo 2 |
|
Coordenação: Elza Neffa (UERJ)/ Ana Marques (UFRRJ) sala: 12.096 |
|
Sessão 25 -
Dia 23/11 (quinta-feira): 09-11:00
horas |
Autores |
1. Aula-passeio como principio pedagógico nas experiências pibidianas |
Denise Aquino, Artenisia Nepomuceno, Karita
Freitas Alves, Marilene Dias da Silva Melo |
2. Intercâmbio cultural e troca de cartas: experiências pibidianas |
Karita Freitas Alves, Pollyana Marinho
Feitosa |
3. Proteção do meio ambiente nas escolas pibidianas: o cerrado como foco. |
Gleiciele Pereira da Silva, Juliana
Cristine da Silva Chaves, Gleibiele Vieira de Azevedo, Taís Ferreira de Brito
Figueiredo |
4. As ações pedagógicas de professoras egressas do mestrado profissional
em Letras da Universidade do Estado da Bahia |
Monalisa dos Reis Aguiar Pereira |
5.
Dificuldade de leitura e escrita: a
língua portuguesa no ensino fundamental |
Andreza de Oliveira |
6. A superação das dificuldades de aprendizagem (DA) pela criatividade |
Elza Neffa, Krishna Neffa Vieira de
Castro, Núbia de Freitas Barros, Thuane Patrício do Nascimento |
7. Canções indígenas na sala de aula de Ji-paraná: história e cultura do
povo ikólóéhj gavião em Rondônia |
Deloise Angela Amorim de Lima, Robson Fonseca Simões |
8. A (re)construção dos saberes históricos nas séries iniciais |
Glaucia Lilian Portela Nunes |
9.
Oficinas escolares de Geografia:
diferentes ações didáticas (Eixo 2) |
Ana Claudia Ramos Sacramento, João Marçal Bodê de Moraes |
EIXO 06. Ensino Médio e/ou Educação Profissional:
políticas, formação e práticas |
|
|
Coordenação: José Carlos Lima Souza (UERJ) sala: 12.097 |
|
|
Sessão 26 - Dia
23/11 (quinta-feira): 09-11:00 horas |
Autores |
|
1.
Dimensão política da
profissionalidade docente na educação profissional: algumas reflexões |
Ingrid Louize |
|
2.
Formação de professores para educação
profissional: cenários e desafios |
Flávia Monteiro de Barros Araujo, Isabela Priscila Araújo Rocha Guaiano |
|
3. A constituição dos saberes docentes do professor da educação
profissional |
Thaiane de Góis Domingues, Susana Soares Tozetto |
|
4. Neotecnicismo ou politecnia na escola do trabalho: análise sobre a
educação profissional técnica de nível médio. |
Luis Carlos Ferreira |
|
5. Conversas em formação: novas possibilidades na formação inicial de
professores |
Viviane Lontra, Simone de Alencastre
Rodrigues, Isabela do Patrocínio Rodrigues dos Santos |
|
6. Aluno autor: da necessidade de estratégias para desenvolvimento da
autoria como item importante para a formação no Ensino Médio e universitário |
Fábia dos Santos Marucci |
|
7. A organização do trabalho pedagógico dos bacharéis em início de
carreira nos Institutos Federais de Brasilia (IFB) |
Kézia Andrade Silva Braga |
|
8. O ensino médio integrado em questão: a formação de seus professores e
estudantes (sessão 13 |
Felipe da Silva Ferreira |
|
9. Formação de professores para que projeto de sociedade? (Eixo 1) |
Flavia de Figueiredo de Lamare |
EIXO
07. Diversidade e
Inclusão: políticas, programas de formação e práticas Eixo 6/ Eixo 1 e 8 |
|
Coordenação: Ana Karina Brenner (UERJ) sala: 12.096 |
|
Sessão 27 -
Dia 23/11 (quinta-feira): 09-11:00
horas |
Autores |
1.
Sujeitos e produção de saberes sob a
perspectiva freireana na formação de professores (Eixo 6) |
Lídice de Barros Guerrieiro, Gabriella de Seta, Thaine Oliveira |
2. Grupos-focais como instrumentos de investigação sobre o bullying nas
escolas (Eixo 7) |
Ana Carolina Hyer, Cláudia Hernandez
Barreiros Sonco |
3. Exclusão digital em educação: o acesso à internet como direito humano
(Eixo 7) |
Adriane Araujo |
4.
Entre conflitos: as dificuldades
enfrentadas por estudantes de favelas cariocas em seus percursos escolares
(Eixo 7) |
Amanda Gonçalves da Silva, Joyce Soares Pessanha |
5. A relação da capoeira com a educação dentro dos movimentos sociais
(Eixo 7) |
Roberta Rodrigues |
6.
Escolas campesinas do Caparaó
capixaba: pressupostos teóricos da formação docente nesse contexto (EIXO 1) |
Pedro Antônio Martins de Souza, João Paulo Casaro Erthal |
7.
De malformados à mal intencionados: o
discurso de desvalorização dos professores nos discursos da direita
brasileira hoje. (EIXO 8) |
Fernanda Pereira de Moura |
8.
Conversas: (auto) formação docente no
contexto de um curso de extensão (Eixo 2) |
Graziele Diniz, Marina Santos Nunes de Campos |
9.
Questão de gênero e suas implicações
sociais na prática docente na educação de jovens e adultos |
Ariene Maciel Melo, Bárbara Cristina Líns Fructuoso Hora |
EIXO 07. Diversidade e Inclusão: políticas, programas de
formação e práticas |
||
Coordenação: Annie Rigg sala: 12.104 |
|
|
Sessão 28 -
Dia 23/11 (quinta-feira): 09-11:00
horas |
Autores |
|
1.
A inserção de pessoas com deficiência
no mercado de trabalho: o estado da arte das publicações nas REE e RBEE |
Annie Gomes Redig, Thayane Louize Carvalho de Oliveira, Priscila de Paiva Martins |
|
2.
Educação especial e formação docente:
um olhar sobre a literatura nacional |
Maciel Cristiano |
|
3. Políticas públicas e formação docente: desafios e perspectivas para a
educação inclusiva para crianças com deficiência no séc. XXI |
Kátia Sueli Ramalho Carneiro Gentil |
|
4. Língua brasileira de sinais no ensino superior: discussões frente aos
paradigmas de educação para todos |
Etiene Silva de Abreu |
|
5.
A organização do trabalho pedagógico
e a formação da profissionalidade docente no contexto da inclusão escolar do
Distrito Federal. |
Loyane Guedes Santos Lima, Shirleide Pereira da Silva Cruz |
|
6. Inclusão de pessoas com necessidades educacionais
especiais nas instituições federais de ensino
profissional: desafios e impactos da crise |
Jorge Raimundo dos Santos Lucilia Augusta Lino |
|
7.
Educação e empoderamento: um ato de
inclusão |
Maria Aparecida dos Santos Siqueira, Julia Tadeu Silva dos Santos e Paula |
|
8.
Formação de professores para educação
básica: um histórico de exclusões |
Geny Ferreira Guimarães, Israel Oliveira |
|
Sessões de apresentação de
Trabalhos II -
Dia 23/11 (quinta-feira): 15-17:00 horas
EIXO
04. Educação Infantil:
políticas, formação e práticas |
|
Coordenação: Karine Morgan
(UFF/UNIG)
sala: 12. 100 |
|
Sessão 29 - Dia 23/11
(quinta-feira): 15-17:00 horas |
Autores |
1. Educar e cuidar: o grande desafio aos educadores da educação infantil |
Ana Paula Monteiro |
2. As dimensões da carreira docente e a formação de professores da
educação infantil |
Solange Cardoso |
3. Eu me afeto e afeto o outro: a bidocência na educação infantil como
formação docente |
Renata Santos |
4. Construção de saberes docentes na creche: e quando a inserção também é
do professor? |
Sirlene Oliveira de Souza |
5. Enunciados das famílias das camadas populares no cotidiano da educação
infantil |
Fabiana Nery de Lima Pessanha |
6. A formação em serviço de agentes e professores em um Espaço de
Desenvolvimento Infantil |
Samantha Ferraz Lobo Cavalcanti |
7. Algumas aproximações entre contextos da educação infantil e inclusiva
(Eixo 7) |
Tatiana de Castro oliveira, Carlos Jorge Paixão |
8. A Inclusão Escolar da Criança com Transtorno Opositor Desafiador: Um
Estudo de Caso (Eixo 4) |
Renata da Silva Barroso |
EIXO
05. Ensino
Fundamental: políticas, formação e práticas /Eixo 2/ Eixo 7 |
|
Coordenação: Lea Cutz (UNIRIO) sala: 12.108 |
|
sessão 30
- Dia 23/11 (quinta-feira): 15-17:00 horas |
Autores |
1.
Discutindo a formação continuada das
professoras alfabetizadoras na escola |
Paula Pires da Silva |
2. A prática docente e a produção textual: impactos no cotidiano da sala de aula |
Tania de Assis Souza Granja, Lorrana Almeida Salles |
3. A formação do leitor: escola SESC Pantanal |
Lucia Regina Silva de Oliveira |
4. A arte de (re) inventar as narrativas infantis através do projeto “o
ambiente por um fio”: experiências pibidianas na cidade de Palmas (TO) |
Virgínia Araújo Franco, Nayane de
Araújo Reis, Rogi Carmem Ferreira dos Santos, Bruna Reges Furtado da Cunha |
5. Antecedentes do Sistema de Avaliação da Educação de Niterói (SAEN): as
diferentes propostas pedagógicas dos últimos 20 anos |
Carla Cristina Martins da Conceição
Vasconcellos |
6. A ética da (na) formação do profissional de alfabetização e suas
implicações no processo de desenvolvimento dos educandos (Eixo 1) |
Nilza da Anunciação dos Reis Moita |
7.
Projeto: ler é para todos! (Eixo 7) |
Jardinete Tavares |
8. Educação infantil: cotidiano e práticas |
Andréa
Queli dos Santos Veloso |
EIXO 07. Diversidade e Inclusão: políticas, programas de
formação e práticas |
|
Coordenação: Allan Damasceno (UFRRJ) sala: 12.104 |
|
Sessão 31 - Dia 23/11
(quinta-feira): 15-17:00 horas |
Autores |
1. O que os sujeitos autistas ensinam sobre si em suas autobiografias? Pensando
a formação docente |
Cláudia Hernandez Barreiros Sonco, Carolina
Alves Succo Rodrigues |
2.
A formação de conceitos por crianças
cegas |
Flavia Daniela dos Santos Moreira |
3. Os movimentos de uma pesquisaescrita nos encontros com estudantes
cegos. |
Daiana Pilar Andrade de Freitas Silva |
4.
A escolarização dos chamados alunos
com deficiência intelectual: políticas e práticas no ensino regular |
Rejane Lucia Amarante de Macedo do
Nascimento |
5. Inclusão e hidrocefalia: há muito para se dizer e fazer no tocante a
formação de professores |
Elisa Almeida, Wylle Amaral, Wanderleia
Azevedo Medeiros Leitão |
6.
E depois da escola? Discutindo as atividades extracurriculares
como processo formativo |
Patricia Marys Feitosa Dias |
7.
Práticas pedagógicas de sucesso: a importância
do diálogo nos processos de ensino-aprendizagem contemporâneos |
Waleska Siúves |
8.
A diversidade cultural no contexto
escolar e a formação de professores das escolas fronteiriças |
Euriscelia de Almeida Rabelo |
EIXO
07. Diversidade e
Inclusão: políticas, programas de formação e práticas |
|
Coordenação: Jonas Alves da Silva Junior (UFRRJ) sala: 12.093 |
|
Sessão 32 - Dia 23/11
(quinta-feira): 15-17:00 horas |
Autores |
1. |
|
2. Religiosidade versus laicidade na discussão sobre gênero e
sexualidades em uma unidade socioeducativa |
Jonas Alves da Silva Junior, Paula Moita, Leandro
Rodrigues Nascimento da Silva, Sandro Aragão |
3.
As primeiras impressões sobre gênero
e sexualidade na socioeducação do novo DEGASE |
Maria Carolina de A. Oliveira, Sandra R. de Oliveira, Diego Muniz,
Aline da Fonseca Barros |
4. |
|
5. Representações: re-construção das relações na escola básica |
Ana Paula Menezes |
6.
Formação de professores de Educação
Física na UEPA: considerações sobre os temas “Identidade de Gênero” e
“Orientação Sexual” em tempos de Reformas Educacionais (Eixo 2) |
Antonio Hugo Moreira de Brito Junior |
EIXO
08. Gestão democrática:
políticas, programas de formação, experiências e práticas |
|
Coordenação: Amanda Borde (UNIRIO)
sala: 12.096 |
|
Sessão 33 - Dia 23/11
(quinta-feira): 15-17:00 horas |
Autores |
1. Conselho escolar na democratização das escolas da rede municipal de
Nova Iguaçu: aproximações e distanciamentos entre teoria e prática |
Dilvanete dos Santos |
2.
Conselho escolar: desvelando práticas
instituintes de formação docente |
Caroline Delfino dos Santos |
3.
Conselhos escolares: uma reflexão
acerca da participação |
Amanda M. Borde da Costa Marques; Elisangela
da Silva Bernado |
4. Conselho escolar: o legado do movimento de ocupação estudantil para a
gestão democrática de uma escola de ensino
médio da rede FAETEC |
Crystiane Alves Cavalcante |
5.
O movimento de ocupação estudantil no
Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho (IEPIC). |
Leonardo Dias da Fonseca, Marisa
Cardoso de Luca Fonseca, Sonia de Oliveira Martins |
6.
Desafios e possibilidades na prática
educativa: formação de professores na escola normal - Instituto de Educação
Professor Ismael Coutinho (era da sessão 20/Eixo 6) |
Marisa Cardoso de Luca
Fonseca, Flávia Monteiro de Barros
Araujo |
7. Participação e formação de professores no espaço sindical |
Marluce Souza de Andrade |
8.
Praticantespensantes das escolas: a
luta das/dos professoras/professores por uma educação contra-hegemônica – os
sentidos em disputa da educação pública |
Ceane Simões, Inês Barbosa de Oliveira |
EIXO
08. Gestão democrática:
políticas, programas de formação, experiências e práticas |
|
Coordenação: Jose Airton Chaves (UFRRJ)/Shirlene Barbosa (UFRRJ) sala: 12.097 |
|
Sessão 34 - Dia 23/11
(quinta-feira): 15-17:00 horas |
Autores |
1.
Desafios da elaboração e
implementação de políticas educacionais no âmbito dos municípios: do PNE à
BNCC |
Rejane Maria Emilio |
2.
Um breve recorte sobre a trajetória do
PNE 2014 - 2024 e sua importância para
a gestão democrática na educação |
Shirlene C. Alves Barbosa, Lucilia Augusta Lino |
3.
Avaliação no PNE (2014-2024), de
processo pedagógico ao ranqueamento dos déficits |
Cláudia Lino Piccinini |
4.
As percepções dos professores de uma
Escola do Amanhã sobre gestão democrática e o programa |
Débora Silva Quirino do Nascimento |
5.
BNCC e docência – uma discussão
necessária |
Simone Barreto Anadon, Maria Renata Alonso Mota |
6. Aspectos históricos do financiamento da educação básica pública no
Brasil e as possíveis implicações na gestão escolar |
Simone Fatima de Moura |
7. As relações entre economia e educação – a macroeconomia e as
repercussões para a gestão democrática |
Luciano Vasconcelos dos Santos |
8. Inserção dos descritores de Língua Portuguesa e Matemática em todas as
disciplinas do currículo: realidade de Mangaratiba no contexto da Prova
Brasil |
Gustavo Diniz |
Endereço da UERJ - Campus Francisco Negrão de Lima - Maracanã. R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã - Rio de Janeiro - RJ
A Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação, ANFOPE,
fundada em 26 de julho de 1990, em Assembleia Geral no V Encontro Nacional da
Comissão Nacional de Reformulação dos Cursos de Formação do Educador
(CONARCFE), realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, tem como finalidade
fazer avançar o conhecimento no campo da formação e da valorização dos
profissionais da educação, por meio da mobilização de pessoas, de entidades e
de instituições dedicadas a esta finalidade.
Desde sua criação, a Anfope tem pautado
sua luta pela defesa de políticas de formação e valorização profissional que
assegurem o reconhecimento social do magistério, seu profissionalismo e
profissionalização. Assim, neste grave momento de crise política e econômica, em
que se arquiteta o desmonte da educação pública e da política de formação e
valorização dos professores, em nome da alegada necessidade de ajustes fiscais e cortes de gastos,
que comprometem os direitos e princípios constitucionais e o atingimento das
Metas e estratégias do Plano Nacional de Educação.
Anfope
posiciona-se com as demais entidades científicas do campo educacional, com os
movimentos sociais organizados, com os trabalhadores e estudantes e com os
setores progressistas da população, em defesa da democracia e repudia todas as formas de ameaça de
redução dos direitos
assegurados pela Constituição Federal, em especial o direito à educação pública.
Assim nos posicionamos em defesa da defesa da escola pública, laica, estatal,
gratuita em todos os níveis e modalidades de ensino, de qualidade referenciada
no social para todas as crianças, jovens e adultos brasileiros.
Assim, a ANFOPE conclama os
associados, os estudiosos e pesquisadores do campo da formação de professores,
os coordenadores institucionais, os estudantes de licenciaturas e professores
da educação básica, a fortalecer a mobilização e a participação da área
educacional nesse movimento e os convida a participar do XI Seminário Nacional de
Formação dos Profissionais da Educação com a temática é Planos
de Educação, Diretrizes e Bases Curriculares: Impactos na Formação dos
Professores no Brasil.
Para participar do XI Encontro Nacional de Formação dos Profissionais da Educação não é obrigatória a filiação à ANFOPE, pois o evento é aberto. Entretanto os filiados à ANFOPE tem direito à inscrição com valores menores. Todos os que se inscreveram na categoria associados/filiados à ANFOPE devem efetivar a sua filiação até 31 de outubro de 2017.
Caso deseje fortalecer o movimento em defesa da formação e valorização dos profissionais da educação e associar-se à ANFOPE contribuindo para a luta, resistência e mobilização da categoria, o convidamos a efetuar a sua filiação à ANFOPE.
Para a filiação é necessário preencher a Ficha Cadastral e efetuar o pagamento da Anuidade na conta da entidade. Feito isso, para a efetivação/confirmação da sua Filiação – recebimento da confirmação e do recibo – é imprescindível encaminhar a Ficha Cadastral e o comprovante de depósito/transferência digitalizado (fotografado ou escaneado), por e-mail para anfope.diretoria@gmail.com
Dados bancários para o depósito da anuidade:
ANFOPE Nacional
- CNPJ - 066.075.110/0001-20
Banco do
Brasil Agência: 4405-9 Conta Corrente: 9.514-1
Para efetivação da
Filiação/Pagto da Anuidade – e posterior recebimento do recibo – é necessário enviar
esta ficha e o comprovante de depósito, escaneados, por e-mail para anfope.diretoria@gmail.com
Valores da Anuidade 2017 - FILIAÇÂO ANFOPE:
Profissional da Educação........................ R$ 100,00
Sócio institucional ................................. R$ 200,00
Estudante.................................................. R$ 50,00
ATENÇÃO: Caso prefira encaminhe e-mail para anfope.diretoria@gmail.com e peça o envio da Ficha cadastral.
ANFOPE |
ASSOCIAÇÃO NACIONAL PELA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO |
|
Nome: ___________________________________________________________________________
Endereço:
________________________________________________________________________
_________________________________Bairro:
_________________________________________
Cidade:___________________________
Estado: ________________CEP:___________________
Telefone(s): ( )________________________________ E-mail:_____________________________
RG:______________________
Órgão Emissor: __________ CPF:________________________
Instituição: _______________________________________________________________________
Cargo/função:
____________________________
Endereço: ________________________________________________________________________
Bairro:________________________ Cidade:_____________________
Estado: ________________
CEP: __________________ Telefone(s):___________________________
Valores
da Anuidade 2017:
Profissional
da Educação........................ R$ 100,00 ( )
Sócio
institucional
................................. R$ 200,00
( )
Estudante..................................................
R$
50,00 ( )
Dados bancários para o depósito da anuidade:
ANFOPE Nacional
- CNPJ - 066.075.110/0001-20
Banco do
Brasil Agência: 4405-9 Conta Corrente: 9.514-1
Para efetivação da
Filiação/Pagto da Anuidade – e posterior recebimento do recibo – é necessário enviar
esta ficha e o comprovante de depósito, escaneados, por e-mail para anfope.diretoria@gmail.com
Como associado à Anfope, declaro apoiar a formação e
valorização dos profissionais da Educação e a defesa da democracia e da Educação
como bem público.
Assinatura: Data: /
/2017
Prezado participante
O Rio de Janeiro tem milhares de hotéis de todos os preços e formatos. Sugerimos que consultem os sites de reserva e comparem preço e localização.
Sugerimos que se hospedem em Hotéis localizados em bairros que dispõem de Metrô, que é sempre uma boa opção de deslocamento, já que a UERJ tem uma estação praticamente na porta (Estação Maracanã/Linha 2) .
Na Zona Sul, bairros como Catete, Largo do Machado, Flamengo tem bons hoteis, de vários preços, e próximos as estações de Metrô (da Linha 2) do mesmo nome dos bairros, próximos do Aeroporto Santos Dumont e se optarem por uber ou taxi, o translado também não é caro.
A Lapa é uma outra opção - mais boêmia, menos segura - sem Metrô, oprem mais próxima (de uber ou taxi) e mesmo de ônibus.
Botafogo (tem Metrô Linha 2) e Copacabana (tem três estações de Metrô - Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos e Cantagalo, mas são da Linha 1) também são opções, porém mais distantes caso utilizem taxi/uber ou ônibus. Indicamos que se hospedem no mesmo hotel que amigos ou conhecidos, para dividirem transporte e terem companhia no retorno à noite.
Tenham uma boa estadia.
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