XI Seminário Nacional de Formação dos Profissionais de Educação da ANFOPE  -           Planos de Educação, Diretrizes e Bases Curriculares: Impactos na Formação dos Professores no Brasil

XI Seminário Nacional de Formação dos Profissionais de Educação da ANFOPE - Planos de Educação, Diretrizes e Bases Curriculares: Impactos na Formação dos Professores no Brasil

presencial Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

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COMUNICADO sobre o cancelamento da submissão de trabalhos completos

XI Seminário Nacional de Formação dos Profissionais de Educação da ANFOPE

Planos de Educação, Diretrizes e Bases Curriculares: Impactos na Formação dos Professores no Brasil

 

 

COMUNICADO

 

A Comissão Organizadora do XI Seminário Nacional da ANFOPE, realizado em 21 a 23 de novembro de 2017,  tinha a pretensão de abrir seleção/avaliação  para a submissão visando posterior publicação dos trabalhos completos - previstos para serem encaminhados em janeiro deste ano. Entretanto, por motivos alheios a nossa vontade, devido a questões operacionais – todos os trabalhos completos deveriam ser submetidos a avaliação externa, tendo em vista que apenas os resumos foram avaliados – e a carência de recursos, essa modalidade de submissão está cancelada.   

Todos os RESUMOS EXPANDIDOS aprovados foram publicados nos Anais do evento (ISBN: 978-85-922051-3-3), distribuídos na forma de cd durante o credenciamento no evento, e encaminhados por email em formato pdf aos inscritos que não puderam comparecer. Caso não tenha recebido encaminhe email para anfope.rj@gmail.com solicitando seu arquivo.  

Quaisquer dúvidas ou solicitações poderão ser encaminhadas para o email anfope.rj@gmail.com 

Agradecemos sua participação, e desejamos um 2018 pleno de realizações e conquistas!  



 

Inscrições encerradas.

Atenção: As inscrições estão encerradas. NÃO HAVERÁ INSCRIÇÕES NO LOCAL, pois não há mais vagas disponíveis.

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Programação

XI Encontro Nacional de Formação dos Profissionais da Educação

Planos de Educação, Diretrizes e Bases Curriculares: Impactos na Formação dos Professores no Brasil

 

Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ

21, 22 e 23 de novembro de 2017

 

Dia 21 de novembro de 2017 – terça-feira

14:00-18:00hs

Credenciamento e recepção

15:00-17:00hs

Sessões de apresentação de trabalhos I

17:00-18:00hs

Solenidade de Lançamento da CONAPE-RJ

Conferência Estadual Popular de Educação RJ

18:00

Abertura do XI Seminário Nacional de Formação de Professores

18:30hs

Atividade Cultural: Coral da Universidade Rural (UFRRJ)

19:00-21:30hs

CONFERENCIA LIVRE da CONAPE

Impactos na Formação de professores das atuais reformas no Estado e na Educação brasileira

Luiz Fernandes Dourado (UFG)

Coordenação: Lucília Augusta Lino (UERJ/ANFOPE)

Dia 22 de novembro de 2017 – quarta-feira

8:30-9:30hs

Credenciamento

9:00–12:00hs

Mesa Redonda 1: Políticas de Formação de professores, diretrizes e bases curriculares: impactos na carreira docente, na educação básica e no ensino superior

Gilmar Soares Ferreira (CNTE) / Marcia Angela Aguiar (CNE/UFPE)

Marcia Maria Gurgel Ribeiro (Forumdir/UFRN) / Representante do MEC

Coordenação: Malvina Tuttman (UNIRIO/CEE-RJ/CNE)

12:00-13:30hs

Almoço intervalo

14:00-15:30hs

Credenciamento (última oportunidade de pegar o material)

14:00-15:30hs

Sessão de discussão e aprofundamento “Formação de professores e a reformulação Curricular dos cursos das IES públicas: a situação nas instituições, nos estados e nas regiões brasileiras”

15:00-17:00hs

Sessões de apresentação de trabalhos II

17:00-18:00hs

Lançamentos de Livros

18:00-21:00hs

CONFERENCIA LIVRE DA CONAPE - Mesa Redonda 2:

Formação e valorização dos profissionais da educação: políticas, planos e investigações   

Julio Emilio Diniz Pereira (UFMG) / Magali Aparecida Silvestre (UNIFESP)

Iria Brzezinski (PUC-GO)

Coordenador:  Leda Scheibe (UFSC)

Dia 23 de novembro de 2017 – quinta-feira

8:00 - 12:30hs

Assembleia Geral Extraordinária da Anfope

9:00- 11:00hs

Sessões de apresentação de trabalhos III

9:00- 12:00hs

Reunião Forumdir – Sudeste e RJ

12:00-14:30hs

Almoço intervalo

14:30-17:00hs

Reuniões organizativas / entidades  

15:00-17:00hs

Sessões de apresentação de trabalhos IV

18:00-21:30hs

CONFERENCIA LIVRE da CONAPE - Mesa-redonda 3:

Plano Nacional de Educação e Políticas públicas de Formação de professores: O que dizem as entidades sobre os impactos do cenário político atual nas instituições de ensino e pesquisa

Inês Barbosa de Oliveira (ABdC) / Isabel Sabino (Anped) Ivany Pino (Cedes)

Gilmar Soares (CNTE) / João F. de Oliveira (Anpae) / Lucília A. Lino (Anfope)

Marcia Gurgel Ribeiro (Forumdir)/ Ruben Barbosa de Camargo (Fineduca)

 

Apresentação de Trabalhos

                          XI Seminário Nacional de Formação dos Profissionais de Educação

 

Apresentação de trabalhos / Sessões temáticas por Eixos

Os trabalhos serão apresentados em 34 sessões temáticas, distribuídas de acordo com os eixos, nos três dias do evento.  

Cada sessão congregará 8 trabalhos, e terá a duração de 2 horas. 

Os trabalhos serão apresentados oralmente, sem utilização de recursos audiovisuais, em RODAS DE CONVERSA. O autor/apresentador deverá apresentar seu trabalho destacando o que é mais relevante para  a discussão na sala. Caso deseje pode trazer material impresso para socializar com o grupo.  

Cada sessão terá um coordenador que mediará a discussão. Ao final da sessão será entregue o certificado de 'apresentação da comunicação oral'. Apenas os presentes à sessão receberão este certificado. 

O local das apresentações será a Faculdade de Educação da UERJ, localizada no 12 andar. 

Os autores deverão estar no local com 15 minutos de antecedência do início da sessão.     

Reiteramos que os todos os co-autores devem efetivar a inscrição efetuando o  pagamento. 

As inscrições pelo site serão encerradas no dia 18 de novembro (HOJE). Confirme sua inscrição antes do prazo esgotar.  

Sugerimos que os que fizerem o pagamento por compensação bancária nos dias 17, 18, 19 e 20/1 que levem o comprovante de pagamento. 

Não haverá realização de inscrições no local.

Informamos que o credenciamento (para recebimento do material) está previsto para os dias 21 e 22/11 nos seguintes horários:

21/11 - 14 as 18 hs (hall do 12 andar - Faculdade de Educação - UERJ - subir a rampa após sair do elevador no 12°  andar)

22/11 - 8:30 as 9:30hs (em frente ao Auditório 111 /11° andar (Saindo do elevador: se no 12 desce a rampa/ se no 11 sobe a rampa) 

22/11 - 14-15hs (hall do 12°  andar - Faculdade de Educação - UERJ - subir a rampa após sair do elevador no 12° andar)

Não haverá credenciamento no dia 23/11. 

Veja aqui o dia e horário da sua apresentação.  

O quadro abaixo já contempla as solicitações de autores feitas até 18/11. (Versão 19/11 - 17:00hs) 


 Sessões de Apresentação Oral dos Trabalhos

As sessões tentam agrupar temáticas afins, por isso algumas sessões tem trabalhos de eixos diferentes da inscrição. Devido a pedidos de autores alguns trabalhos mudaram de sessões devido ao dia de apresentação (Confira)   

Sessões de apresentação de Trabalhos I -Dia 21/11 (Terça-feira): 15-17hs 

EIXO 01. Políticas e programas de formação inicial e continuada de professores / Eixo 4

Coordenação: Elaine Constant Pereira de Souza (UFRJ) /  sala 12.096

Sessão 3 /PNAIC - Dia 21/11 (terça-feira): 15-17 horas

Autores

1.    Formação de leitores: as repercussões do PNAIC na formação continuada dos professores de 4° e 5° anos do ensino fundamental

Inês Pereira Gomes de Oliveira,

Vinícius de Luna Chagas Costa

2.   (Re)existindo no PNAIC: a (des)formação possível

Soymara Vieira Emilião, Viviane Lontra

3.    A formação continuada do PNAIC e as práticas de organização dos tempos e espaços de sala de aula

Paula Francimar da Silva Eleutério

4.    Formação de professores alfabetizadores por meio do PNAIC: alguns apontamentos sobre a formação continuada de professores

Sabrina Plá Sandini,

Juliana Domit Mallat

5.    Sentidos de experiência no currículo de formação continuada de professores do PNAIC.

Gabriela Maria dos Santos,

Elaine Constant Pereira de Souza

6.    Percepções de professoras alfabetizadoras do município de Rio Grande/RS sobre o PNAIC

Sheila Pedroso da Conceição

7.    Os impactos da implantação do PNAIC na educação infantil (EIXO 4)

Adriana Cabral Pereira de Araujo,

Vania Finholdt Angelo Leite

8.    Políticas públicas para a formação de professores: o olhar dos egressos sobre o curso de Pedagogia do PARFOR na UFRRJ

Elisangela Menezes Soares,

Ligia Cristina Ferreira Machado

 

EIXO 01/ EIXO 02. Ensino superior, pesquisa e extensão: programas, projetos, experiências e práticas em formação de professores  . Políticas e programas de formação inicial e continuada de professores

Coordenação:  Fábio Amorim  (UFES/UNESA)      /  sala 12.093                

Sessão 4 - Dia 21/11 (terça-feira): 15-17 horas

Autores

1.       Novos meios de comunicação, novas culturas na formação de professores

Haroldo Junior Evangelista Vidal, Fábio Amorim

2.    Os diferentes repertórios dos sujeitos/corpos nos cotidianos escolares potencializando a formação continuada de professores/as com a diferença

Fábio Amorim,

Haroldo Junior Evangelista Vidal

3.       O uso do cinema como fonte no processo de formação docente e sua aplicabilidade nas práticas pedagógicas

Monica Ferreira de Farias

4.       Formação docente e direitos humanos: o que pensam pedagogos em formação?

Guilherme Pereira Stribel

5.       Histórias e memórias de Duque de Caxias (EIXO 2)

 

Neide Ana Pereira Ramos, Jurema Rosa Lopes Soares, William Dias de Araujo

6.       Encantos e desencantos na educação: subjetividade, histórias de vidas e mal-estar – o ofício do professor (EIXO 2)

Tânia Gouvêa

7.       O movimento exotópico de uma bolsista do PIBID: experiência, discurso e memória, canais receptivos de sentidos (EIXO 2)

Jeanne Chaves Rodrigues,

MÔNICA PINHEIRO FERNANDES

 

8.    Conversas entre professorxs: entrevistas com docentes (EIXO 2)

Thais Vinhas da Silva, Anderson Henrique Ferreira Marinho

9.       Professores pesquisadores: textualidades nas práticas do ensino de Geografia

Luyanne Catarina Lourenço de Azevedo, 

Denizart da Silva Fortuna

 

EIXO 01/ EIXO 02/EIXO 7

Coordenação:  Jacqueline Luiza / José Carlos Souza (UERJ)   /  sala. 12.104                                   

Sessão 5/EJA - Dia 21/11 (terça-feira): 15-17 horas

Autores

1.    Formação inicial docente em EJA: experiências do CIEP 341 (Eixo 1)

Liliane Sant'Anna de Souza Maria

2.    Formação continuada de docentes da EJA: importância e desafios (Eixo 1)

Wylle Amaral,  Elisa Almeida

3.         O projeto Trilhas: formação de professores alfabetizadores nas redes de políticas (Eixo 1)

Ana Paula Pereira Marques de Carvalho

4.         Educação de adultos e idosos em espaço não formal: experiência de um projeto de extensão   (Eixo 2)

Bianca Neves Prachum,

Elismara Zaias Kailer

5.         Reflexões sobre a formação inicial de educadores para a EJA (Eixo 2)

Jaqueline Luzia da Silva,

Janahina de Oliveira Batista

6.         Práticas educativas da extensão universitária e suas contribuições para formação do docente da EJA (Eixo 2)

Ana Paula de Abreu Costa de Moura

7.         A formação docente freirena na EJA e a atualidade da Pedagogia da alternância. (Eixo 7)

José Carlos Lima de Souza

8.                  Docentes do centro de estudos supletivos na década de 1970: “muito prazer, somos orientadores de aprendizagem” (Eixo 7)

Rosa Monaco

 

EIXO 02. Ensino superior, pesquisa e extensão: programas, projetos, experiências e práticas em formação de professores / EIXO 01 / EIXO 07

Coordenação: José Airton Chaves  / Nadia Souza   (UFRRJ)          /    Sala 12.124

Sessão 6 /EAD - Dia 21/11 (terça-feira): 15-17 horas

Autores

1.    Produção de videoaulas para educação à distância: prática com estudantes de Pedagogia

Gislaine Kazeker Siqueira,

Cristiane Budek Dias

2.    A educação à distância (EAD) e sua importância no acesso de trabalhadores ao nível superior

Vilma da Silva Correia, Anali Braga B. de Carvalho, Nádia Mª Pereira de Souza

3.    A avaliação do processo ensino-aprendizagem na modalidade de EAD: Importância na Formação de Inicial de Professores.

Anali Braga Batista de Carvalho,

Nádia Maria Pereira de Souza

4.    Novas tecnologias em educação – a resistência docente à educação a distância

Francisco Lorentz,

Patricia Jerônimo Sobrinho

5.    Contribuições da formação EAD para professores egressos da licenciatura em Matemática. (Eixo 1)

Delia de Oliveira Ladeia,

Marcia Lacerda santos

6.    O caso UNIVESP: uma análise social do ensino a distância (Eixo 1)

Aurea Paes

7.    Inclusão e Práxis: Desafios em EAD (Eixo 7)

 

Maria Angela M. Corrêa, Cláudia Vieira de C. Herculano, Neide Ana P. Ramos

 

EIXO 03. Reformulação dos cursos de formação de professores /licenciaturas: As propostas das IES a  Res. 02/2015

Coordenação: Suzane Gonçalves (FURG)                                 sala.12.097

Sessão 7 - Dia 21/11 (terça-feira): 15-17 horas

Autores

1.    Reformulação curricular dos cursos de Pedagogia: a formação do pedagogo docente em disputa

Aloana de Oliveira Pereira

2.    Reformulação do curso de Pedagogia UERJ/FFP:  formação e prática docente

Vania Finholdt Angelo Leite,

Helena Amaral da Fontoura

3.    Reformulação do curso de Pedagogia da FFP UERJ: notas para pensar o currículo e as políticas de formação

Alexandra Garcia,

Adriana de Almeida

4.    As influências da Resolução nº 02/2015 no curso de Lic. em Pedagogia da Faculdade Fortium: análises preliminares

Alisson S. da Costa, Celso Ricardo dos Santos Nascimento, Irinéia Lina Cesário, Marilza Luzia Saraiva de Souza

5.    A implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para formação de professores na UFRN

Suzane Gonçalves, Isis Carvalho,

Débora Assis Matias

6.    Reformulação Curricular do Curso de Pedagogia da FFP/UERJ: diferentes linguagens na formação de professores

Bruna Molisani Ferreira Alves, Heloisa Josiele S. Carreiro, Tania M. Costa Nhary

7.    Formação inicial de professores: (re)pensando o campo da didática nos cursos de licenciatura a partir da Res. 02/2015

Juliana Domit Mallat,

Sabrina Plá Sandini

8.    A ressignificação e desbacharelização dos cursos de licenciatura

Richardson Correia Marinheiro

 

 

EIXO 04. Educação Infantil: políticas, formação e práticas

Coordenação: Valdete Coco (UFES)                sala.  12.100                                 

Sessão 8   - Dia 21/11 (terça-feira): 15-17 horas

Autores

1.   Educação infantil: políticas públicas e práticas educativas na pré-escola

Rosiris Pereira de Souza

2.     Políticas de expansão da educação infantil: que escola o Estado oferece?

Jorgeane da Silva Mendes

3.   Dos direitos às práticas na gestão da educação infantil: aspectos legais e teóricos

Jacqueline de Fatima dos Santos Morais, Daniele Barros, Roberta Flores

4.     Desafios à Pedagogia da infância a partir da Base Nacional Comum Curricular

Cintia Larangeira, Maria Tereza Goudard Tavares, Julyana da Costa Verissimo

5.     Avanços e entraves na formação dos profissionais de educação infantil pós LDBEN 9394/1996: reflexões sobre uma realidade

Ana Paula Lima da Silva

6.     A formação inicial de professores para a Educação Infantil no contexto do PNE e da Resolução 02/2015

Valdete Côco, Maria Nilceia de Andrade Vieira, Ana Carolina de Oliveira Ferreira,

Sara Gabrielle Fonseca Ribeiro

7.     A importância da formação política dos docentes da educação infantil para a compreensão das políticas públicas

Rosana Ribeiro

8.     Diálogos entre cinema, formação inicial de professores e infância

Larissa Ferreira Rodrigues Gomes,

Fabiola Alves Coutinho Gava

9.   Base Nacional Comum Curricular: a alfabetização de crianças em diálogo (era da sessão 30 / Eixo 5)

Camila de Oliveira Fonseca,

Fernanda Zanetti Becalli

 

EIXO 04. Educação Infantil: políticas, formação e práticas

Coordenação: Rita Porto (UFPB)  / sala 12.108

 

Sessão 9 - Dia 21/11 (terça-feira): 15-17 horas

Autores

1.     Formação de professores: por uma poética do espaço e da delicadeza nas veredas da educação

Cristiana Garcez dos Santos Seixas

2.     Formação continuada de professores da educação infantil: entre teoria e prática, a experiência tecida em narrativas

Gabriela Alves de Souza Vasconcelos dos Reis

3.     Curso de extensão das artes de fazer às artes de dizer na educação infantil: formação continuada de professoras da infância em Itaboraí

Thais da Costa Motta, Roberta Teixeira de Souza, Jane Marchon Cordeiro Celestino, Gabriela Alves de Souza Vasconcelos dos Reis

4.     Formação docente das professoras das infâncias e educação popular: desafios e possibilidades.

Tatiane Nogueira da Silva,

Rejane Dias Correa Machado

5.     A formação dos educadores infantis campesinos em Bom Jesus da Lapa- BA: um breve relato

Cíntia Lopes Vieira de Jesus, Cândida Maria Santos Daltro Alves, Geane Silva dos Santos de Andrade, Marcia Lacerda Santos

6.     Políticas de formação de professores da educação infantil no município de UNA/BA e seus desdobramentos no trabalho docente

Geane Silva dos Santos de Andrade, Cândida Maria Santos Daltro Alves, Emilia Peixoto Vieira, Neisa Pereira dos Santos de Castro

7.     Um olhar sobre ação do Programa Federal Proinfância, na interface com o trabalho pedagógico dos docentes de creches – uma experiência no sul da Bahia.

Marcia Lacerda Santos,  Cíntia Lopes Vieira de Jesus, Cândida Maria Santos Daltro Alves

8.     A educação infantil do/no campo: qual a especificidade?

EDILEIDE RIBEIRO PIMENTEL

 

EIXO 04. Educação Infantil: políticas, formação e práticas / Eixo 1 / eixo 5

Coordenação: Ivone Garcia (UFG) sala 12.092

 

Sessão 10 - Dia 21/11 (terça-feira): 15-17 horas

Autores

1.                  Repertórios infantis de crianças do distrito de Luzimangues (TO) e as memórias do brincar

Cleudiane Pereira, Michael Araujo Ribeiro,

Raylla Barbosa Araujo, Denise Aquino

2.     Cartografias e práticas sensíveis na escola de educação infantil da UFRJ

Renata Cavallini, Rosimeri de Oliveira Dias

3.     A importância de escutar as crianças: o desafio da professora das infâncias

Carolina Silva de Alencar

4.     Memórias de infâncias: uma contribuição para a educação infantil no Morro do Alemão - Rio de Janeiro

Keila Maria de Araujo Silva

5.     “Como a gente faz!” Narrativas de professoras da creche sobre suas práticas

Luziane Patricio Siqueira Rodrigues

6.     Brinquedoteca como espaço criativo para as múltiplas linguagens artísticas

Ana Paula Santos Pimentel,

Tatiana de Castro Oliveira

7.     “Pintando o sete com a Pedagogia da Castelo”:  a brinquedoteca hospitalar como espaço de formação e atuação do pedagogo. (Eixo 1)

Stella Alves Rocha da Silva,

Márcia Pereira, Barbara Carolina

8.     O lugar do professor nos desenhos das crianças (Eixo 5)

Daniel Medeiros dos santos

 

EIXO 04. Educação Infantil: políticas, formação e práticas / Eixo 2

Coordenação: Ana Rosa  Brito (UFPA)  sala:12.112

 

Sessão 11  - Dia 21/11 (terça-feira): 15-17 horas  

Autores

1.    Práticas de contemplação, inter-ação, transformação e comunhão com o meio ambiente no Centro de Referência de Ed. Infantil Realengo – CREIR do Col. Pedro II

Cristina Souza de Macedo

2.   Um olhar para o cotidiano de uma UMEI  no Município de Niterói-RJ: o projeto político-pedagógico como campo de possíveis

Debora Assumpção dos Santos Rodrigues

3.    As concepções de corpo e/ou corporeidade de professores da educação infantil a partir de suas práticas no cotidiano escolar

Luciana Rocha Magalhães Paiva

4.    A entrevista coletiva como instrumento de pesquisa e formação

Marta Maia

5.    Saberes e sonhos, práticas e partilhas: o trabalho de orientação pedagógica da Secretaria de Educação com e para as unidades escolares de educação infantil da rede Municipal de Nilópolis

Roberta Guimarães Teixeira, Denise Cruz Candido Miranda de Souza, Flávia Duarte

6.    Educação em sexualidade e gênero nos currículos formativos de educadore(a)s infantis (Eixo 4)

Virginia Georg Schindhelm,

Maria Luisa Furlin Bampi

7.    Que estórias contam os sonhos? - Relato de uma pesquisa-formação com profissionais da educação infantil  (Eixo 2)

Vânia Medeiros Gasparello, Patricia da Conceição Silva, Delba Maria Conceição Lopes

8.    Docência brasileira e formação em foco: uma análise histórico-cultural da sociedade (Eixo 2)

Diego Dias Salgado, Jonathan Machado Domingues

 

EIXO 05. Ensino Fundamental:  políticas, formação e práticas

Coordenação: Marcelo Mocarzel  (UFF/UNILASALLE)    sala: 12.088

Sessão 12  - Dia 21/11 (terça-feira): 15-17 horas  

Autores

1.    A formação e o trabalho dos professores em escolas privadas de rede: um objeto esquecido

Silvana Soares de Araujo Mesquita,

Isabel Alice Oswald Monteiro Lelis

2.    A materialidade do diálogo como caminho fundante da teoria e prática no processo de formação do pedagogo

Danielle Batista Cardoso,

Jonathan Machado Domingues

3.    Animação stop motion: formação de professores e práticas no ensino fundamental no município do Rio de Janeiro

Ana Clara Lima Rodrigues,

Cíntia Nascimento de Oliveira Conceição

4.    A linguagem midiática como possibilidade de novas relações com o processo de construção de conhecimento

Bernadete Collares Barroso Bento

5.    Região no ensino escolar: uma constelação de conceitos.

Geórgia Pedro Corvino

6.    Orientações motivacionais para prática de natação escolar: uma revisão narrativa

Fábio Brum, Diogo Dias de Paula Muniz, José Henrique dos Santos

7.    Programa mais educação: possibilidades e limites entre os espaços formais e não formais de ensino

Adriana do Nascimento Barbosa dos Santos, Gisele Duque Bastos Tavares

 

EIXO 06. Ensino Médio e/ou Educação Profissional: políticas, formação e práticas

Coordenação: Denise Araújo (UFG) /Karine (Morgan (UFF/UNESA)      sala:12.120

Sessão 13  - Dia 21/11 (terça-feira): 15-17 horas  

Autores

1.     Trabalho e formação docente na educação profissional em Goiás

Oyana Rodrigues dos Santos, Denise Silva Araújo, Helvécio Goulart Malta de Sá

2.     Ensino médio inovador e educação em tempo integral: um olhar sobre as políticas públicas.

Flavia Gonçalves da Silva,

Elisangela da Silva Bernado

3.     Docência em sociologia na educação básica em uma década de institucionalização: desafios e perspectivas

Francisco Willian da Silva Pereira Filho

4.     A questão moderna da cidadania e suas implicações para a filosofia no ensino médio

Guilherme Celestino Souza Santos

5.     Reforma gerencial da educação na Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro e a formação para o consentimento

Gabriel Guimarães Melgaço da Silva

6.     Impactos da reforma gerencial e políticas públicas na Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro Eixo 5

Bárbara Silva Evangelista

7.     Até aonde o SAERJ/Saerjinho levou o IDEB fluminense? Uma análise do índice de desempenho  entre 2010-2016

Pedro Campos

8.     Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio no interior de Minas Gerais (2014 – 2015) Eixo 1

Janete Aparecida Gomes Zuba,

Francelly Aparecida dos Santos

9.       A agenda hemisférica para a promoção do trabalho docente e as políticas públicas para juventude (Eixo 6)]

Paula de Macedo Santos

 

Sessões de apresentação de Trabalhos II - Dia 22/11 (quarta-feira): 15-17 horas

 

EIXO 01. Políticas e programas de formação inicial e continuada de professores

Coordenação: Patricia Bastos (UFRRJ) / Iria Brzezinski (UFG)/  sala 12.093

Sessão 1/ PARFOR - Dia 22/11 (quarta-feira): 15-17 horas  

Autores

1.   Reformas educacionais no limiar do século XXI: os limites e contradições do Programa Nacional de Professores da Educação Básica (PARFOR) no curso de Pedagogia da UFRRJ.

Leandro Machado dos Santos, Bárbara de Almeida Santos, Karine Dias Domequis Chaves, Flávia Figueiras Nascimento

2.   Apontamentos sobre o exercício crítico da leitura e produção de conteúdo nas redes sociais em turmas do PARFOR

Julio Cesar Roitberg, Jenifer Stéfani da Silva, Daniel Lobão dos Santos,

Evelyn de Souza Bernardo

3.   Ensino de história e formação docente: o caso dos docentes/alunos do PARFOR no curso de Licenciatura de História da UFRRJ /instituto Multidisciplinar

Maria Lenice de Andrade Rocha

4.     Impasses e desafios da formação docente na Baixada Fluminense, RJ: correlações de força e poder nos espaços de formação dos professores de História/PARFOR-UFRRJ

Ana Maria Marques Santos

5.     Letramento na formação do professor de História/ PARFOR: por que e para que se lê e escreve no curso de História PARFOR / UFRRJ?

Patricia Bastos de Azevedo

6.     A política nacional de formação de professores da educação básica no estado do Pará

Jennifer Susan Webb Santos,

Michele Borges de Souza

7.   O Programa de Apoio a Projetos de Intervenção Metodológica-PAPIM no contexto da escola de aplicação da UFPA

Tatiana Benjamim, Andrea Cristina Cunha Solimões, Jennifer Susan Webb Santos, Ana Paula Santos Pimentel

 

EIXO 01. Políticas e programas de formação inicial e continuada de professores / Eixo 4

Coordenação: Sonia Schneider (UERJ)  / Maria Helena Maciel (UFPB)   sala 12.104

Sessão 2/PIBID - Dia 22/11 (quarta-feira): 15-17 horas  

Autores 

1.    Quais são os saberes produzidos/mobilizados por licenciandos vinculados aos Programas de Formação de uma Universidade Federal?

Cyntia De Souza Bastos Rezende

Mônica Vasconcellos

2.    Estágio Curricular e PIBID: Uma articulação teoria e prática no ISEPAM?

Edivana Maria Velasco Nogueira,

Josete Pereira Peres Soares

3.    Atuação de professores supervisores do PIBID na formação de pedagogos docentes: diferenciais da parceria universidade-escola básica

Talita da Silva Campelo

 

4.    Política de formação docente para a educação básica: análise do modelo pedagógico do PIBID

João Danilo Batista de Oliveira, Admilson Santos, Suzana Alves Nogueira

5.    Formação Inicial e Continuada de Educadoras/es de Jovens, Adultos e Idosos: reflexões a partir do PIBID

Sonia Maria Schneider, Amanda Teixeira Brum da Luz, Marcia Maria de Paula Oliveira, Selma de Almeida Nascimento

6.    O PIBID na UFPB  e a formação  de professores

Maria Helena Ribeiro Maciel

7.    Pibid – formação e criação na educação musical: uma perspectiva de políticas públicas

Antonio Eduardo Santos,

Maria de Fátima Barbosa Abdalla

8.    “Como formar um professor de educação infantil?”: a importância do PIBID na formação de professores  (EIXO 4)

DAISE Silva dos sANTOS,

Juliana Carvalho Saraiva de Souza

 

EIXO 01. Políticas e programas de formação inicial e continuada de professores

Coordenação: Katia Curado (UnB) /          sala 12.092

sessão 14- Dia 22/11 (quarta-feira): 15-17 horas  

Autores

1.                  Concepções de formação continuada de professores da educação básica: um estudo a partir do levantamento das dissertações e teses publicadas a partir de 2003 na biblioteca digital do IBICT

Renato Barros de Almeida

2.   Epistemologia da práxis na formação de professores

Kàtia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro

3.   A empiria das pesquisas brasileiras entre o projeto de escola e trabalho docente

Deise Ramos da Rocha

4.     Diálogos sobre a prática docente: a formação continuada dos professores do 4° e 5° anos do ensino fundamental

Aline Dias L. Gomes, Inês Pereira G. de Oliveira, Priscila Cirilo de Souza, Natalia Barbosa da Silva

5.     Processo de formação continuada na escola: uma proposta pioneira no município do Rio Grande/RS

Bruna Pires dos Santos de Menezes

6.     Formação continuada de professores para a atualidade: desafios entre a universidade e escola

Jane Rangel Alves Barbosa, Stella Alves Rocha da Silva

7.   Integração de saberes e formação docente: o que se entende quando se fala em formação continuada?

Diego Domingues, Monica Santos

8.      Experiências de programas de residência docente no Brasil: algumas reflexões

Polliana R. D. Araújo, Katia Augusto Curado Pinheiro Cordeiro da Silva

 

EIXO 01. Políticas e programas de formação inicial e continuada de professores

Coordenação: Raquel Cruz (UEFS) /          sala RAV 122

Sessão 15 - Dia 22/11 (quarta-feira): 15-17 horas  

Autores

1.    Contribuições do programa de bolsas de monitoria na formação de professores de Educação Física na UEFS

Raquel Cruz Freire Rodrigues, EDUARDO DAS VIRGENS DE JESUS

2.    Apontamentos de uma política docente: questões e abordagens da tutoria na formação de professores iniciantes

Sandro Tiago da Silva Figueira,

Helena Amaral da Fontoura

3.    Formação inicial de professores e o Programa de Iniciação Científica: relações entre a pesquisa e o processo formativo

Deuzilene Salazar

4.   O saber do professor como objetivação da prática pedagógica e sua formação

Denize Amorim Azevedo Mendes

5.   A formação stricto sensu como política de formação continuada de professores da educação básica

Dayse Kelly Barreiros de Oliveira

6.    Desafios da formação de professores no Brasil: o caso das universidades comunitárias do Rio Grande do Sul

Margareth Fadanelli Simionato,

Gabriel Grabowski

7.   O pacto federativo e a (in) definição nas políticas educacionais de formação, habilitação e ingresso para docentes de ensino religioso no Brasil: sob a perspectiva comparada

Evandro Vargas, Leandro Garcia Pinho

8.   A pós-graduação no Brasil: marcos regulatórios, consolidação e expansão do nível stricto sensu

Joselaine Cordeiro Pereira

 

EIXO 02. Ensino superior, pesquisa e extensão: programas, projetos, experiências e práticas em formação de professores 

Coordenação: Karine Morgan (UFF/UNIG)/Lucia Valadares (UFRRJ) sala: 12.096

sessão 16 - Dia 22/11 (quarta-feira): 15-17 horas  

Autores

1.     Caminhos geoliterários: experienciando a literatura fora nos muros da escola e das páginas dos livros

Adriana Carvalho Silva,  Elizabeth Martins Garcia Fontes, Isa Ferreira Martins

2.     Educação ambiental crítica na formação docente: extensão como resistência

Maria Jacqueline Girão Soares de Lima,

Gil Cardoso Costa

3.     Gênero e universidade: o curso de Pedagogia tem estruturado suas matrizes curriculares para atender tal demanda? Um comparativo entre UERJ e UFF.

Carolina Castro

4.     Exclusão digital em educação: o acesso à internet como direito humano

Adriane Araujo

5.     Formação de professores de Biologia e Geografia em perspectiva interdisciplinar: tecendo laços entre a universidade e a escola (EIXO 1)

Caio Roberto Siqueira Lamego, Leila Mariza Garcia Siqueira,  Maria Cristina Ferreira dos Santos

6.     Gestão do trabalho pedagógico por supervisões formados no contexto da educação à distância: desafios e avaliação de sua formação (Eixo 1)

Angela da Costa 

7.     Políticas públicas para educação de jovens e adultos no ambiente virtual de aprendizagem - representações dos professores interlocutores (Eixo 1)

Sandra Regina T. de Freitas Silva

Enéas Machado,

8.     A importância da reunião pedagógica para a formação de professores (Eixo 1)

Laura do Nascimento Fortes, Flávia Hévila Martins, Elita Betânia de Andrade Martins

9.     A definição de diversidade no Plano Municipal de Educação de Juiz de Fora (Eixo 7)

Elita Betania de Andrade Martins, Thiago Campos Carelli, Maria de Fátima Mendes

 

EIXO 02. Ensino superior, pesquisa e extensão: programas, projetos, experiências e práticas em formação de professores 

Coordenação: Vera Bazzo (UFSC)   sala: 12.097

Sessão 17 - Dia 22/11 (quarta-feira): 15-17 horas  

Autores

1.     Políticas de acesso ao ensino superior no Brasil: um olhar a partir de diferentes processos narrativos

Marciano do Prado

2.     Programa Formancipa – Formação integrada e emancipadora de acesso à educação superior: uma análise preliminar à luz dos documentos oficiais

Nathália Barros Ramos,

Alisson Silva da Costa,

Erlando da Silva Rêses

3.     Documentos oficiais brasileiros que tratam da extensão universitária: uma análise preliminar

Andrea Kochhann,

Nathália Barros Ramos

4.   Reflexões sobre o movimento institucional da curricularização da extensão na UNEB

Eliene Maria da Silva,

Maria Celeste de Souza Castro

5.   Formação em redes e coletivos docentes: experiências formativas no GEFEL e REDEALE

Mairce Araujo, Daniel Pereira de Oliveira, Jacqueline de Fatima dos Santos Morais

6.     Formação inicial e continuada de professores no grupo CONPAS: pesquisa e extensão na Escola Mun. Leitão da Cunha

Isadora de Araújo Azevedo, Dandara Ribeiro Pinto, Leila de Moraes Macedo Travassos, Odara Dias Philomena

7.     A pesquisa de campo como espaço formativo - entre a universidade e a escola: um relato de experiência

Lorrana Almeida Salles,

Tania de Assis Souza Granja

8.     Um olhar sobre os dispositivos legais acerca da formação docente inicial para a constituição da docência ampliada

Arthur Vianna Ferreira, Marcio Bernardino Sirino, Patricia Flavia Mota

 

EIXO 02. Ensino superior, pesquisa e extensão: programas, projetos, experiências e práticas em formação de professores / Eixo 1

Coordenação: Iduina Chaves (UFF)  /   Bertha Valle (UERJ)       sala 12.100

 

Sessão 18 - Dia 22/11 (quarta-feira): 15-17 horas  

Autores

1.    O conhecimento pedagógico do conteúdo (CPC) e o ensino de Geografia: um estudo da prática docente

Valéria Rodrigues Pereira,

Claudivan Sanches Lopes

2.    O Conhecimento pedagógico do conteúdo no ensino do Direito: um estudo exploratório

Adriana Mallmann Vilalva

3.    Formação de professores em perspectiva sociohistórica:  o módulo pedagógico em duas propostas curriculares de um curso de licenciatura de Ciências Biológicas (1987-1991)

Maria Cristina Ferreira dos Santos,

Joanna da Silva Reis Alves

4.    Formação de professores e práticas interdisciplinares na educação básica:  saberes constituídos por licenciandos de História a partir da imersão na escola

Davi Ferreira Nogueira

5.    Narrativas de formação docente no Programa de Licenciaturas Internacionais: cultura e imaginário

Tatiana Leite da Silva, Iduina Mont´Alverne Braun Chaves

6.    Uma experiência sobre a avaliação da aprendizagem na UFU (EIXO 1)

Naiara Sousa Vilela,

Geovana Ferreira Melo

7.    A parceria escola e universidade na alfabetização das crianças e na formação inicial dos alfabetizadores ( Eixo 5)

Rejane Amorim, Luciene Lu

8.                  O PNAIC como acontecimento: entre o prescrito e o praticado, uma formação possível

Caroline Trapp de Queiroz

9.    Protagonismos & territorialidades na formação docente - um estudo sobre o seminário Interfaces pedagógicas: licenciaturas em diálogo (Eixo 2)

Vânia Alves Martins Chaigar,

Luiz  Paulo da Silva Soares

 

EIXO 05. Ensino Fundamental:  políticas, formação e práticas

Coordenação: Fatima Abdalla (UNISANTOS)  /          sala 12.108

 

sessão 19   - Dia 22/11 (quarta-feira): 15-17 horas  

Autores

1.     Processos de formação continuada na escola: experiências compartilhadas entre professoras do ensino fundamental

Fernanda Bindaco da Silva Astori, Silvana Ventorim

2.     Formação de professores para o ensino fundamental II: das experiências estéticas aos saberes profissionais

Maria de Fátima Barbosa Abdalla, Priscila Barbosa Abdalla

3.     Desafios da formação (des)continuada do professor regente do ensino fundamental e suas relações com uma educação de qualidade

Paula Moita

4.   Representações sociais dos professores de Língua Portuguesa e de Matemática sobre educação

Marli dos reis dos santos

5.     A qualidade da educação:   as concepções que norteiam os discursos dos profissionais no cotidiano escolar

Paloma Rezende de Oliveira,

Joselaine Cordeiro Pereira

6.     Pesquisa no cotidiano escolar: um movimento de construção/ desconstrução a partir de cenas vividas em uma escola pública em Duque de Caxias

Antonio Silva de Araujo

7.     Prática docente: uma experiência de ensino-aprendizagem de gráficos

Cristina Pereira Carvalho

8.   A lei 11.738/08 e as possibilidades de formação continuada de professores no espaço escolar

Vera Regina Souza dos Santos

 

EIXO 06. Ensino Médio e/ou Educação Profissional: políticas, formação e práticas

Coordenação: Conceição Arruda (UERJ/PPF-FIOCRUZ) / Denise Araújo (UFG)        sala:  12.088

sessão 20 - Dia 22/11 (quarta-feira): 15-17 horas  

Autores

1.     A asfixia financeira da educação e a Reforma do Ensino Médio: pontos de tangência

Maria da Conceição Calmon Arruda

2.     O olhar dos professores sobre as reformas do Ensino Médio: o caso de uma escola estadual em Niterói/RJ

Giselle Gloria Balbino dos Santos

3.     Contradições do novo Ensino Médio: o dito e o não dito na lei 13415/2017

Adão Luciano Machado Gonçalves

4.     Reforma do Ensino Médio e partidos políticos

Maximo Augusto Campos Masson,

Maria Teresa Vianna Van Acker,

Leonardo Fortes Gomes

5.     Uma reflexão a respeito da BNCC e da Reforma do Ensino Médio

Alexsandra Machado da Silva dos Santos,

Rosana da Silva Berg

6.     Carreira docente: sim ou não?  Uma análise sobre a escolha pela carreira docente das estudantes do curso normal de uma escola do Rio de Janeiro

Izabel Cristina de Souza,

Letícia Oliveira Souza,

Janaina Moreira de Oliveira Goulart

7.     O currículo mínimo e as implicações gerencialistas na formação de professores em nível médio (EIXO 1)

Silvana Malheiro do Nascimento Gama, Laila Fernanda Gonçalves

8.     Trabalho e formação docente na educação profissional em Goiás

 

Oyana Rodrigues dos Santos, Denise Silva Araújo, Helvécio Goulart Malta de Sá

 

EIXO 07. Diversidade e Inclusão: políticas, programas de formação e práticas

Coordenação: Tania Muller (UFF)  sala: 12.112

 

Sessão 21 - Dia 22/11 (quarta-feira): 15-17 horas  

Autores

1.     Roda de conversa: uma proposta de formação em rede e implementação da lei 10639/03

Paula Regina A. Azevedo Silva, Aline Dias Lima Gomes, Denise Fernandes da Silva

2.     Alguns aspectos sobre a importância das especializações voltadas para a educação das relações étnico-raciais

Cristiane Saraiva Bonifácio,

Ahyas Siss

3.     As leis 10.639/03 e 11.645/08 nos cursos de Pedagogia

Mirian Lúcia Gonçalves, Débora Mazza

4.     Diálogos entre educação afrocentrada e formação docente (Eixo 6)

Ian Klein da Silveira, Rayna Pegado, Lorena Gomes, Lídice de Barros Guerrieiro

5.     Breves ponderações sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas. (Eixo 1)

Ana Reis,

Tânia Mara Pedroso Müller

6.     Formação docente continuada para as relações étnico-raciais: cartografia dos cursos de especializações no estado do Rio de Janeiro (Eixo 1)

Tiago Dionisio, Tatiane Pacheco de Mattos,

Vitor Leandro de Souza

7.     África: racismo e branqueamento no currículo. (Eixo 5)

Luiz Rafael

8.     Ambiente escolar: espaço de debate sobre o racismo (Eixo 5)

Nadja Ferreira da Silva

9.     História na escola: os desafios da tolerância religiosa

Fabiano Taranto Pereira Rodrigues

 

EIXO 08. Gestão democrática: políticas, programas de formação, experiências e práticas

Coordenação: Eduardo Moscon (UFES)  sala: 12.120

 

Sessão 22  - Dia 22/11 (quarta-feira): 15-17 horas  

Autores

1.     O pedagogo e a gestão escolar: a formação do pedagogo e sua atuação na gestão escolar

Helayne Nunes Peruchi,

Eduardo Augusto Moscon Oliveira

2.     Gestão da escola, liderança e clima escolar: o trabalho do diretor na escola pública

Ana Cristina Prado de Oliveira

3.     A gestão democrática como contraponto  à racionalidade técnica na administração escolar

JOÃO CARLOS DE SOUZA ANHAIA GINO

4.     Gestão democrática e controle social: a participação como exercício pedagógico para a democracia

Carlos Antonio Diniz Junior

5.     O contexto da prática da gestão educacional em escola experimental bilíngue da Prefeitura  da Cidade do Rio de Janeiro

Aline Miranda Fonseca

6.     O projeto político pedagógico: perspectivas sobre a gestão democrática.

Felipe Araujo,

Bethania Bittencourt Costa e Silva

7.     Programa escola de gestores e sua proposta de formação: demandas educacionais em disputa

Viviane Gualter Peixoto da Cunha, Veronica Borges,  Diana Cerdeira 

8.     Reflexões sobre o alcance da dimensão formativa da gestão do PIBID na Universidade do Estado da Bahia

Eliene M. da Silva, Monalisa dos Reis Aguiar Pereira, Maria do Socorro da Costa e Almeida

9.     O principio da gestão democrática e a ação docente na busca por um espaço de participação (Eixo 8)

Verônica Mattedi,

Eliane da Conceição Matta

 

EIXO 01. Políticas e programas de formação inicial e continuada de professores

Coordenação: Jorge Najjar UFF)/ Gisele Masson (UFPR)  sala: 12.124

sessão 23 - Dia 22/11 (quarta-feira): 15-17 horas  

Autores

1.   A (de)formação dos educadores no Brasil: estatística, políticas públicas e senso (in)comum

Miriam Capitini Couto,

Pedro Antônio Martins de Souza

2.     Os desafios da formação de professores no atual contexto econômico, político e social brasileiro

Gisele Masson,

Valéria Marcondes Brasil

3.   A Formação Continuada como Forma de Valorização Docente: Apontamentos, Perspectivas e Desafios no PNE 2014-2024.

Daniele Rodrigues

4.   Planos de educação e a formação de professores: novas perspectivas de interfaces entre sujeitos, saberes e práticas para a construção de diretrizes e bases curriculares

Janaina Souza Damasceno,

Wladimir Barbosa da Silva,

Veronica Vilella Goulart

5.     A agenda do empresariado para a formação docente como estratégia de hegemonia no campo educacional

Débora Sabina da Silva Geraldo

6.   A Universidade, a formação de professores e o PNE 2014-2024 (Eixo 2)

Gislaine Marli da Rosa Kalinowski

7.   O financiamento da educação nos cursos de Pedagogia das IES: a formação do professor e os desafios contemporâneos (Eixo 2)

Fábio Araujo de Souza,

Jorge Nassim Vieira Najjar

8.     O Conselho Municipal de Educação de Magé/RJ e suas ações na perspectiva da educação inclusiva: o Projeto Escola Viva

Alba Valéria Baensi da Silva,

Hilda Rodrigues

 

Sessões de apresentação de Trabalhos II - Dia 23/11 (quinta-feira): 09-11:00 horas

 

EIXO 02. Ensino superior, pesquisa e extensão: programas, projetos, experiências e práticas em formação de professores 

Coordenação: Carlos Soares (UERJ)    sala: 12.093

Sessão 24 -  Dia 23/11 (quinta-feira): 09-11:00 horas

Autores

1.     A pesquisa sobre estágio supervisionado e prática como componente curricular no XI ENPEC 2017

Rosa Vasconcelos, Elton Casado Fireman, Rosemeire da Silva Dantas Oliveira

2.     Teoria e prática pedagógica/estágio supervisonado na perspectiva da práxis no curso de Pedagogia: contradições no currículo

Solange Santiago Ferreira

3.   Estágio supervisionado e educação infantil: relatos sobre a prática docente

Melissa Rodrigues da Silva Pereira

4.     Sentidos de ser gestor escolar: reflexões sobre o Estágio Supervisionado em Gestão Escolar no curso de Pedagogia da UESPI

Antonia  Alves Pereira Silva

 

5.   A supervisão de ensino e as práticas profissionais: entre a auditoria e a formação humanizadora (EIXO 1)

Enéas Machado,

Sandra Regina T. de Freitas Silva

6.     A formação docente do orientador pedagógico: os movimentos formativos das habilitações dos anos 60 à Resolução CNe n° 01/2006. (EIXO 1)

Bethania Bittencourt Costa e Silva,

Felipe de Souza Araújo

7.          Formação e valorização docente:  em discussão o PNE (2014-2024)

Cláudia Lino Piccinini

8.     Direitos de aprendizagem: garantia de direito ou regulação do currículo?

Rosalva de Cássia Rita Drummond

9.                  Consultoria Educacional

Mônica Teixeira, Lucimeri Mauricio Ribeiro

 

EIXO 05. Ensino Fundamental:  políticas, formação e práticas /Eixo 2

Coordenação: Elza Neffa (UERJ)/ Ana Marques (UFRRJ)    sala: 12.096

Sessão 25 -  Dia 23/11 (quinta-feira): 09-11:00 horas

Autores

1.   Aula-passeio como principio pedagógico nas experiências pibidianas

Denise Aquino, Artenisia Nepomuceno, Karita Freitas Alves, Marilene Dias da Silva Melo

2.     Intercâmbio cultural e troca de cartas: experiências pibidianas

Karita Freitas Alves, Pollyana Marinho Feitosa

3.     Proteção do meio ambiente nas escolas pibidianas: o cerrado como foco.

Gleiciele Pereira da Silva, Juliana Cristine da Silva Chaves, Gleibiele Vieira de Azevedo, Taís Ferreira de Brito Figueiredo

4.     As ações pedagógicas de professoras egressas do mestrado profissional em Letras da Universidade do Estado da Bahia

Monalisa dos Reis Aguiar Pereira

5.   Dificuldade de leitura e escrita: a língua portuguesa no ensino fundamental

Andreza de Oliveira

6.     A superação das dificuldades de aprendizagem (DA) pela criatividade

Elza Neffa, Krishna Neffa Vieira de Castro, Núbia de Freitas Barros, Thuane Patrício do Nascimento

7.     Canções indígenas na sala de aula de Ji-paraná: história e cultura do povo ikólóéhj gavião em Rondônia

Deloise Angela Amorim de Lima,

Robson Fonseca Simões

8.     A (re)construção dos saberes históricos nas séries iniciais

Glaucia Lilian Portela Nunes

9.     Oficinas escolares de Geografia: diferentes ações didáticas (Eixo 2)

Ana Claudia Ramos Sacramento,

João Marçal Bodê de Moraes

 

EIXO 06. Ensino Médio e/ou Educação Profissional: políticas, formação e práticas

 

Coordenação: José Carlos Lima Souza (UERJ)   sala: 12.097

 

 

Sessão 26 -  Dia 23/11 (quinta-feira): 09-11:00 horas

Autores

 

1.     Dimensão política da profissionalidade docente na educação profissional: algumas reflexões

Ingrid Louize

 

2.     Formação de professores para educação profissional:  cenários e desafios

Flávia Monteiro de Barros Araujo,

Isabela Priscila Araújo Rocha Guaiano

 

3.     A constituição dos saberes docentes do professor da educação profissional

Thaiane de Góis Domingues,

Susana Soares Tozetto

 

4.     Neotecnicismo ou politecnia na escola do trabalho: análise sobre a educação profissional técnica de nível médio.

Luis Carlos Ferreira

 

5.     Conversas em formação: novas possibilidades na formação inicial de professores

Viviane Lontra, Simone de Alencastre Rodrigues, Isabela do Patrocínio Rodrigues dos Santos

 

6.     Aluno autor: da necessidade de estratégias para desenvolvimento da autoria como item importante para a formação no Ensino Médio e universitário

Fábia dos Santos Marucci

 

7.     A organização do trabalho pedagógico dos bacharéis em início de carreira nos Institutos Federais de Brasilia (IFB)

Kézia Andrade Silva Braga

 

8.     O ensino médio integrado em questão: a formação de seus professores e estudantes (sessão 13

Felipe da Silva Ferreira

9.     Formação de professores para que projeto de sociedade? (Eixo 1)

Flavia de Figueiredo de Lamare

 

EIXO 07. Diversidade e Inclusão: políticas, programas de formação e práticas Eixo 6/ Eixo 1 e 8

Coordenação: Ana Karina Brenner (UERJ)  sala: 12.096

 

Sessão 27 -  Dia 23/11 (quinta-feira): 09-11:00 horas

Autores

1.       Sujeitos e produção de saberes sob a perspectiva freireana na formação de professores (Eixo 6)

Lídice de Barros Guerrieiro,

Gabriella de Seta, Thaine Oliveira

2.       Grupos-focais como instrumentos de investigação sobre o bullying nas escolas  (Eixo 7)

Ana Carolina Hyer, Cláudia Hernandez Barreiros Sonco

3.       Exclusão digital em educação: o acesso à internet como direito humano (Eixo 7)

Adriane Araujo

4.       Entre conflitos: as dificuldades enfrentadas por estudantes de favelas cariocas em seus percursos escolares (Eixo 7)

Amanda Gonçalves da Silva,

Joyce Soares Pessanha

5.       A relação da capoeira com a educação dentro dos movimentos sociais (Eixo 7)

Roberta Rodrigues

6.       Escolas campesinas do Caparaó capixaba: pressupostos teóricos da formação docente nesse contexto (EIXO 1)

Pedro Antônio Martins de Souza,

João Paulo Casaro Erthal

7.       De malformados à mal intencionados: o discurso de desvalorização dos professores nos discursos da direita brasileira hoje. (EIXO 8)

Fernanda Pereira de Moura

8.       Conversas: (auto) formação docente no contexto de um curso de extensão (Eixo 2)

Graziele Diniz,

Marina Santos Nunes de Campos

9.       Questão de gênero e suas implicações sociais na prática docente na educação de jovens e adultos

Ariene Maciel Melo,

Bárbara Cristina Líns Fructuoso Hora

 

EIXO 07. Diversidade e Inclusão: políticas, programas de formação e práticas

Coordenação: Annie Rigg sala: 12.104

 

 

Sessão 28 -  Dia 23/11 (quinta-feira): 09-11:00 horas

Autores

 

1.    A inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho: o estado da arte das publicações nas REE e RBEE

Annie Gomes Redig,

Thayane Louize Carvalho de Oliveira,

Priscila de Paiva Martins

 

2.    Educação especial e formação docente: um olhar sobre a literatura nacional

Maciel Cristiano

 

3.    Políticas públicas e formação docente: desafios e perspectivas para a educação inclusiva para crianças com deficiência no séc. XXI

Kátia Sueli Ramalho Carneiro Gentil

 

4.    Língua brasileira de sinais no ensino superior: discussões frente aos paradigmas de educação para todos

Etiene Silva de Abreu

 

5.         A organização do trabalho pedagógico e a formação da profissionalidade docente no contexto da inclusão escolar do Distrito Federal.

Loyane Guedes Santos Lima,

Shirleide Pereira da Silva Cruz

 

 

6.    Inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais nas instituições federais de ensino profissional: desafios e impactos da crise

Jorge Raimundo dos Santos

Lucilia Augusta Lino

 

7.         Educação e empoderamento: um ato de inclusão

Maria Aparecida dos Santos Siqueira,

Julia Tadeu Silva dos Santos e Paula

 

8.         Formação de professores para educação básica:  um histórico de exclusões

Geny Ferreira Guimarães,

Israel Oliveira

 

 

Sessões de apresentação de Trabalhos II - Dia 23/11 (quinta-feira): 15-17:00 horas

EIXO 04. Educação Infantil: políticas, formação e práticas

Coordenação:    Karine Morgan (UFF/UNIG)                                                                           sala: 12. 100

Sessão 29     - Dia 23/11 (quinta-feira): 15-17:00 horas

Autores

1.    Educar e cuidar: o grande desafio aos educadores da educação infantil

Ana Paula Monteiro

2.    As dimensões da carreira docente e a formação de professores da educação infantil

Solange Cardoso

3.    Eu me afeto e afeto o outro: a bidocência na educação infantil como formação docente

Renata Santos

4.    Construção de saberes docentes na creche: e quando a inserção também é do professor?

Sirlene Oliveira de Souza

5.    Enunciados das famílias das camadas populares no cotidiano da educação infantil

Fabiana Nery de Lima Pessanha

6.    A formação em serviço de agentes e professores em um Espaço de Desenvolvimento Infantil

Samantha Ferraz Lobo Cavalcanti

7.   Algumas aproximações entre contextos da educação infantil e inclusiva (Eixo 7)

Tatiana de Castro oliveira,

Carlos Jorge Paixão

8.    A Inclusão Escolar da Criança com Transtorno Opositor Desafiador: Um Estudo de Caso (Eixo 4)

Renata da Silva Barroso

 

EIXO 05. Ensino Fundamental:  políticas, formação e práticas /Eixo 2/ Eixo 7

Coordenação: Lea Cutz (UNIRIO) sala: 12.108

 

sessão 30  - Dia 23/11 (quinta-feira): 15-17:00 horas

Autores

1.   Discutindo a formação continuada das professoras alfabetizadoras na escola

Paula Pires da Silva

2.     A prática docente e a produção textual:  impactos no cotidiano da sala de aula

Tania de Assis Souza Granja,

Lorrana Almeida Salles

3.     A formação do leitor: escola SESC Pantanal

Lucia Regina Silva de Oliveira

4.     A arte de (re) inventar as narrativas infantis através do projeto “o ambiente por um fio”: experiências pibidianas na cidade de Palmas (TO)

Virgínia Araújo Franco, Nayane de Araújo Reis, Rogi Carmem Ferreira dos Santos, Bruna Reges Furtado da Cunha

5.     Antecedentes do Sistema de Avaliação da Educação de Niterói (SAEN): as diferentes propostas pedagógicas dos últimos 20 anos

Carla Cristina Martins da Conceição Vasconcellos

6.     A ética da (na) formação do profissional de alfabetização e suas implicações no processo de desenvolvimento dos educandos (Eixo 1)

Nilza da Anunciação dos Reis Moita

7.          Projeto: ler é para todos! (Eixo 7)

Jardinete Tavares

8.     Educação infantil: cotidiano e práticas

Andréa Queli dos Santos Veloso

 

EIXO 07. Diversidade e Inclusão: políticas, programas de formação e práticas

Coordenação: Allan Damasceno (UFRRJ) sala: 12.104

Sessão 31 - Dia 23/11 (quinta-feira): 15-17:00 horas

Autores

1.    O que os sujeitos autistas ensinam sobre si em suas autobiografias? Pensando a formação docente

Cláudia Hernandez Barreiros Sonco, Carolina Alves Succo Rodrigues

2.    A formação de conceitos por crianças cegas

Flavia Daniela dos Santos Moreira

3.    Os movimentos de uma pesquisaescrita nos encontros com estudantes cegos.

Daiana Pilar Andrade de Freitas Silva

4.    A escolarização dos chamados alunos com deficiência intelectual: políticas e práticas no ensino regular

Rejane Lucia Amarante de Macedo do Nascimento

5.    Inclusão e hidrocefalia: há muito para se dizer e fazer no tocante a formação de professores

Elisa Almeida, Wylle Amaral, Wanderleia Azevedo Medeiros Leitão

6.                  E depois da escola?  Discutindo as atividades extracurriculares como processo formativo

Patricia Marys Feitosa Dias

7.                  Práticas pedagógicas de sucesso: a importância do diálogo nos processos de ensino-aprendizagem contemporâneos

Waleska Siúves

8.                  A diversidade cultural no contexto escolar e a formação de professores das escolas fronteiriças

Euriscelia de Almeida Rabelo

 

EIXO 07. Diversidade e Inclusão: políticas, programas de formação e práticas

Coordenação: Jonas Alves da Silva Junior (UFRRJ)  sala: 12.093

Sessão 32 - Dia 23/11 (quinta-feira): 15-17:00 horas

Autores

1.        

 

2.       Religiosidade versus laicidade na discussão sobre gênero e sexualidades em uma unidade socioeducativa

Jonas Alves da Silva Junior, Paula Moita, Leandro Rodrigues Nascimento da Silva, Sandro Aragão

3.       As primeiras impressões sobre gênero e sexualidade na socioeducação do novo DEGASE

Maria Carolina de A. Oliveira, Sandra R. de Oliveira, Diego Muniz, Aline da Fonseca Barros

4.        

 

5.       Representações: re-construção das relações na escola básica

Ana Paula Menezes

6.       Formação de professores de Educação Física na UEPA: considerações sobre os temas “Identidade de Gênero” e “Orientação Sexual” em tempos de Reformas Educacionais  (Eixo 2)

Antonio Hugo Moreira de Brito Junior

 

 

EIXO 08. Gestão democrática: políticas, programas de formação, experiências e práticas

Coordenação: Amanda Borde (UNIRIO)  sala: 12.096

 

Sessão 33 - Dia 23/11 (quinta-feira): 15-17:00 horas

Autores

1.     Conselho escolar na democratização das escolas da rede municipal de Nova Iguaçu: aproximações e distanciamentos entre teoria e prática

Dilvanete dos Santos

2.     Conselho escolar: desvelando práticas instituintes de formação docente

Caroline Delfino dos Santos

3.     Conselhos escolares: uma reflexão acerca da participação

Amanda M. Borde da Costa Marques;

 Elisangela da Silva Bernado

4.     Conselho escolar: o legado do movimento de ocupação estudantil para a gestão democrática de uma escola de ensino  médio da rede FAETEC

Crystiane Alves Cavalcante

5.     O movimento de ocupação estudantil no Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho (IEPIC).

Leonardo Dias da Fonseca, Marisa Cardoso de Luca Fonseca, Sonia de Oliveira Martins

6.     Desafios e possibilidades na prática educativa: formação de professores na escola normal - Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho (era da sessão 20/Eixo 6)

Marisa Cardoso de Luca Fonseca,

Flávia Monteiro de Barros Araujo

7.     Participação e formação de professores no espaço sindical

Marluce Souza de Andrade

8.     Praticantespensantes das escolas: a luta das/dos professoras/professores por uma educação contra-hegemônica – os sentidos em disputa da educação pública

Ceane Simões,

Inês Barbosa de Oliveira

 

EIXO 08. Gestão democrática: políticas, programas de formação, experiências e práticas

Coordenação: Jose Airton Chaves (UFRRJ)/Shirlene Barbosa (UFRRJ)   sala: 12.097

Sessão 34 - Dia 23/11 (quinta-feira): 15-17:00 horas

Autores

1.            Desafios da elaboração e implementação de políticas educacionais no âmbito dos municípios: do PNE à BNCC

Rejane Maria Emilio

2.            Um breve recorte sobre a trajetória do PNE  2014 - 2024 e sua importância para a gestão democrática na educação

Shirlene C. Alves Barbosa,

Lucilia Augusta Lino

3.            Avaliação no PNE (2014-2024), de processo pedagógico ao ranqueamento dos déficits

Cláudia Lino Piccinini

4.            As percepções dos professores de uma Escola do Amanhã sobre gestão democrática e o programa

Débora Silva Quirino do Nascimento

 

5.            BNCC e docência – uma discussão necessária

Simone Barreto Anadon,

Maria Renata Alonso Mota

6.     Aspectos históricos do financiamento da educação básica pública no Brasil e as possíveis implicações na gestão escolar

Simone Fatima de Moura

7.     As relações entre economia e educação – a macroeconomia e as repercussões para a gestão democrática

Luciano Vasconcelos dos Santos

8.     Inserção dos descritores de Língua Portuguesa e Matemática em todas as disciplinas do currículo: realidade de Mangaratiba no contexto da Prova Brasil

Gustavo Diniz

 

UERJ, Faculdade de Educação. Campus Maracanã. Mais informações do local Acesse http://www.uerj.br/como_chegar.php

Endereço da UERJ - Campus Francisco Negrão de Lima - Maracanã. R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã - Rio de Janeiro - RJ

Conheça a ANFOPE - Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação

A Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação, ANFOPE, fundada em 26 de julho de 1990, em Assembleia Geral no V Encontro Nacional da Comissão Nacional de Reformulação dos Cursos de Formação do Educador (CONARCFE), realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, tem como finalidade fazer avançar o conhecimento no campo da formação e da valorização dos profissionais da educação, por meio da mobilização de pessoas, de entidades e de instituições dedicadas a esta finalidade.

Desde sua criação, a Anfope tem pautado sua luta pela defesa de políticas de formação e valorização profissional que assegurem o reconhecimento social do magistério, seu profissionalismo e profissionalização. Assim, neste grave momento de crise política e econômica, em que se arquiteta o desmonte da educação pública e da política de formação e valorização dos professores, em nome da alegada necessidade de ajustes fiscais e cortes de gastos, que comprometem os direitos e princípios constitucionais e o atingimento das Metas e estratégias do Plano Nacional de Educação.

Anfope posiciona-se com as demais entidades científicas do campo educacional, com os movimentos sociais organizados, com os trabalhadores e estudantes e com os setores progressistas da população, em defesa da democracia e repudia todas as formas de ameaça de redução dos direitos assegurados pela Constituição Federal, em especial o direito à educação pública. Assim nos posicionamos em defesa da defesa da escola pública, laica, estatal, gratuita em todos os níveis e modalidades de ensino, de qualidade referenciada no social para todas as crianças, jovens e adultos brasileiros.

Assim, a ANFOPE conclama os associados, os estudiosos e pesquisadores do campo da formação de professores, os coordenadores institucionais, os estudantes de licenciaturas e professores da educação básica, a fortalecer a mobilização e a participação da área educacional nesse movimento e os convida a participar do XI Seminário Nacional de Formação dos Profissionais da Educação com a temática é Planos de Educação, Diretrizes e Bases Curriculares: Impactos na Formação dos Professores no Brasil. 

Como se filiar à ANFOPE

Para participar do XI Encontro Nacional de Formação dos Profissionais da Educação não é obrigatória a filiação à ANFOPE, pois o evento é aberto. Entretanto os filiados à ANFOPE tem direito à inscrição com valores menores. Todos os que se inscreveram na categoria associados/filiados à ANFOPE devem efetivar a sua filiação até 31 de outubro de 2017.  

Caso deseje fortalecer o movimento em defesa da formação e valorização dos profissionais da educação e associar-se à ANFOPE contribuindo para a luta, resistência e mobilização da categoria, o convidamos a efetuar a sua filiação à ANFOPE. 

Para a filiação é necessário preencher a Ficha Cadastral e efetuar o pagamento da Anuidade na conta da entidade. Feito isso, para a efetivação/confirmação da sua Filiação – recebimento da confirmação e do recibo – é imprescindível encaminhar a Ficha Cadastral  e o comprovante de depósito/transferência digitalizado (fotografado ou escaneado), por e-mail para anfope.diretoria@gmail.com 


Dados bancários para o depósito da anuidade:

ANFOPE Nacional - CNPJ - 066.075.110/0001-20

Banco do Brasil    Agência: 4405-9   Conta Corrente: 9.514-1 

 

Para efetivação da Filiação/Pagto da Anuidade – e posterior recebimento do recibo – é necessário enviar esta ficha e o comprovante de depósito, escaneados, por e-mail para anfope.diretoria@gmail.com


Valores da Anuidade 2017 - FILIAÇÂO ANFOPE:

Profissional da Educação........................   R$    100,00  

Sócio institucional  .................................    R$    200,00 

Estudante..................................................   R$      50,00   

FICHA CADASTRAL de FILIAÇÂO à ANFOPE

ATENÇÃO: Caso prefira encaminhe e-mail para anfope.diretoria@gmail.com e peça o envio da Ficha cadastral.

              

 

ANFOPE

 

ASSOCIAÇÃO NACIONAL PELA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

 

 







FICHA CADASTRAL Anfope 2017

 

              

(    ) Filiação               (    ) Atualização da Anuidade

 

Nome: ___________________________________________________________________________

 

Endereço: ________________________________________________________________________

 

_________________________________Bairro: _________________________________________

 

Cidade:___________________________ Estado: ________________CEP:___________________

 

Telefone(s): (    )________________________________ E-mail:_____________________________

  

RG:______________________ Órgão Emissor: __________    CPF:________________________

 

 

Instituição: _______________________________________________________________________

 

Cargo/função: ____________________________

 

Endereço: ________________________________________________________________________

 

Bairro:________________________ Cidade:_____________________ Estado: ________________

 

CEP: __________________                        Telefone(s):___________________________

 

 

Valores da Anuidade 2017:

 

Profissional da Educação........................   R$    100,00  (    )

Sócio institucional  .................................    R$    200,00  (    )

Estudante..................................................   R$      50,00   (    )

 

Dados bancários para o depósito da anuidade:

ANFOPE Nacional - CNPJ - 066.075.110/0001-20

Banco do Brasil    Agência: 4405-9   Conta Corrente: 9.514-1 

 

Para efetivação da Filiação/Pagto da Anuidade – e posterior recebimento do recibo – é necessário enviar esta ficha e o comprovante de depósito, escaneados, por e-mail para anfope.diretoria@gmail.com

                   

Como associado à Anfope, declaro apoiar a formação e valorização dos profissionais da Educação e a defesa da democracia e da Educação como bem público. 

 

 

Assinatura:                                                                                                                  Data:    /     /2017



Informações sobre Hospedagem

Prezado participante

O Rio de Janeiro  tem milhares de hotéis de todos os preços e formatos.  Sugerimos que consultem os sites de reserva e comparem preço e localização. 

Sugerimos que se hospedem em Hotéis localizados em bairros que dispõem de Metrô, que é sempre uma boa opção de deslocamento, já que a UERJ tem uma estação praticamente na porta (Estação Maracanã/Linha 2) . 

Na Zona Sul, bairros como Catete, Largo do Machado, Flamengo tem bons hoteis, de vários preços, e próximos as estações de Metrô (da Linha 2) do mesmo nome dos bairros, próximos do Aeroporto Santos Dumont e se optarem por uber ou taxi, o translado também não é caro. 

A Lapa é uma outra opção - mais boêmia, menos segura - sem Metrô, oprem mais próxima (de uber ou taxi) e mesmo de ônibus. 

Botafogo (tem Metrô Linha 2) e Copacabana (tem três estações de Metrô - Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos e Cantagalo, mas são da Linha 1) também são opções, porém mais distantes caso utilizem taxi/uber ou ônibus. Indicamos que se hospedem no mesmo hotel que amigos ou conhecidos, para dividirem transporte e terem companhia no retorno à noite.   

Tenham uma boa estadia.

Submissões encerradas

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