SIMULAÇÃO REALÍSTICA NO ENSINO DA ATENÇÃO DE ENFERMAGEM NA SAÚDE DO ADULTO

Publicado em 02/12/2019 - ISBN: 978-85-5722-316-5

Título do Trabalho
SIMULAÇÃO REALÍSTICA NO ENSINO DA ATENÇÃO DE ENFERMAGEM NA SAÚDE DO ADULTO
Autores
  • Gabriela Plotzky de Castro
  • Karin Viegas
  • Rita Catalina Aquino Caregnato
  • EMILIANE NOGUEIRA DE SOUZA
  • Ana Amélia Antunes Lima
Modalidade
Resumo
Área temática
Ensino
Data de Publicação
02/12/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/CongressoUFCSPA/193300-SIMULACAO-REALISTICA-NO-ENSINO-DA-ATENCAO-DE-ENFERMAGEM-NA-SAUDE-DO-ADULTO
ISBN
978-85-5722-316-5
Palavras-Chave
Simulação, Ensino, Enfermagem.
Resumo
Introdução: A simulação realística é uma estratégia de ensino inovadora na enfermagem que proporciona a oportunidade de treinar habilidades através de cenários próximos aos reais, sem causar riscos ao paciente e ao aluno. A necessidade de inovação no ensino de enfermagem e estas potencialidades justificam a realização deste trabalho. Objetivo: Relatar a experiência do uso da simulação realística na disciplina de Enfermagem na Saúde do Adulto I. Metodologia: Simulações realísticas de casos clínicos na disciplina de Enfermagem na Saúde do Adulto I, no centro de simulação realística da ISCMPA . Os casos clínicos proporcionaram simulações de assistência de enfermagem a pacientes adultos com insuficiência cardíaca e artroplastia de quadril. Os cenários, planejados com o Guia de Simulação de Linn, simularam o atendimento de enfermagem a pacientes em unidade de internação clínica e sala de recuperação pós-anestésica. As simulações consistiram em três etapas a saber: o briefing, momento em que os alunos recebem o caso clínico e um aluno se voluntaria para ser o enfermeiro do cenário simulado; a seguir ocorre a simulação, fase em que o aluno voluntário interage com o manequim de alta fidelidade, realizando os cuidados de enfermagem; o debriefing, momento destinado à revisão do desenvolvimento da simulação e os sinais e sintomas são identificados, definem-se os diagnósticos e cuidados de enfermagem utilizando as taxonomias NANDA-I e NIC. O docente atua nessas etapas como um mediador da situação desenvolvida no cenário. Resultados e Conclusões: Duas simulações foram desenvolvidas com a turma de alunos da 3ª série. Participando 20 e 21 alunos respectivamente, ambas com média de 3 horas de duração. As simulações proporcionaram engajamento dos alunos no seu aprendizado, seja participando da simulação ou do debriefing. Com o auxílio da docente, os alunos conseguiram identificar diagnósticos de enfermagem prioritários para ambos os casos clínicos, ajudando-os no raciocínio clínico.
Título do Evento
Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade
Cidade do Evento
Porto Alegre
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

CASTRO, Gabriela Plotzky de et al.. SIMULAÇÃO REALÍSTICA NO ENSINO DA ATENÇÃO DE ENFERMAGEM NA SAÚDE DO ADULTO.. In: Anais do Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade. Anais...Porto Alegre(RS) UFCSPA, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CongressoUFCSPA/193300-SIMULACAO-REALISTICA-NO-ENSINO-DA-ATENCAO-DE-ENFERMAGEM-NA-SAUDE-DO-ADULTO. Acesso em: 20/04/2024

Trabalho

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