ESTRUTURAÇÃO DE UM PROGRAMA DE INSERÇÃO DE NOVOS COLABORADORES NA ENFERMAGEM (PRINCE)

Publicado em 02/12/2019 - ISBN: 978-85-5722-316-5

Título do Trabalho
ESTRUTURAÇÃO DE UM PROGRAMA DE INSERÇÃO DE NOVOS COLABORADORES NA ENFERMAGEM (PRINCE)
Autores
  • Cíntia Eliane Costa Corrêa
  • Giovana Puchalski Lopes
  • Murilo dos Santos Graeff
  • Ana Amélia Antunes Lima
  • Adriana Aparecida Paz
Modalidade
Resumo
Área temática
Pesquisa em nível de pós-graduação
Data de Publicação
02/12/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/CongressoUFCSPA/192631-ESTRUTURACAO-DE-UM-PROGRAMA-DE-INSERCAO-DE-NOVOS-COLABORADORES-NA-ENFERMAGEM-(PRINCE)
ISBN
978-85-5722-316-5
Palavras-Chave
Profissionais de enfermagem, Educação continuada em enfermagem, Educação em enfermagem, Educação em saúde, Serviço hospitalar de educação.
Resumo
Introdução: As instituições de saúde para prestar um atendimento de excelência de acordo com as demandas e necessidades da população atendida, precisam, constantemente, manter serviços qualificados e seguros, sendo os colaboradores o cerne de ações para o aprimoramento das competências. A aprendizagem nessa perspectiva precisa ser significativa para o profissional, ao ponto que, possibilita a transformação pautada no seu fazer, ser, aprender e empreender das relações interprofissionais e pessoais que se estabelecem no ambiente laboral, transcendendo a missão e os valores da instituição. Objetivo: Estruturar um Programa de Inserção de Novos Colaboradores na Enfermagem (PRINCE). Materiais e método: Trata-se de um estudo metodológico em duas etapas, sendo a primeira para identificar os problemas e necessidades da educação institucional na perspectiva dos profissionais de enfermagem; e a segunda etapa de construção do fluxograma e de recursos educativos para o PRINCE. Em cada etapa do estudo é especificado o uso dos instrumentos, procedimentos de coleta, análise e interpretação dos dados. O cenário do estudo será em hospital privado, de médio porte em Porto Alegre. Os recursos educativos serão organizados por meio de storyboard, para posterior editoração e disponibilização no Moodle® institucional para os novos colaboradores. Este estudo está em processo de avaliação pelo Comitê de Ética e Pesquisa. Resultados esperados: Espera-se como resultados a melhoria no processo de integração dos novos colaboradores de enfermagem na instituição, proporcionando um momento mais acolhedor, com fluxos definidos, padronização de informações e orientações conforme a área de atuação e processos institucionais. A relevância desse estudo está em estabelecer processos educativos para a enfermagem que possibilitem o compartilhamento e aprimoramento de competências desde a inserção do colaborador na instituição.
Título do Evento
Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade
Cidade do Evento
Porto Alegre
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

CORRÊA, Cíntia Eliane Costa et al.. ESTRUTURAÇÃO DE UM PROGRAMA DE INSERÇÃO DE NOVOS COLABORADORES NA ENFERMAGEM (PRINCE).. In: Anais do Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade. Anais...Porto Alegre(RS) UFCSPA, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CongressoUFCSPA/192631-ESTRUTURACAO-DE-UM-PROGRAMA-DE-INSERCAO-DE-NOVOS-COLABORADORES-NA-ENFERMAGEM-(PRINCE). Acesso em: 20/04/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes