RECURSOS EDUCATIVOS DIGITAIS PARA A SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Publicado em 02/12/2019 - ISBN: 978-85-5722-316-5

Título do Trabalho
RECURSOS EDUCATIVOS DIGITAIS PARA A SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Autores
  • Silvana Aline Cordeiro Antoniolli
  • Ana Paula Rossato Assenato
  • Bárbara Rodrigues Araujo
  • Vitória Eugênia da Costa Lagranha
  • Luccas Melo de Souza
  • Adriana Aparecida Paz
Modalidade
Resumo
Área temática
Pesquisa em nível de pós-graduação
Data de Publicação
02/12/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/CongressoUFCSPA/192437-RECURSOS-EDUCATIVOS-DIGITAIS-PARA-A-SAUDE-E-SEGURANCA-NO-TRABALHO-NA-ATENCAO-PRIMARIA-A-SAUDE
ISBN
978-85-5722-316-5
Palavras-Chave
Enfermagem, Educação, Educação Continuada, Saúde do Trabalhador, Atenção Primária à Saúde, Promoção da Saúde.
Resumo
Introdução: Na educação permanente em saúde (EPS) faz-se necessário a abordagem dos profissionais para tecer discussões e reflexões sobre saúde e segurança no trabalho na atenção primária à saúde (APS). A exposição aos riscos se deriva dos processos produtivos, carecendo continuamente o desenvolvimento de estratégias de prevenção e promoção em saúde do trabalhador. O uso de recursos educativos digitais (REDs) na EPS é um facilitador do processo de aprendizagem, sendo significativo e atrativo. Objetivo: Validar o conteúdo de sete REDs destinados aos profissionais que atuam na APS. Material e métodos: Trata-se de um estudo de validação de conteúdo de sete REDs, sendo utilizado o método snowball para recrutamento de sete especialistas. A coleta de dados foi realizada por um questionário semiestruturado, digital e autoaplicável, em que foi incluído o Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde (IVCES), o qual apresenta três domínios: Objetivos; Estrutura/Apresentação; e Relevância. Os dados foram organizados em banco de dados, os quais foram analisados e interpretados pela estatística descritiva e analítica. Este estudo tem aprovação no Comitê de Ética de Pesquisa, sob pareceres nº 3.035.981 e nº 3.207.144. Resultados e Conclusões: Todos os REDs atingiram a concordância dos especialistas pelo IVCES com variação do grau de 0,88 a 0,96. A concordância alcançada, conforme os domínios, foi: Objetivos 0,84 a 0,95; Estrutura/Apresentação 0,91 a 0,99; e Relevância 0,81 a 0,95. O “RED7 – Registro de acidentes e incidentes do trabalho na APS” obteve a maior concordância dos especialistas pelo IVCES, e o “RED6 – Acidentes e incidentes do trabalho na APS” apresentou maior confiabilidade interna (a=0,916). Estes REDs serão empregados por meio de metodologias ativas em atividades de EPS, potencializando o momento educativo, para que seja significativo para os profissionais da APS sobre a sua saúde e segurança no trabalho.
Título do Evento
Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade
Cidade do Evento
Porto Alegre
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

ANTONIOLLI, Silvana Aline Cordeiro et al.. RECURSOS EDUCATIVOS DIGITAIS PARA A SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE.. In: Anais do Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade. Anais...Porto Alegre(RS) UFCSPA, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/CongressoUFCSPA/192437-RECURSOS-EDUCATIVOS-DIGITAIS-PARA-A-SAUDE-E-SEGURANCA-NO-TRABALHO-NA-ATENCAO-PRIMARIA-A-SAUDE. Acesso em: 26/04/2024

Trabalho

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