Seminário Internacional América Latina - Caribe: 60 Anos de Revolução Cubana

Seminário Internacional América Latina - Caribe: 60 Anos de Revolução Cubana

presencial Auditório Arlindo Pinto - Universidade Federal do Pará - Belém - Pará - Brasil

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

ACE Summit 2024

Sexta-Feira, 26 de Julho

São Paulo, SP

V Congresso Internacional de Ciência, Saúde e Espiritualidade

Quinta-Feira, 11 de Abril

Juiz de Fora, MG

20º Congresso Brasileiro de Bioinformática: X-Meeting 2024

Terça-Feira, 11 de Junho

Salvador, BA

Evento online

III Fórum Online de Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade

Quarta-Feira, 8 de Maio

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

  ATENÇÃO  

Comunicamos que as Comunicações dos Grupos de Trabalho ocorrerão na Sala 113 do Mirante do Rio.
Horários: 25/10, das 8:30 às 12:30 e das 14:30 às 17:30.


A Conferêcia de Encerramento do evento "CUBA PERSPECTIVAS Y DESAFIOS DESDE LOS 90" ocorrerá na Sala 405 do Mirante do Rio, às 18:00 do dia 25/10.

Sobre o evento

Seminário Internacional América Latina-Caribe: 60 anos da Revolução Cubana

O evento é uma programação conjunta do Programa de Pós-graduação em Economia (PPGE), vinculado ao Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), do Projeto de Extensão Universitária Confronto de Ideias vinculado a Faculdade de Ciências Sociais (FCS) e o Programa de Pós-graduação em História (PPGH), vinculado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Este evento internacional se faz com apoio do Edital PAEV/PROPESP (EDITAL 03/2019) e da PROINTER. O evento é coordenado pelos professores José Raimundo Barreto Trindade (PPGE/ICSA) e Marly Silva (FACS/Confronto de Ideias)


O objetivo central do Seminário será revisitar e analisar criticamente a experiencia histórica da Revolução Cubana a partir de diferentes estudos e leituras de especialistas no tema no campo da História, Economia e Sociologia Politica . Após 60 anos,  a Revolução Cubana mantém seu poder atrativo sobre o imaginário social e histórico latino-americano e caribenho . Como nos evidenciou Hobsbawm a "revolução cubana era tudo: romance, heroísmo, generosidade de sua juventude, um povo exultante (...)".


A capacidade de manutenção de um projeto nacional definido pela autonomia e construção de uma perspectiva social em oposição ao capitalismo e ao próprio imperialismo estadunidense, torna a revolução cubana um marco para análise de sociedades pós-revolucionárias, seja pelas suas estratégias de permanências/ mudanças , seja pelas condições adversas a que fora submetido o país , seja pela crise que se abateu sobre o chamado " bloco socialista" e a imposição de uma nova dinâmica neoliberal capitalista , seja pela experiencia politica recente de abertura democrática com aprovação de uma nova Constituição para o país ,  introduzindo mudanças no marco institucional , especialmente no campo da economia de mercado  e do direitos humanos  que produzem controvérsias e exigem analises por parte de seus estudiosos  .  Os temas centrais de debate e exposição no Seminário são: i) a permanência do processo revolucionário e a critica à sua construção; ii) arranjos políticos e institucionais em Cuba no contexto mundial e das Américas; iii) a revolução vis à vis a nova Constituição ; iv) as ideias econômicas e a trajetória politica de Che Guevara; v)  a dinâmica cultural e econômica da sociedade cubana e as ideias de revolução no seculo XX na América Latina. 


 


Pré-venda de camisetas

Ao longo do evento, estaremos vendendo camisetas no modelo abaixo a R$ 40,00. Garanta já a sua! Transfira ou deposite o valor - Banco do Brasil, Conta 39.118-2, Agência 4451-2 - e entre em contato conosco via e-mail para confirmar! :) seminariodarevolucaocubana@gmail.com


Grupos de Trabalho

Os resumos devem ser enviados para os e-mails dos respectivos coordenadores/as. Os trabalhos acadêmicos devem ser submetidos na forma de resumo (até 300 palavras) e enviados até o dia 20 de Outubro, sendo que haverá 9 (nove) Grupos de Trabalhos, especificados no edital do evento. Cada participante poderá enviar até dois trabalhos, incluindo aqueles em coautoria, com no mínimo uma pessoa.


GT 1. A REVOLUÇÃO CUBANA NO CONTEXTO DAS REVOLUÇÕES CAMPONESAS DO SECULO XX

Segundo o antropólogo norte-americano Eric Worf as revoluções que transformaram o mundo no século XIX e XX, foram as revoluções camponesas a saber: mexicana, russa, chinesa, argelina, vietnamita e cubana. Neste sentido, o grupo propõe examinar e debater de uma perspectiva comparada, a complexidade sociológica da inserção do campesinato nesses processos revolucionários, em especial nas Américas e Caribe.

Coordenadora: Rosa Elizabeth Acevedo Marin. PPGDSTU/NAEA/UFPA

E-mail: rosaacevedomarin@gmail.com

 

GT 2. HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA REVOLUÇÃO CUBANA

Propõe-se reunir trabalhos acadêmicos com diferentes leituras da história do processo revolucionário cubano, bem como trabalhos que se debrucem sobre as fontes e a literatura brasileira e a latino-americana a respeito.

Coordenador: Jose Alves Junior. PPHIST/UFPA

E-mail: jalves@ufpa.br

 

GT3. OS DIREITOS HUMANOS NA NOVA CONSTITUIÇÃO CUBANA

No ano de 2019 foi discutido e aprovado o novo texto constitucional. Esse fato provocou a atenção da mídia brasileira com vários reportagens e documentários a respeito do significado desta nova Carta no que tange à mudança no regime e na cultura política. O objetivo deste grupo é reunir trabalhos ensaísticos que abordem o texto da nova Carta nas suas diversas perspectivas, social, político, cultural e jurídico, bem como as intepretações veiculadas na imprensa brasileira e latino-americana.

Coordenador:  Fabiano Bringel - FACA/UEPA e Breno Magalhães – ICJ/UFPA
Email:fabianobringel@gmail.com e brenobaiamag@gmail.com


GT4. A QUESTÃO RACIAL EM CUBA, CARIBE E AMÉRICA LATINA

Procura-se aqui acolher estudos que se proponham analisar como no contexto do governo socialista se manifestaram e foram enfrentadas as questões referentes dos movimentos antirracistas.

Coordenador: Dionisio Lázaro Baró. FHIS/UFPA 
E-mail: dionisiopb@yahoo.com.br


GT5. RELAÇÕES INTERNACIONAIS/RELAÇÕES POLÍTICAS:  BRASIL - CUBA

Nesse grupo pretende-se examinar como tem se dado historicamente as relações bilaterais Cuba-Brasil no que tange às relações econômicas e políticas; no âmbito mais recente das relações com os governos do Partido dos Trabalhadores, pretende-se examinar programas, projetos e acordos tais como o Programa “ Mais Médicos “ e as experiências de financiamentos de grandes projetos de infraestrutura e seus desdobramentos mais recentes.

Coordenadora: Fabiana Rissoti. EPPEN/UNIFESP

E-mail: frd@uol.com.br

 

GT 6. ESTADO, ECONOMIA, PLANEJAMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS EM CUBA, CARIBE E AMÉRICA LATINA

Trata-se de examinar e discutir trabalhos que abordem as estratégias e especificidades do desenvolvimento de políticas econômicas nos diferentes contextos históricos de bloqueios externos , especialmente dos EUA  bem como as estratégias de governo para definir e implementar  políticas públicas em diferentes setores , os obstáculos , dificuldades e saídas inovadoras e bem sucedidas ai encontradas .Trata-se ainda de  acolher trabalhos que se proponham a analisar o modelo de planificação socialista adotado no pais , suas continuidades, descontinuidades , obstáculos e resultados .A perspectiva comparativa também é bem vinda e possibilitará aprofundar outros ângulos desta problemática. No que tange às políticas público-estatais, há interesse sobretudo nas seguintes áreas: ciência e tecnologia, educação, saúde e saneamento, habitação, patrimônio histórico, esporte e turismo.

Coordenadores: Servando Sanches/IHC, Jose Raimundo Trindade, PPGE/UFPA e Jurandir Novaes, FAE/UFPA

E-mails: jurandirnovaes@yahoo.com.br , jrtrindade@ufpa.br

 

GT 7. REVOLUÇÃO, MÍDIA, JORNALISMO E DISSIDÊNCIAS EM CUBA.

O grupo visa discutir a problemática do controle estatal sobre a informação, as práticas de censura institucional, as formas autônomas de organização política a as reações internas e externas a esse controle.

Coordenador: Acácio Augusto Jr- PPGSP/UVV-ES

E-mail: acacioaugusto1980@gmail.com

 

GT 8. CINEMA, LITERATURA E MÚSICA.

Esse grupo visa acolher e debater trabalhos voltados ao estudo da relação entre arte e revolução em Cuba, no Caribe e na América Latina.

Coordenadores: Rodrigo Antonio. Curso de Cinema /UFPA & Rodrigo Briveira (poeta)

E-mail: rodrigogrillo@gmail.com, briver.rod@gmail.com

 

GT 9. RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE PESQUISA E JORNALISMO EM CUBA, CARIBE E AMÉRICA LATINA

Nas últimas décadas tem se ampliado o movimento de circulação de elites intelectuais oriundas das instituições do campo acadêmico e jornalístico de diferentes países e continentes em direção a Cuba. Neste sentido, o objetivo do GT é possibilitar uma troca de ideias sobre estas experiências, bem como sobre a institucionalização no Brasil e no exterior de novos olhares sobre a sociedade cubana e os processos de transformação em curso.

Coordenadora: Marly Silva- Projeto Confronto de ideias /FACS/IFCH/UFPA

E-mail: moviclt@oi.com.br



 EDITAL



Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Local do Evento

Quem são os nossos convidados(as)?

Acácio Augusto Jr

Doutor em Ciências Sociais (Política) pela PUC-SP. Professor no Departamento de Relações Internacionais da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios - UNIFESP - campus Osasco e coordenador do LASInTec (Laboratório de Análise em Segurança Internacional de Tecnologias de Monitoramento). Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da UFES. Pesquisador no Nu-Sol (Núcleo de Sociabilidade Libertária) e no grupo de pesquisa "Segurança e Defesa nas Américas" (UFF). Autor de "Política e polícia: cuidados, controles e penalizações de jovens". Rio de Janeiro: Lamparina, 2013 e "Anarquia y lucha antipolítica - ayer y hoy". Barcelona: NoLibros, 2019. Atua nas áreas de Segurança Internacional e Teoria Política Contemporânea com ênfase nos temas Terrorismo, Sistemas de Seguranças, Monitoramentos, Penalizações, Controle a Céu Aberto, Anarquia e Anarquismos, Abolicionismo Penal e Antipolítica.  Organizador da Coleção Ataque, da Editora Circuito (RJ). Colaborador de Verve, revista do Nu-Sol.

 

Breno Baía Magalhães

Possui graduação (2008), mestrado (2011) e doutorado (2015) em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Foi Visiting Scholar na Washington College of Law, American University. Professor de Direito Constitucional da Universidade Federal do Pará (UFPA). Menção Honrosa no Prêmio CAPES de Tese 2016. 


Dionisio Lázaro Poey Baro

Licenciado em História pela Universidade de Havana, Cuba. Mestre em Antropologia social e Dr. em História pela Universidade de Brasília. Professor de História da África na Universidade Federal do Pará e pesquisador do Núcleo de Estudos Cubanos do Centro.de Estudos Avançados Multidisciplinares da UnB. Tem diversos artigos e ensaios sobre História de Cuba e o tema étnico-racial em Cuba e no Brasil.

 

Durbens Martins Nascimento. 

Doutor em Ciências do Desenvolvimento socioambiental. Professor Associado IV da UFPA. Diretor geral do NAEA-UFPA. Autor da dissertação A Guerrilha do Araguaia (1967-1975): Paulistas e Militares na Amazônia, e das coletâneas: Fronteiras em Perspectiva Comparada e Temas de Defesa e Segurança da Amazônia (2013); Dinâmicas Periférico-Estratégicas da Fronteira da Amazônia Setentrional (2013); Interações Fronteiriças no Platô das Guianas: novas construções, novas Territorialidades (2011); Amazônia e Defesa: dos Fortes às Novas Conflitualidades (2010).

 

Fabiana Rita Dessotti

Economista, professora da área de Relações Econômicas Internacionais, chefe de departamento do Curso de Relações Internacionais e uma das coordenadoras do Programa de Extensão Realidade Latino Americana, na EPPEN – Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo. Uma das organizadoras do livro Cuba no século XXI: dilemas da revolução. São Paulo: Editora Elefante, 2017.

 

Fabiano Bringel

Professor do Curso de Geografia da Universidade do Estado do Pará-UEPA e militante da Federação Anarquista -FACA/Coordenação Anarquista Brasileira-CAB. Membro do Instituto de Teoria e História do Anarquismo-ITHA. Coordenador do Grupo de Pesquisa Territorialização Camponesa na Amazônia-GPTECA/UEPA e do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Espaço e Campesinato-LEPEC/UFPE.

 

Fabio Luis Barbosa dos Santos

Historiador, professor do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo. Pós-doutor pelo GTM-Cresppa em Paris, pesquisador associado da Wits University em Johanesburgo e da Jawaharlal Nehru University, em Nova Delhi. Autor dos livros: Origens do pensamento e da política radical na América Latina; Além do PT; Uma história da onda progressista sul-americana. Co-organizou com Fabiana Dessoti e Joana Salém o livro Cuba. Desafios da revolução no século XXI

 

Hecilda Veiga

Graduada em Ciências Sociais e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento do Trópico Úmido -PPGDSTU/NAEA. Professora de Ciência Política da Faculdade de Ciências Sociais da UFPA. Ex-presa política e anistiada, foi militante na Ação Popular Marxista-Leninista-APML no período de 1968-1971, quando estudante na Universidade de Brasília.

 

José Alves Junior

 Historiador, professor associado da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Amazônia, Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: Companhia de Jesus, Período Pombalino, ideologia, interpretações, organização, livro didático e ensino da história. Autor dos livros: Tramas do Cotidiano: religião, política, guerra e negócios no Grão-Pará do Setecentos (Prêmio Professor Benedito Nunes de melhor tese na área de Ciências Humanas, Belém: EDUFPA, 2010) e Mundo Contemporâneo: do Imperialismo à derrocada do Leste Europeu. 2a. ed. Belém: Editora Paka-Tatu, 2002. Colaborador do projeto Confronto de Ideias.  


José Raimundo Barreto Trindade

Doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2006. Foi Presidente do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (IDESP) (2010). Atualmente é professor e pesquisador Associado II do Programa de Pós-graduação em Economia (PPGE) da UFPA. Coordena o Observatório Paraense do Mercado de Trabalho (OPAMET) e é o Editor principal dos Cadernos CEPEC, periódico científico vinculado ao PPGE. Tem diversas publicações em revistas nacionais e internacionais com a temática de análise da dívida pública e teoria do crédito em Marx, assim como artigos  que analisam a atual dinâmica econômica brasileira, tem ainda três livros publicados: A Metamorfose do Trabalho na Amazônia, pela Editora do NAEA/UFPA (2001), a coletânea Seis Décadas de Intervenção Estatal na Amazônia, pela Editora Paka-Tatu (2014) e Crítica da Economia Política da Dívida Pública e do Sistema de Crédito Capitalista: uma abordagem marxista, pela Editora CRV (2017).


Jurandir Santos de Novaes
Professora na Faculdade de Ciências Econômicas do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Pará – UFPA.  Professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia - UEMA; Doutora em Ciências – Geografia Humana, pela Universidade de São Paulo - USP. Atuou no serviço público estadual, como Economista, e no município de Belém (1997/2004), como Diretora de Planejamento na Secretaria Municipal de Economia e como Secretária Municipal de Planejamento. É Pesquisadora do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia. Tem experiência profissional e acadêmica em temas como, planejamento, território, participação, grandes projetos na Amazônia, economia e povos e comunidades tradicionais, nos quais desenvolve pesquisas e produz publicações como profissional no e pesquisadora.

Leila Mourão Miranda 
Historiadora, professora titular da Faculdade de História desde 1982 e do Programa de Pós Graduação em História Social da Amazônia desde 2004. Militante nos Movimentos Sociais Urbanos, ex-diretora da ADUFPA, ex-coordenadora do Programa de interiorização da UFPA (1985-1997), pesquisadora da História da Amazônia com ênfase na História das Mulheres, em História Contemporânea dos Direitos Humanos e a Luta pela Terra na Amazônia Paraense. Atualmente Coordena os projetos de pesquisa “Memória e Historias Paulo Fonteles II” e “João Batista: um combatente do Povo”.


Lilia Melo

Graduada em Letras-Alemão na UFPA (2003) e especialização em Ensino da língua através dos textos (UFPA, 2005). Idealizadora e coordenadora dos Projetos MEPAU: Asas de Urubu, Terra Firme Juventude Negra periférica: do extermínio ao protagonismo e Cine Club TF (Terra Firme) com apresentação dos resultados destes projetos em vários eventos no Brasil e no exterior. Professora atuante na rede de Ensino Médio da escola pública em Belém, recebeu em 2019, o título de embaixadora do Prêmio Professor Transformador (Educar /Base 2. São Paulo, 2019-2020).


Luiz Bernardo Pericás

Formado em História pela George Washington University, doutor em História Econômica pela USP, pós-doutorado em Ciência Política pela FLACSO (México), onde foi professor convidado, pela University of Texas at Austin (Visiting Scholar) e pelo Instituto de Estudos Brasileiros (IEB/USP).  Foi também Visiting Fellow na Australian National University, em Camberra.   Recebeu a menção honrosa do Prêmio Casa de las Américas em 2012 por seu livro Os cangaceiros: ensaio de interpretação histórica. Ganhador do Prêmio Ezequiel Martínez Estrada, da Casa de las Américas (2014), pelo livro Che Guevara y el debate económico en Cuba.  Traduziu obras de Slavoj Zizek, James Petras, Christopher Hitchens, Jack London, John Reed e José Carlos Mariátegui. Com seu livro Caio Prado Júnior: uma biografia política, ganhou o Prêmio Juca Pato - Intelectual do ano (2016), concedido pela União Brasileira de Escritores (UBE) e o Prêmio Jabuti - melhor biografia (2017), pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).  É professor de História Contemporânea da Universidade de São Paulo.


Marly Gonçalves da Silva

Socióloga, especialista, mestre e doutora em sociologia, professora da Faculdade de Ciências Sociais do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA, onde desenvolve atividades de pesquisa e extensão. Idealizadora e diretora do Projeto de Extensão Universitária Confronto de Ideias, desde 2007, no âmbito do qual coordenou, dentre outras atividades, os seguintes seminários nacionais: 100 anos da Revolução Russa: debates sobre democracia, socialismo e anarquismo (2017); 1º Simpósio de Sociologia Crítica da Cidade e do Poder (2018) e Seminário JP 30 anos: debates sobre autonomia, autogestão e contra-hegemonia na imprensa amazônica (2018). Organizou, em co-autoria com Thais Florencio Aguiar, a coletânea Ecos da Revolução Russa: anarquismo, socialismo e democracia ontem e hoje, que será lançada durante o Seminário Internacional América-Latina/Caribe 60 Anos da Revolução Cubana (UFPA, 2019).

 

Patrick Pardini

Fotógrafo-documentarista, pesquisador e ensaísta, trabalha no Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA). Desenvolve os projetos fotográficos Círio-Corda-Corpo (sobre a Corda dos Promesseiros no Círio de Nazaré) e Arborescência: fisionomia do vegetal na paisagem amazônica, em andamento. Co-realizador dos audiovisuais Roda Peão (1983) e O Rio Morreu Di Nóis (1984). Autor dos artigos O mundo como fisionomia. Retrato ou paisagem? (2010) e Amazônia indígena: a floresta como sujeito (no prelo). Desenvolve projetos de curadoria artística em espaços não convencionais, como o da exposição A arte do cartunista LuizPê (2018) no hall do espaço Mirante do Rio (UFPA).  Colaborador do projeto Confronto de Ideias.


Rodrigo Antonio

Historiador e produtor audiovisual. Formado pela Universidade Federal do Pará (2008-2011); trabalhou como produtor e assistente de direção no Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia da instituição. Foi representante da Escola Internacional de Cinema e Televisão de Cuba (EICTV) no Júri Mezcal do 30º Festival Internacional de Cinema de Guadalajara (México, 2015) e por essa instituição finalizou em 2015 seus estudos em Produção Audiovisual. Produziu longas e curtas-metragens, de ficção e documentário, webséries, videoclipes, vídeos institucionais e documentários educacionais. Foi curador e produtor executivo da 11º Festival de Curtas-Metragens Cinefest Gato Preto (Vale do Paraíba, 2015). Em 2015 realizou a produção da série de ficção Boto em conjunto com a Artrupe Produções Artísticas da cidade de Manaus. Desenvolve estudos e projetos sobre produção de impacto social para documentários e dedica-se, desde 2017, a produção executiva de projetos, mercados e atividades de consultoria junto à Leão do Norte Produções Audiovisuais. Em paralelo, atua como professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Pará.

 

Rodrigo Briveira

Poeta e professor, graduado em Letras Hab. Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui poemas publicados em mídias digitais e impressas. É autor dos livros artesanais Deve Ter Fim (Edições ¼, 2017), O Pecado de Voar (Edições do Escriba, 2018) e Escombros (Edições Temulentas, 2019). Desenvolve a tradução de poetas de pouca circulação no Brasil. Em 2019, produziu o videopoema Acrílico Selvagem dentre outras realizações no campo da videoarte.

 

Romualdo Pessoa Campos Filho

Graduado em História pela Universidade Federal de Goiás (1988), mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (1995) e doutorado em Geografia pela mesma Universidade (2013). Desde 1995 é professor da Universidade Federal de Goiás. Participou por duas vezes da Comissão de Altos Estudos do Centro de Referências das Lutas Políticas no Brasil, 1964-1985, Memórias Reveladas, do Arquivo Nacional; Participou da Comissão Executiva Nacional dos Grupos PET (CENAPET 2001-2002). Trabalha principalmente com os seguintes temas: Guerrilha do Araguaia; globalização; fronteiras; geopolítica; geografia política; geopolítica da água; geopolítica da biodiversidade. Atualmente é Coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas das Dinâmicas Territoriais (LABOTER - IESA/UFG).

 

Rosa Elizabeth Acevedo Marin

Possui graduação em Sociologia pela Universidad Central de Venezuela, doutorado em História e Civilização - École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, França; pós-doutorado na Université de Québec à Montreal, Canadá e no Institut des Hautes Études de l’Amérique Latine (IHEAL), França. Atualmente é professora Titular da Universidade Federal do Pará vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido-PPGDSTU /Núcleo de Altos Estudos Amazônicos e Programa de Pós-Graduação em Antropologia PPGA. Colabora no Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia, da Universidade Estadual do Maranhão-UEMA. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Regional do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: Escravidão no Pará, Comunidades Remanescentes de Quilombo, Territórios, Identidades e Cartografia Social.  

 

Servando Valdés Sánchez

Doctor en Ciencias Historicas. Profesor e Investigador Titular del Instituto de Historia de Cuba en La Habana. Ha fungido como subdirector de investigaciones y actualmente es el coordinador del grupo de estudios neocoloniales. Se ha especializado en las tematicas historico-militares, las relaciones internacionales y mas reciente en los estudios de la sociedad cubana actual. Ha publicado 7 libros y numerosos ensayos tanto en Cuba, como en Mexico, Inglaterra, Espana y Rusia.

Folder oficial do evento





Programação

Haverá certificação de 40h.

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Banner


{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}